Início » Brasil » Brasil despeja 55% do esgoto na natureza
SANEAMENTO BÁSICO

Brasil despeja 55% do esgoto na natureza

Percentual equivale a quase 6 mil piscinas olímpicas de esgoto por dia

Brasil despeja 55% do esgoto na natureza
O tratamento de esgoto era de apenas 44,9% em 2016 (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Um estudo do Instituto Trata Brasil obtido pelo portal G1 mostra que o saneamento básico tem avançado lentamente no país nos últimos anos, mas 55% do esgoto coletado ainda é jogado diretamente na natureza. O percentual corresponde a 5,2 bilhões de metros cúbicos por ano, o que equivale a quase 6 mil piscinas olímpicas de esgoto por dia.

O estudo utiliza dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) referentes ao ano de 2016.

Em relação ao abastecimento com água potável, 83,3% da população era abastecida com água potável em 2016, o que significa que outros 16,7%, ou 35 milhões de brasileiros, ainda não tinham acesso ao serviço naquele ano. O índice evoluiu 0,9% em comparação com a taxa de 2011.

O estudo mostra também que 51,9% da população tinha acesso à coleta de esgoto em 2016, enquanto 48,1%, ou mais de 100 milhões de brasileiros, adotavam medidas alternativas para lidar com os dejetos. Houve um avanço de 3,8% em relação a 2011.

Já o tratamento de esgoto era de apenas 44,9% em 2016. Em relação a 2011 o índice aumentou 7,4 pontos percentuais. O esgoto não tratado no país é despejado diretamente na natureza, o que provoca problemas ambientais e sanitários.

Em entrevista ao portal G1, o presidente do Instituto Trata Brasil, Édison Carlos, afirmou que, “se considerarmos que não chegamos nem nos 50% de atendimento [do tratamento de esgoto], estamos falando de mais de 50 anos [para universalizar]. Isso é inaceitável. É muito tempo para ter essa estrutura tão essencial, que é a do saneamento”.

Fontes:
G1 - Saneamento avança, mas Brasil ainda joga 55% do esgoto que coleta na natureza, diz estudo

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *