Início » Brasil » Brasil está preocupado com democracia na Venezuela
Crise na Venezuela

Brasil está preocupado com democracia na Venezuela

Itamaraty acha que governo venezuelano está perto de romper protocolo do Mercosul

Brasil está preocupado com democracia na Venezuela
Prisão de prefeito ocasionou manifestações na cidade (Reprodução/ Estado de S. Paulo)

A prisão do prefeito de Caracas, Antonio Ledezma, e a invasão dos escritórios do Copei, um dos principais partidos da oposição, ocorrida na última segunda-feira, 23, fizeram o Brasil temer que a Venezuela ultrapasse os limites democráticos impostos pelos Mercosul e pela União de Nações sul-americanas (Unasul).

Leia mais: Governo da Venezuela prende prefeito de Caracas
Leia mais: Venezuela se afunda cada vez mais na crise

Em nota divulgada na última terça-feira, 24, o Itamaraty tentou equilibrar a crítica ao tratar também do suposto plano de um golpe de Estado contra Maduro, além de citar os “contatos diretos” que vêm sendo feitos entre Brasil e Venezuela.

De acordo com o governo brasileiro, a Venezuela está chegando perto de romper as regras do protocolo de Ushuaia do Mercosul, cujo primeiro artigo determina que a “ plena vigência das instituições democráticas é condição essencial para o desenvolvimento dos processos de integração entre os Estados Partes do presente Protocolo”.

Além de testar os limites da democracia, a Venezuela ainda deixa os vizinhos em uma situação difícil. O próprio presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, já criticou as ações de Maduro. A diplomacia brasileira, por sua vez, tenta não fazer críticas públicas para não prejudicar sua conversa com o governo venezuelano.  No entanto, o Brasil não terá como defender ações claramente antidemocráticas.

Fontes:
Estado de S. Paulo-Crise na Venezuela acende alerta vermelho no governo brasileiro

1 Opinião

  1. André Luiz D. Queiroz disse:

    Discordo do título do artigo! O Brasil, sob o (des)governo do PT, NÃO “está precocupado (SIC) com democracia na Venezuela”… Dilma, Lula e cia. não estão preocupados com a democracia nem no Brasil! Tudo que lhes interessa, a eles e seus aliados do famigerado ‘Fórum de S. Paulo’ é deter o poder!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *