Início » Brasil » Brasil em estado de emergência por surto de microcefalia
SAÚDE

Brasil em estado de emergência por surto de microcefalia

Surto de nascimento de bebês com má-formação do cérebro levou Ministério da Saúde a declarar estado de emergência nacional

Brasil em estado de emergência por surto de microcefalia
'Crianças que nascem com microcefalia têm de ser acompanhadas regularmente', disse Adélia Henrique Souza (Foto: Edson Lopes Jr/A2AD)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Em razão do surto de nascimento de bebês com microcefalia (má-formação do cérebro) identificado em Pernambuco, o Ministério da Saúde declarou estado de emergência nacional nesta quarta-feira, 11. Desde outubro, já foram registrados 141 casos em 55 cidades do estado. Há também casos no Rio Grande do Norte e na Paraíba.

Uma das suspeitas é de que o surto esteja relacionado com o zika vírus, transmitido pelo aedes aegypti, mesmo mosquito transmissor da dengue. O vírus causa sintomas que podem facilmente ser ignorados, como febre baixa, coceiras e algumas manchas vermelhas no corpo. A doença chegou ao Brasil este ano e foi registrada principalmente no Nordeste. O período coincide com o aumento do nascimento de bebês com microcefalia.

“É apenas uma das causas que serão investigadas. O fato de boa parte das mães apresentarem em comum as manchas pelo corpo durante os primeiros meses de gestação não permite tirar nenhuma conclusão”, contou o professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e colaborador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Carlos Brito.

O caso foi comunicado à Organização Pan Americana de Saúde e ao Ministério da Saúde. Um grupo da Vigilância da Saúde já se encontra no local para estudar as possíveis causas, examinando mães e bebês em busca de características em comum que possam ser a causa do surto.

“Crianças que nascem com microcefalia têm de ser acompanhadas regularmente. Necessitam de fisioterapia, terapia ocupacional. Muitas podem vir a ter problemas de visão, cognitivos, epilepsia”, explicou a neurologista infantil Adélia Henrique Souza.

Fontes:
Estadão-Surto de microcefalia em bebês faz país decretar emergência sanitária nacional

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *