Início » Brasil » Brasil perde 39% da água que trata, diz estudo
Ranking internacional

Brasil perde 39% da água que trata, diz estudo

País ocupa 20ª posição em um ranking com 43 nações

Brasil perde 39% da água que trata, diz estudo
Entre os motivos do desperdício de água estão vazamentos e ligações clandestinas (Fonte: Reprodução)

Um levantamento feito pelo IBNET (International Benchmarking Network for Water and Sanitation Utilities) revelou que o Brasil perde 39% de sua água tratada. O país ocupa a 20ª posição em um ranking com 43 países. Os dados são de 2011.

O Brasil fica atrás de países como Vietnã (que perde 31%), México (24%), Rússia (23%) e China (22%). O primeiro lugar do ranking é ocupado por Fiji, que desperdiça 83% de sua água tratada. Já os países com menor índice de perda de água são os EUA (13%) e a Austrália (7%).

Um dado mais recente do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS), ligado ao Ministério das Cidades, mostra que em 2013 o Brasil perdeu 37% de sua água tratada, o que representa 5,8 trilhões de litros de água — volume suficiente para abastecer a cidade de São Paulo para consumo humano por 7,5 anos.

Entre os motivos da perda de água tratada estão vazamentos em adutoras, redes, ramais, conexões, reservatórios e outras unidades operacionais do sistema, além de ligações clandestinas.

Fontes:
G1 - Brasil fica na 20ª posição em ranking internacional de perda de água

3 Opiniões

  1. dragaoforte disse:

    “Entre os motivos da perda de água tratada estão vazamentos em adutoras, redes, ramais, conexões, reservatórios e outras unidades operacionais do sistema, além de ligações clandestinas.”…

    NÃO HÁ O MENOR INTERESSE POR PARTE DOS GOVERNOS EM ACABAR COM O DESPERDÍCIO…VEJA SE O “””FLÚOR”” FOSSE TÃO BOM ASSIM…NÃO SERIA COLOCADO EM TODA A ÁGUA…E SIM SOMENTE NA QUANTIDADE QUE SERIA EFETIVAMENTE BEBIDA.. NÃO ENTENDO PORQUE TRATAR TODA A ÁGUA…SE NUMA CASA O CONSUMO NÃO PASSA DE 0,01%…..O FLÚOR ADICIONADO A ÁGUA É UM AGENTE CANCERÍGENO, PROVOCADOR DE EROSÃO ÓSSEA – DESMINERALIZAÇÃO – É UMA HERANÇA NAZISTA…HITLER USAVA FLÚOR PARA ACALMAR O ÂNIMO DOS CONDENADOS QUE PACIFICAMENTE ACEITAVAM ENTRAR NAS CÂMARA DE GÁS…E NÓS ENTRAMOS NA CÂMARA DA CORRUPÇÃO…FALAMOS…FALAMOS MAS NÃO FAZEMOS NADA…O DESPERDÍCIO DA ÁGUA TRATADA PASSA DE 48 % …ESTES DADOS NÃO SÃO ABSOLUTOS…

    ADEMAIS A FALTA DE INVESTIMENTOS…ÁGUA E ESGOTA NÃO DÁ VOTO….MERAS PROMESSAS…

  2. Áureo Ramos de Souza disse:

    Enquanto os dirigentes deste país roubam nossas riquezas ex. Petrobras, Recite, a Caixa, Venderam a vale e os pobres roubam água

  3. André Luiz D. Queiroz disse:

    Se paramos pra pensar, nosso país não é rico é porque se desperdiça tudo! Água, energia, comida, dinheiro, tempo.. tudo! Se o poder público e a iniciativa privada, o estado e a sociedade civil, tivessem foco em usar racionalmente todo tipo de recurso, com as prioridades corretas, não haveria pobreza, miséria!
    Parem e pensem: além desses 39% de água tratada desperdiçada, quanto de energia elétrica se perde na distribuição por deficiência/obsolescência da rede? Quanto de comida não chega às mesas por perdas com armazenagem inadequada? Quanto das safras de grãos se perde no transporte por rodovias (!) mal conservadas? Quanto tempo e dinheiro é gasto inutilmente com burocracia? Quantas vidas são perdidas, porque os poderes públicos são omissos em prestar os serviços que deveriam prestar?
    O Brasil que trabalha, estuda, pesquisa, inova, gera riqueza, é como um avião que tenta voar mas carregando peso morto que só ‘se escora’, ‘parasita’, ‘procrastina’, ‘tergiversa’ e desperdiça a riqueza que se produz nesta terra! O dia em que o Brasil se livrar desse peso morto, então finalmente iremos decolar!
    Abraços!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *