Início » Brasil » ‘Brasil não atende requisitos para extinção de vistos para entrada nos EUA’, diz cônsul
Passaporte

‘Brasil não atende requisitos para extinção de vistos para entrada nos EUA’, diz cônsul

Aumento da aprovação dos vistos atuais, passaportes digitais e maior troca de informações entre Brasil e EUA são empecilhos para liberação de vistos

‘Brasil não atende requisitos para extinção de vistos para entrada nos EUA’, diz cônsul
Atualmente, 96% pedidos de vistos para brasileiros são concecidos (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Um dos temas discutidos por Barack Obama e Dilma Rousseff durante o encontro dos presidentes em Washington, na última segunda-feira, 10, animou os brasileiros: a possibilidade dos Estados Unidos deixarem de exigir o visto de entrada do Brasil. Porém, de acordo com a diplomata norte-americana Katie Caro, isso não deve acontecer tão brevemente. Katie é a cônsul dos EUA em São Paulo, o posto diplomático que mais emite vistos no mundo e uma das responsáveis pela instalação de um novo consulado norte-americano em Porto Alegre, que deve ser inaugurado em 2014.

Hoje, para entrar nos Estados Unidos, o brasileiro precisa obter um visto que pode demorar até dois meses para ser concedido. Para cidadãos de países como Japão, Austrália e da União Europeia, não é exigido visto para entrar nos EUA, apenas passaporte.

De acordo com a diplomata, três requisitos são indispensáveis para que o Brasil passe a ser um dos países que não necessitam de visto:

1- Aumentar a aprovação dos vistos atuais: é necessário que 97% dos pedidos de visto sejam aprovados. Atualmente o índice de aprovação é de 96%, em 2010 foi de 95%.
2- Passaportes digitais: os passaportes brasileiros têm de ser todos digitais, sistema que ainda está em fase de implantação
3- Troca de informações: o governo brasileiro tem que trocar informações com o norte-americano acerca do que é feito atualmente.

Segundo Katie, as regras para a isenção de visto são estabelecidas pela legislação dos EUA e o Brasil não está dentro das normais necessárias. O Consulado dos Estados Unidos em São Paulo afirmou que o principal motivo para a negação do visto é quando o candidato não consegue provar vínculos sociais e econômicos com o Brasil. Embora o Brasil não tenha os requisitos para a liberação dos vistos, os EUA dizem que estão agilizando o processo de concessão de vistos. Katie disse que 50 novos vice-cônsules virão para trabalhar permanentemente no Brasil, além de melhorar a infraestrutura dos consulados: “Estamos implementando reformas de US$ 40 milhões nos consulados no Brasil todo e na embaixada em Brasília.”

No começo de 2012, o presidente Barack Obama anunciou a facilitação dos vistos para os brasileiros. Medidas como a eliminação da necessidade de novas entrevistas para quem quer renovar vistos expirados há até quatro anos e isenção de impressão digital para pessoas com mais de 66 anos e menos de 16 já foram adotadas.

Fontes:
G1 - 'Brasil não preenche requisitos para ter visto livre', diz cônsul dos EUA

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *