Início » Brasil » Brasil e México vão assinar um acordo de cooperação e facilitação de investimentos
Acordo internacional

Brasil e México vão assinar um acordo de cooperação e facilitação de investimentos

Documento marca mudança na política comercial brasileira, segundo o Itamaraty

Brasil e México vão assinar um acordo de cooperação e facilitação de investimentos
Presidente mexicano vai assinar um acordo de cooperação e facilitação de investimentos com o Brasil (Foto: Wikimedia)

Nesta terça-feira, 26, Dilma Roussef e Enrique Peña Nieto, presidentes das duas maiores economias latino-americanas, vão assinar um acordo de cooperação e facilitação de investimentos para reduzir riscos, elevar a previsibilidade e prevenir conflitos nos negócios entre o Brasil e o México. Segundo o Itamaraty, como este é o terceiro tratado do tipo firmado pelo governo brasileiro e o primeiro com um país da região, o documento marca uma mudança na postura internacional do governo, na direção de maior abertura ao comércio exterior.

Dilma vai ficar no México durante esta terça e quarta-feira, sendo este acordo o principal ponto da visita de Estado. Esta é a primeira viagem oficial ao México desde sua chegada ao poder, em 2011. Além do tratado criar um “comitê gestor” de investimentos, que se reunirá com frequência para trocar informações e sanar eventuais diferenças, com o objetivo de evitar conflitos, ele também estabelece a figura de ombudsman, que terá a missão de dar apoio governamental aos investimentos da outra parte em seu país.

Enquanto o México é um dos principais investidores estrangeiros no Brasil, com um estoque de US$ 23 bilhões, o Brasil tem apenas US$ 2 bilhões de estoque no México, mas este volume mais que dobrará com a conclusão de uma fábrica da Braskem para produção de polietileno, prevista para o fim do ano.

Fontes:
Estado de S. Paulo-Brasil e México vão assinar acordos para investimentos

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *