Início » Brasil » Brasil fica atrás da Venezuela em Desenvolvimento Humano da ONU
PNUD

Brasil fica atrás da Venezuela em Desenvolvimento Humano da ONU

Em se tratando de desigualdade social, o Brasil caiu 17 posições

Brasil fica atrás da Venezuela em Desenvolvimento Humano da ONU
Em se tratando de desigualdade social, o Brasil caiu 17 posições (Reprodução/Agência Brasil)

A Noruega é o país do mundo com melhor desempenho em saúde, educação e renda, segundo a ONU. Já o Brasil ocupa apenas a 79ª posição, entre 189 países, na edição 2018 do ranking do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) na ONU, divulgado nesta sexta-feira, 14.

A Venezuela, país que atravessa grave crise humanitária, ocupa a posição imediatamente anterior à do Brasil: 78ª no ranking. O índice é elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud).

No geral do IDH, o Brasil ganhou 0,001 ponto, permanecendo praticamente estagnado. Em se tratando de desigualdade social, o Brasil caiu 17 posições em relação ao IDH da ONU do ano passado.

No entanto, segundo os critérios da ONU, o Brasil segue entre os países com “alto” desenvolvimento humano, numa classificação que tem “muito alto”, “alto”, “médio” e “baixo”.

Entre os países com melhor IDH, a Noruega é seguida por Suíça, Austrália, Irlanda e Alemanha.

Além da Venezuela, ocupam posições acima da do Brasil no IDH da ONU países como Bósnia-Herzegovina, Sri Lanka, Granada e México. Logo abaixo do Brasil, na 80ª posição, está o Azerbaijão.

Fontes:
G1 - Brasil tem pequena melhora no IDH, mas segue estagnado no 79°lugar em ranking global

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Buckminster disse:

    Parabéns! Mais palmas, mais, mais, parabéns para ONU que está mantendo o Brasil exatamente aonde quer! Se um dia o Brasil acordar seremos uma fusão de Alemanha e Japão em um só país! Para tanto é necessário eliminar a atual constituição para que podemos encarcerar os apátridas e fazer o povo sair da atual transe de cretinisse a qual se encontram.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *