Início » Brasil » Brasil retira cidadãos da Líbia em operação de emergência
Resgate

Brasil retira cidadãos da Líbia em operação de emergência

Agravamento da tensão levou Brasil, Filipinas, China e França a retirarem, em caráter de emergência, seus cidadãos do país

Brasil retira cidadãos da Líbia em operação de emergência
Avião de guerra abatido na última terça-feira, 29, em Benghazi (Reprodução/Reuters)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O quartel-general das Forças Especiais do Exército da Líbia em Benghazi, a principal base militar da cidade, foi ocupado por jihadistas na última terça-feira, 29, após duas semanas dos mais violentos confrontos desde a queda do ditador Muammar Kadhafi, em 2011.

O agravamento da tensão levou Brasil, Filipinas, China e França a retirarem, em caráter de emergência, seus cidadãos do país, uma ação já tomada pela ONU, por outros países europeus e pelos EUA, que esvaziaram sua embaixada em Trípoli no final da última semana.

O anúncio da tomada do quartel-general foi feito pelo Conselho da Shura dos Revolucionários de Benghazi, uma aliança de facções islamistas. Entre os grupos que tomaram a base estaria o Ansar al-Sharia, aliança que já havia anunciado a tomada de outras instalações do exército. Porém, a atuação dos militares minimizou as perdas. A principal delegacia da cidade também foi ocupada pelos islamistas.

Além de fechar sua embaixada, a França também deu apoio à retirada de cidadãos britânicos. Na manhã da última quarta-feira, 30, um navio que transportou 47 cidadãos franceses, incluindo o embaixador, também levou sete do Grã-Bretanha. Cerca de mil filipinos e centenas de chineses também saíram do país.

O Itamaraty transferiu os cidadãos brasileiros para a Tunísia e manterá a representação aberta em Trípoli. Conforme dados do governo da Tunísia, seis mil pessoas deixaram a Líbia nos últimos dias, o maior fluxo desde a guerra civil iniciada em 2011.

Fontes:
O Globo-Em operação de emergência, Brasil retira cidadãos da Líbia após captura de base militar

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *