Início » Brasil » Brasil rompe com Alemanha e Itália durante a Segunda Guerra
Nesta Data

Brasil rompe com Alemanha e Itália durante a Segunda Guerra

No dia 28 de janeiro de 1942, Brasil rompeu relações com os países do eixo na II Guerra

Brasil rompe com Alemanha e Itália durante a Segunda Guerra
Governo brasileiro foi pressionado a romper relações com Alemanha e Itália após ter navio afundado por um submarino nazista (Arte: Reprodução/Internet)

No dia 28 de janeiro de 1942, o Brasil cortou relações com Alemanha e Itália durante a Segunda Guerra Mundial. O primeiro grupo de militares brasileiros enviados ao conflito chegou à Itália em 1944 e ajudou na libertação do país.

Inicialmente, o Brasil assumiu uma posição neutra em relação à guerra, iniciada no dia 1° de setembro de 1939. Os aliados e os países do eixo disputaram o apoio do país por considerar o litoral nordeste brasileiro uma posição estratégica de combate. Na época, o presidente Getúlio Vargas se aproveitou da disputa para obter vantagens dos dois lados.

No início de 1942, submarinos alemães afundaram um navio mercante brasileiro e criaram uma pressão popular para que o governo brasileiro assumisse o lado americano da guerra. Em 28 de janeiro de 1942, o país cortou relações com os países do eixo, assumindo uma posição de acordo com a vontade da população e dando início ao processo de entrada na guerra.

Fontes:
Revista Escola-Como foi a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial?

1 Opinião

  1. jovelino bispo vieira disse:

    POR SORTE NESSA EPOCA NAO EXISTIA 0 “PT” , SENAO ERA BEM CAPAZ DELES QUEREREM IR PRO LADO DOS NAZISTAS SO PRA CONTRARIAR E CONFRONTAR OS AMERICANOS

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *