Início » Brasil » Brasil e Suécia fecham acordo sobre taxa de juros para compra de caças
Força aérea

Brasil e Suécia fecham acordo sobre taxa de juros para compra de caças

Juros anuais de 2,19% serão cobrados pelos suecos

Brasil e Suécia fecham acordo sobre taxa de juros para compra de caças
Atualmente, pilotos brasileiros treinam com o Gripen na Suécia (Foto: Wikipedia)

Foi fechado um acordo entre os governos do Brasil e da Suécia sobre a taxa de juros de financiamento para a compra de 36 caças Gripen NG para a Força Aérea Brasileira (FAB), abrindo o caminho para a conclusão do negócio.

O governo sueco aceitou cobrar juros anuais de 2,19% no financiamento oferecido pela SEK (agência de promoção de exportações do país), como o Brasil queria. Os detalhes ainda serão divulgados.

O negócio foi acertado em 2014 por US$ 5,4 bilhões (mais de R$18 bilhões), mas o valor deve cair porque a moeda utilizada é a coroa sueca, que perdeu valor recentemente. O pagamento do financiamento só começará em oito anos e meio, e deve durar 15 anos.

Segundo dados apurados pela Folha de S. Paulo, os suecos abriram mão de cobrar pela diferença entre as taxas, como vinham insistindo desde a segunda-feira, 27, quando uma comissão da SEK chegou a Brasília.

Pilotos brasileiros treinam com o Gripen na Suécia, e a Saab já está trabalhando com Embraer e outras empresas para capacitar a indústria nacional a fornecer peças e, no futuro, montar o caça no Brasil. O último lote de aeronaves deverá sair, em 2024, da fábrica da Embraer.

Fontes:
Folha de São Paulo - Brasil e Suécia chegam a acordo sobre a taxa de juros na compra de caças

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *