Início » Brasil » Brasil fica em 69º lugar em ranking de corrupção
entre 175 países

Brasil fica em 69º lugar em ranking de corrupção

Ranking é baseado em pesquisas que avaliam a percepção dos entrevistados em relação à corrupção no setor público

Brasil fica em 69º lugar em ranking de corrupção
Protesto contra a corrupção durante a Copa das Confederações (Fonte: Reprodução/Getty Images)

Um ranking sobre a percepção da corrupção no setor público ao redor do mundo revelou que o Brasil ocupa a 69ª posição entre os 175 países e territórios analisados.

Apesar do escândalo de corrupção na Petrobras, o Brasil melhorou três posições no ranking, que foi divulgado nesta quarta-feira, 3, pela Ong Transparência Internacional.

Embora tenha subido algumas posições, o Brasil continua atrás de países como Chile, Uruguai, Ruanda e Botsuana. De acordo com o diretor para Américas da Transparência Internacional, Alejandro Salas, a posição brasileira no ranking é uma “vergonha”.

O ranking é baseado em pesquisas que avaliam a percepção dos entrevistados em relação à corrupção no setor público. Neste ano, participaram membros de 12 instituições internacionais, como Banco Mundial e Fórum Econômico Mundial.

As pesquisas incluem perguntas como: “em que medida os agentes públicos que cometem abusos por conta de suas posições são processados e punidos?” e “em que medida o governo contém a corrupção efetivamente?”.

Os países recebem notas que variam de 0 (mais corrupto) a 100 (menos corrupto). O Brasil obteve a nota 43 neste ano, apenas um ponto a mais que a obtida no ano passado.

A primeira posição do ranking ficou com a Dinamarca. Já a Somália foi a pior colocada no levantamento.

Ainda de acordo com Alejandro Salas, “o Brasil deveria liderar pelo exemplo e ser uma referência para outros países na América Latina e fora dela. Eu insisto: mais um ano sem real ou substancial melhora é uma perda de tempo e é ruim para o Brasil”.

Fontes:
Uol - Brasil melhora em ranking sobre corrupção em ano de escândalo da Petrobras

3 Opiniões

  1. Áureo Ramos de Souza disse:

    Casualmente coloquei no canal de TV Câmara e lá escutei um parlamentar sendo contra os que estavam na plateia protestando e o citado solicitava a mesa que colocassem esses ASSALARIADOS PARA FORA. Vejam bem senhores assalariados que colocaram eles no poder e eles só sabem se coçar pra dentro.

  2. Rene Luiz Hirschmann disse:

    A corrupção maior foi dos conselheiros da Petrobras, reunia até o Alemão da Gerdau, viva o grande partido PT, conseguiu por uma economia estável em um declínio quase trágico, se não cômico, afinal temos um parlamento que da uma tristeza para todo brasileiro que reflete, temos um regime presidencialista com uma presidente que para dar um passo consulta um Sr. quase sem formação em nenhuma área do conhecimento, vamos ver aonde isso tudo vai parar.

  3. Joma Bastos disse:

    Nos estados corruptos “as decisões são tomadas com extrema parcialidade, indo totalmente ao encontro de interesses pessoais dos detentores do poder político”, “a riqueza é extraída de toda a população e destinada a um grupo específico de indivíduos detentores de poder”, “são criados programas, leis e projetos sem nenhuma lógica ou viabilidade, que no fundo, possuem a função de beneficiar certos indivíduos ou simplesmente desviar a verba pública para os bolsos dos governantes”, que tem como consequência “recessão econômica e desintegração dos direitos civis”.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *