Início » Brasil » Brasil ganha cinco medalhas nas Olimpíadas latinas de Astronomia e Astronáutica
Brasil

Brasil ganha cinco medalhas nas Olimpíadas latinas de Astronomia e Astronáutica

Estudantes brasileiros ganharam três medalhas de ouro e duas de prata. Desde o início da competição, em 2009, esse é o melhor resultado do país

Brasil ganha cinco medalhas nas Olimpíadas latinas de Astronomia e Astronáutica
Alunos ainda ganharam o prêmio individual de equipes, por gabaritarem os exames (Reprodução/Facebook)

Na VI Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica (Olaa) de 2014, sediada no Uruguai, o Brasil conquistou cinco medalhas, sendo três de ouro e duas de prata. Desde o início da competição, em 2009, esse é o melhor resultado do país. Com esse desempenho, o Brasil alcança a marca de 16 ouros, 12 pratas e dois bronzes na história da Olaa.

Os alunos ainda ganharam o prêmio individual de equipes, por gabaritarem os exames. “Desde que recebi o convite para a seleção, me empenhei muito, era um sonho. Quando fui selecionado, fiquei muito orgulhoso em representar o meu país, e nos preparamos muito bem para isso” disse o medalhista de ouro Romero da Silva, de 17 anos, de Itabira (MG), que está no 3º ano do ensino médio e já se decidiu por estudar engenharia aeroespacial na faculdade.

Além dele, os estudantes Rafael Charles Heringer Gomes, de Mogi das Cruzes (SP), e Wagner Fonseca Rodrigues, de Belo Horizonte (MG) também ganharam medalha de ouro. Carolina Lima Guimarães, de Vitória (ES) e Lucas Hagemaister, de Porto Alegre (RS) ficaram com a prata. Rafael também ganhou o prêmio especial de melhor prova em grupo e melhor prova de foguetes. Por eleição, feita entre todas as delegações, Carolina também recebeu o título de melhor companheira da olimpíada.

A equipe foi liderada pelos professores e astrônomos, João Canalle, coordenador da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Aeronáutica (OBA), e Júlio Klafke. Os alunos foram selecionados com base na pontuação obtida na OBA 2013. Antes da viagem, os alunos ficaram em Passa Quatro, Minas Gerais, se preparando diversas atividades, resolução de exercícios e provas simuladas.

 

Fontes:
O Globo-Brasil conquista cinco medalhas na Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Aeronáutica

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *