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Brasil está na antepenúltima posição em ranking sobre habilidades digitais

Segundo o estudo, o acesso e uso do computador tem menos importância no desenvolvimento da capacidade de navegação e leitura online do que um bom preparo básico

Brasil está na antepenúltima posição em ranking sobre habilidades digitais
Os resultados foram parecidos com os obtidos no Pisa de 2012 para avaliação de leitura em papel (Foto: Pixabay)

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) fez um ranking com 31 países para avaliar a habilidade de navegar em sites e compreender leituras na internet. O Brasil ficou na antepenúltima posição no ranking, à frente apenas dos Emirados Árabes e da Colômbia.

O relatório “Estudantes, Computadores e Aprendizado: Fazendo a Conexão”, realizado no âmbito do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa) da OCDE de 2012, resultou no primeiro estudo da organização que analisa as competências de alunos na área digital. Os melhores resultados foram obtidos pelos alunos de Cingapura, Coreia do Sul, Hong Kong, Japão e Canadá. Segundo o estudo, o acesso e uso do computador tem menos importância no desenvolvimento da capacidade de navegação e leitura online do que um bom preparo básico.

Conclusões do estudo

Os resultados foram parecidos com os obtidos no Pisa de 2012 para avaliação de leitura em papel, “o que parece indicar que um bom número de habilidades úteis para navegar na internet pode também ser ensinada e adquirida por meio de técnicas de leitura clássicas”, diz a OCDE.

Os alunos de Cingapura e da Coreia do Sul são os dois primeiros do ranking. Eles utilizam menos computadores na escola do que a média dos países da OCDE (de 72%). No caso de Cingapura, a média é de 70%, enquanto na Coreia do Sul é de 42%. Não há esse dado sobre o Brasil no estudo.

Segundo a organização, “o fato de assegurar que cada aluno atinja um nível de competências de base em leitura e matemática contribuirá mais para a igualdade em um mundo digital do que o simples fato de ampliar ou subvencionar o acesso a serviços e aparelhos de alta tecnologia”.

Os alunos, de 15 anos, tiveram de navegar por textos online através de links, atalhos e comandos de navegação para ter acesso à informação solicitada, além de criar um gráfico a partir de dados ou utilizar calculadoras na tela do computador. Os pesquisadores analisaram o número de etapas para buscar informações e também a capacidade para navegar de maneira focada na busca por determinados assuntos (clicando corretamente, por exemplo, na sequência de páginas que permitiam realizar a tarefa solicitada).

O documento revela que mesmo os países que investiram consideravelmente nas tecnologias da informação no sistema educacional não tiveram nenhuma melhoria notável dos resultados nas avaliações de compreensão da escrita, matemáticas e ciências do Pisa.

“Os sistemas escolares devem encontrar soluções mais eficazes para integrar as novas tecnologias no ensino e no aprendizado”, afirma Andreas Schleicher, da direção de educação e competências da OCDE.

 

Fontes:
BBC Brasil-Alunos brasileiros estão na lanterna em ranking de habilidades digitais, diz OCDE

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