Início » Brasil » Brasil luta contra o desmatamento da Amazônia
política ambiental

Brasil luta contra o desmatamento da Amazônia

No Brasil, lar de 60% da Floresta Amazônica, a taxa de desmatamento cresceu 28% entre 2012 e 2013

Brasil luta contra o desmatamento da Amazônia
A cada minuto, o mundo perde uma área florestal equivalente a 50 campos de futebol (Divulgação/Ibama)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Um novo sistema de mapeamento florestal desenvolvido por uma parceria entre cientistas da Universidade de Maryland, do Google, e do governo americano está conseguindo detectar exatamente os principais pontos de desmatamento do mundo e calcular o quanto já foi desmatado.

Os resultados são alarmantes. A cada minuto, o mundo perde uma área florestal equivalente a 50 campos de futebol. No Brasil, lar de 60% da Floresta Amazônica e um componente fundamental do sistema climático do planeta, a taxa de desmatamento cresceu 28% entre 2012 e 2013. Segundo ambientalistas, esse aumento se deve às mudanças na política ambiental do governo.

Apesar disso, o Brasil vem progredindo na preservação do meio ambiente. De 2004 a 2011, a taxa de desmatamento caiu de cerca de 27.400 m² para 4.654 m². No mesmo período, a concentração de dióxido de carbono lançado na atmosfera também caiu de 1,1 bilhão de toneladas para 298 milhões de toneladas.

Os resultados positivos são frutos de uma agressiva política ambiental e da moratória da soja adotada em 2006, que estabeleceu o boicote ao comércio do grão de soja produzido em regiões desmatadas da Amazônia.

A soja não é a única causa do desmatamento no Brasil, mas é uma das maiores culpadas. O Brasil é o segundo maior produtor mundial do grão, atrás apenas dos Estados Unidos. A soja tem sido um pilar da economia brasileira, e a sua demanda mundial está aumentando. A pressão de agricultores fez com que em 2012, a Câmara dos Deputados aprovasse um novo Código Florestal que reduziu as áreas de preservação e anistiou aqueles que violaram o antigo código.  Em contrapartida, a presidente Dilma Rousseff retirou do texto do novo código alguns pontos criticados por ativistas ambientais, mas isso não impediu o aumento do desmatamento.

A moratória da soja continuará até o final deste ano, quando o Brasil espera dispor de novos mecanismos para monitorar o cultivo da soja. Esses mecanismos devem ser implantados com a maior transparência possível.

Outros países em desenvolvimento deveriam seguir o exemplo brasileiro e proteger sues recursos naturais pelo bem de todo o planeta.

Fontes:
The New York Times-Losing Ground in the Amazon

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

4 Opiniões

  1. Mauricio Fernandez disse:

    O desmatamento da amazônia é como a seca do nordeste; interminável. São plataformas de alavancagem política eleitoreira de má fé. Uma vergonha para nosso povo e nosso país por conta da sanha desavergonhada dos políticos.

  2. carlos alberto martins disse:

    infelismente a floresta amazonica não pertence mais aos verdadeiros donos;isto é os brasileiros que realmente amam o Brasil. a muito tempo indios,nações estrangeiras,politicos corruptos,seitas religiosas,cientistas de grupos sem fronteiras,estão destruindo tudo e,apoderando-se de nossas florestas e de tudo o que temos de recursos naturais e minerais.A situação é aprovada por nosso governo o qual é formado por homens desonestos que a tudo permitem em tróca de dinheiro para encherem suas meias ,cuécas ou suas contas em paraisos fiscais.Até aonde vai meus conhecimentos de nossa contituição brasileira,toda éssa invasaõ de nósso território,deveria ser obrigação das nóssas forças armadas intervirem com todo o rigor,mais pelo visto continuam dormindo em berço explendido,sendo tambem que transformaram o gigante pela própria natureza em um mísero rato acovardado.

  3. Jeniffer Lima disse:

    Quando vejo que isso está acontecendo de verdade, me dá vontade de chorar e de alguma forma me dá uma dor no coração, como quando dá uma dor em um adolescente qualquer quando derruba o celular, ou um adulto quando quebra algo do carro, gente falo de verdade eu choro por saber que a maioria das pessoas dessa geração não estão nem aí para o bem de toda humanidade, umas das maiores florestas sendo desmatada assim na maior moleza, e sabe eu sinceramente não sei o que as pessoas que fazem isso têm na mente, olha eu queria ter voz nesse país tão corrupto, onde temos o direito de falar mas se levantarmo a voz somos ameaçados, que país é esse?

  4. Aloizio Barros disse:

    Os infelizes que praticam o desmatamento na Amazônia, não têm sentimentos e não enxergam o futuro tenebroso que estão causando a todos nós. O Governo Brasileiro, não toma nenhuma providência, principalmente agora, que todos os políticos estão de olho na Eleição. O desmatamento têm diversos direcionamento a seguir: Quem desmata, recebi dinheiro com a venda da madeira. Se o terreno desmatado estiver próxima alguma fazendo, o terreno servirá de posto, ou simplesmente deixará de lado todo o mal feito executado. Consequência: Aumentará o aquecimento global, como também a desertificação em plana Amazônia.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *