Início » Brasil » Brasil forneceu armas na Guerra das Malvinas
Ajuda aos argentinos

Brasil forneceu armas na Guerra das Malvinas

Apesar do discurso oficial de neutralidade, o Brasil participava da aliança que ajudava o governo argentino

Brasil forneceu armas na Guerra das Malvinas
General-ditador argentino Leopoldo Galtieri recebeu ajuda do governo brasileiro (Reprodução/Internet)

O Brasil, juntamente com União Soviética, Cuba, Peru, Líbia e Angola, ajudou no abastecimento bélico da Argentina durante a Guerra das Malvinas, em 1982. A informação foi publicada no jornal O Estado de S. Paulo no último domingo, 22.

Leia também: Clima tenso marca 30 anos da Guerra das Malvinas
Leia também: Argentina e as Malvinas: mundos opostos

De acordo com documentos do Conselho de Segurança Nacional e do Itamaraty, o Brasil contribuiu com uma ponte aérea argentina de armamento com destino a Buenos Aires que fazia escala em Recife e no Rio de Janeiro, com média de dois voos diários.

Apesar do discurso oficial de neutralidade, o Brasil participava da aliança que ajudava o governo do general-ditador Leopoldo Galtieri a receber mísseis e aviões russos vindos da Líbia.

‘Tratamento favorável’

No registro do Conselho de Segurança Nacional, um memorando dirigido ao presidente Figueiredo afirma que a Argentina estreitava gradualmente seus contatos com o Brasil em diversos graus de formalidade, além de requerer cooperação “em termos mais concretos”.

Desde então, o Brasil passou a receber pedidos como créditos e facilidades para operações comerciais com a Europa, bombas incendiárias e munição, sistemas de radar e combustível, entre outros. Enquanto a marcha da frota britânica avançava, o Itamaraty manteve um “tratamento favorável” a quase todas as solicitações argentinas.

Fontes:
Jornal do Brasil - Brasil ajudou a traficar armas durante Guerra das Malvinas

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *