Início » Brasil » Brasil está longe de ser Grécia
Panorama político e econômico

Brasil está longe de ser Grécia

Embora haja semelhanças entre a situação dos dois países, o cenário na Grécia só é comparável ao do Brasil no final de 1998

Brasil está longe de ser Grécia
O tamanho da economia grega é menos de um décimo da brasileira (Foto: Pixabay)

Apesar dos problemas em comum, o Brasil e a Grécia estão longe de estar na mesma situação. Após o calote grego ao FMI, o país europeu está sem crédito, não tem como pagar o funcionalismo e os bancos estão sem dinheiro para pagar suas dívidas. A atual situação na Grécia só é comparável a do Brasil no final de 1998, quando o país tentou obter socorro do FMI para defender o real. O socorro não saiu, as reservas cambiais acabaram, e o Brasil teve que desvalorizar o real e abandonar o câmbio fixo.

O tamanho da economia grega é menos de um décimo da brasileira. Com 11 milhões de habitantes, a Grécia vive do turismo nas ilhas, da indústria naval, além da exportação de frutas e azeites. O mercado consumidor é pequeno e o desemprego atinge um em cada quatro trabalhadores.  Já o Brasil tem mais de 200 milhões de pessoas e uma economia diversificada. A previsão do FMI é que o desemprego fique em 6% neste ano (foi de 8,1% no trimestre encerrado em maio).

Na Grécia, um quarto da população está aposentada, com o maior custo da Europa, na casa de 17,5% do PIB. A população brasileira, por sua vez, ainda é jovem, podendo sustentar os aposentados. O custo do INSS, que foi de 2,5% do PIB em 1988, deve chegar a 7,5% neste ano, segundo o economista Fabio Giambiagi explicou à Folha de S. Paulo.

Apesar das diferenças, também há semelhanças entre o caso da Grécia e do Brasil. Os dois governos têm dificuldade para controlar os gastos públicos, não conseguem construir uma rota de crescimento sustentável, reduzindo custos, investindo em produtividade e fomentando novos investimentos. Além disso, têm pouca margem de manobra política para mexer nos benefícios sociais.

No campo da política, os dois passam por uma instabilidade crescente. O Brasil por conta dos desdobramentos da Operação Lava Jato, da possibilidade de rejeição das contas do governo pelo Tribunal de Contas da União e até da discussão de impeachment da presidente Dilma Rousseff. Já a Grécia experimentou a troca sucessiva de governos desde que o socorro europeu começou. Além disso, o parlamento e a população estão divididos em relação às exigências de austeridade dos credores.

 

Fontes:
Folha de S. Paulo-Há problemas em comum, mas Brasil está longe de ser uma Grécia

1 Opinião

  1. Ludwig Von Drake disse:

    Não é possível comparar Brasil e Grécia pela economia já que na gênese somos completamente diferentes: os gregos descendem dos anjos caídos que procriaram com mortais(está na Bíblia e na mitologia). Nós descendemos dos europeus que procriaram com tupinambás e africanas (está na História e na Antropologia).

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *