Início » Brasil » Brasil já tem pelo menos 11 pré-candidatos à Presidência
ELEIÇÃO DE 2018

Brasil já tem pelo menos 11 pré-candidatos à Presidência

Na última quinta-feira, 8, mais dois nomes foram apresentados: o do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM) e o do ex-ministro Ciro Gomes (PDT)

Brasil já tem pelo menos 11 pré-candidatos à Presidência
Rodrigo Maia e Ciro Gomes foram lançados pré-candidatos nesta quinta (Fonte: Reprodução/Estadão Conteúdo/EM/D.A Press)

A eleição presidencial de outubro já tem pelo menos 11 pré-candidatos ao Palácio do Planalto lançados oficialmente.

Nesta quinta-feira, 8, mais dois nomes foram apresentados: o do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM) e o do ex-ministro Ciro Gomes (PDT).

A disputa presidencial deste ano tem sido cercada por um cenário de incerteza, o que, segundo especialistas, seria um reflexo da crise política e do fim do financiamento empresarial.

A chance de o ex-presidente Lula, o atual líder nas pesquisas, ser impedido de concorrer na eleição de outubro com base na Lei da Ficha Limpa também é apontada como um fator para a proliferação do número de candidatos.

Acredita-se, no entanto, que algumas dessas candidaturas seriam uma tentativa de os partidos políticos se cacifarem nas negociações de alianças eleitorais.

Em entrevista à Agência Senado, o cientista político Rubens Figueiredo afirmou que “o quadro está aberto. Partido grande não tem candidato forte, candidato mais forte está em partido fraco. O primeiro colocado nas pesquisas está impedido e o ‘outsider’ saiu. O governo é bom nos resultados econômicos e pessimamente avaliado. Isso tudo dá muita insegurança para se apostar em coligações agora”.

O cientista político Vitor Marchetti, da Universidade Federal do ABC, diz que já é possível projetar 18 nomes. “Nosso recorde foi em 1989, quando 22 candidatos se lançaram. A diferença é que em 1989 a descoordenação era reflexo da inauguração do regime, já 2018 é retrato de sua desconstrução”.

Entre os pré-candidatos à Presidência já anunciados oficialmente estão: Lula; Jair Bolsonaro; Geraldo Alckmin; Marina Silva; Ciro Gomes; Manuela D’Ávila; Rodrigo Maia; Álvaro Dias; João Almoêdo; Paulo Rabello de Castro; e Fernando Collor de Mello.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

6 Opiniões

  1. Celso Rodrigo Branicio disse:

    Lamentável o oportunismo de alguns candidatos nitidamente sem nenhuma chance tentando se aparecer como salvador da pátria, sem contar os mesmos medalhões de partido em em sua maioria corruptos de carteirinha que insistem em se candidatar, apostando ainda na impunidade, para piorar temos os paraquedistas que não conhecem nada de política e administração pública e muito menos de economia e insistem em colocar seus nomes com claro interesse em poder e dinheiro fácil, muitos partidos aceitam isto, porque sabem que se der certo eles é que na prática vão mandar e faturar muito, o povo está numa luta ferenha contra a corrupção, não queremos mais políticos do estilo Paulo Maluf e Ademar de Barretos do rouba mais faz e nem marionetes de partidos podres, mas parece que estes partidos e políticos que temos não entendeu o recado do povo e com isto a candidatura do Bolsonaro por mais radical que seja continua crescendo porque o povo não tem opção e Lula certamente não será candidato e deve estar preso no período eleitoral e ainda que saia da cadeia como muitos tem saído, será ficha suja e terá outros processos pipocando, lamentável a falta de opções sérias e confiáveis num panorama muito rui, só espero que quando começar para valer a campanha de forma oficial tudo mude e apareça pelos menos algumas opções boas.

  2. Jeffwerson Tavares disse:

    O amigo aqui dizer que Ciro Gomes fala bobagens e Bolsonaro não fala, é falar bobagem. Bolsonaro fala para inglês ver, se chegar no poder, quero ver se faz mesmo.

  3. Laércio disse:

    Os dois únicos que poderão dar jeito nesse país chamam-se:
    Jair Bolsonaro
    Junta militar

    O resto é conversa de comunista para dominar as massas!

  4. Aureo Ramos de Souza disse:

    Nenhum dos que o a,ogo Carlos Valoir não serve para nada nem para bater prego.

  5. Markut disse:

    É melancólico o que nos espera, com esse nivel dos candidatos e com a certeza de que a ignorância vai às urnas. Não surgiu ainda o verdadeiro Estadista,de ampla visão, bem distante dos respectivos umbigos, capaz de harmonizar as inevitaveis diferenças, sem transformar isto num Fla-Flu , com os respectivos “nós” e “eles”.
    Trata-se da imperiosa necessidade de sair do terceiro mundismo, em que estamos mergulhados e nos transformarmos numa nação, em evolução.

  6. Carlos Valoir Simões disse:

    Lula e Color já estiveram no cargo e respondem na justiça, provaram que não prestam.
    Geraldo Alckmin pertence à uma “orcrim” e não inspira confiança;
    Ciro Gomes fala bobagens sem querer;
    Rodrigo Maia fala bobagens querendo, e é cria do acaso;
    Marina Silva ninguém entende as bobagens que ela fala, menos mal;
    Manuela Dávila acredita nas bobagens que diz;
    João Almoêdo e Paulo Rabello é preciso somar os dois para ter um;
    Então na verdade temos só dois candidatos.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *