Início » Brasil » Brasil propõe diferenciar obrigações de países ricos e pobres sobre o clima
Emissões de gases

Brasil propõe diferenciar obrigações de países ricos e pobres sobre o clima

Na proposta brasileira, países ricos deveriam ter metas mais ambiciosas de redução dos gases poluentes e os países pobres teriam obrigações menos severas

Brasil propõe diferenciar obrigações de países ricos e pobres sobre o clima
O secretário-geral do meio ambiente, José Antonio Marcondes de Carvalho diz que as propostas devem ser um aprimoramento do Protocolo de Kyoto ( Reprodução/Internet)

Na próxima reunião da ONU que acontecerá em Lima, no Peru, a partir do dia 1º de dezembro, o Brasil apresentará um projeto que irá propor que países ricos e pobres tenham responsabilidades diferentes diante dos problemas sobre o  clima.

Na proposta brasileira, países mais desenvolvidos deveriam ter metas mais ambiciosas de redução dos gases poluentes e os países em desenvolvimento teriam obrigações menos severas.

O subsecretário-geral do Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia, José Antonio Marcondes de Carvalho, defende que todas as propostas que serão apresentadas sejam um aprimoramento e não uma substituição do Protocolo de Kyoto.

No protocolo, com exceção dos Estados Unidos, que não assinou o documento, todos os países desenvolvidos são obrigados a implantar metas de redução de emissões e os em desenvolvimento não. No projeto brasileiro há círculos concêntricos indicando obrigações dos desenvolvidos e círculos mais exteriores indicando ações para o em desenvolvimento.

Assim, todos os países poderiam escolher a base para a intensidade de suas reduções. Com exceção ainda de pequenas ilhas que não emitem muitos gases e que têm pouco desenvolvimento e seus esforços não mudariam o resultado global.

Fontes:
Folha - brasil quer diminuir responsabilidade de países pobres sobre o clima

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *