Início » Brasil » Brasil cai uma posição e fica em 75º em ranking de IDH da ONU
DESENVOLVIMENTO HUMANO

Brasil cai uma posição e fica em 75º em ranking de IDH da ONU

Apesar da tímida melhora no índice de desenvolvimento humano, Brasil é ultrapassado pelo Sri Lanka no ranking

Brasil cai uma posição e fica em 75º em ranking de IDH da ONU
De acordo com coordenadores do Pnud, a crise econômica pode piorar os indicadores de 2015 (Foto: NatGeoCreative)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O Brasil caiu uma posição no ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) da ONU. É a primeira vez que isso ocorre desde 2010. De acordo com dados divulgados nesta segunda-feira, 14, pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud), o Brasil caiu da 74ª posição para a 75ª em uma lista composta por 188 países classificados com base em indicadores de saúde, educação e renda.

O índice de IDH de um país varia entre zero e um. Quanto mais próximo de um, maior é a qualidade de vida do país. No último relatório, com dados referentes a 2014, o Pnud calculou o índice brasileiro em 0,755, o que representa uma pequena melhora em relação a 2013, quando o IDH ficou em 0,752. No entanto, o Brasil foi ultrapassado pelo Sri Lanka no ranking, país que empatava com o Brasil nos indicadores de 2013.

Apesar da queda de posição, o IDH brasileiro apresentou um a leve melhora, e ainda se mantém na categoria dos países considerados de Alto Desenvolvimento Humano, junto com México, Uruguai, Venezuela, Colômbia, Cuba e Turquia. A Noruega lidera o ranking mais uma vez, com IDH de 0,944. Na última posição está o Níger, com 0,348.

Melhora na saúde e na educação

Entre os fatores que contribuíram para a melhora do IDH brasileiro estão o aumento na expectativa de vida e no tempo médio de escolaridade. Segundo os dados, a expectativa de vida subiu de 74,2 para 74,5 anos, e a média de anos de estudo subiu de 7,4 para 7,7 anos. No entanto, a queda na renda per capita reduziu o avanço brasileiro. A renda per capita anual brasileira caiu de US$ 15.288 para US$ 15.175, um recuo de 0,73%.

O índice teve com base apenas os dados de 2014, não considerando no cálculo a atual retração econômica vivida no Brasil. De acordo com técnicos do Pnud, o IDH de 2015 pode piorar, já que é esperado uma queda de 3,5% na atividade econômica do país este ano. “É possível que tenhamos impacto já que a gente tem um PIB de menos de 3% aí. Isso terá um reflexo na renda e, claro, pode puxar os outros indicadores para baixo”, disse a coordenadora do relatório no Brasil, Andréa Bolzon.

Fontes:
O Globo-Renda menor faz Brasil cair uma posição no ranking de desenvolvimento humano
Estado de S. Paulo-Brasil fica em 75º do ranking do IDH, atrás do Sri Lanka

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. ney disse:

    Quem deve cair é a Onu, que desde seu surgimento controverso o planeta só tem piorado em todos os aspecto, seja clima, guerra, pobreza, morte, injustiça, mentira, satanismo etc.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *