Início » Brasil » Brasil sofre com a maior queda do PIB desde 2009
Crescimento econômico

Brasil sofre com a maior queda do PIB desde 2009

Apesar de algumas vitórias políticas, a economia afunda no governo de Dilma Rousseff

Brasil sofre com a maior queda do PIB desde 2009
Segundo a previsão dos economistas, o PIB vai continuar a diminuir em 2016 (Foto: Pixabay)

O Brasil sofreu a maior queda do PIB desde 2009, já que ele encolheu 1,9% no segundo trimestre de 2015 em comparação com o trimestre anterior. Em julho, a taxa de desemprego subiu de 4,9% no ano anterior para 7,5% este ano, o aumento anual mais rápido já registrado. A inflação, por sua vez, permanece elevada. Segundo a previsão dos economistas, o PIB vai continuar a diminuir em 2016.

Apesar de todas estas questões, a presidente Dilma Rousseff marcou algumas vitórias políticas. Ela pressionou o Congresso a aprovar o projeto que reduz a desoneração das folhas de pagamentos, que ajudarão a reduzir o déficit fiscal; o governo também informou que vai fechar dez dos seus 39 ministérios. E um inimigo poderoso foi isolado quando a Procuradoria Geral da República acusou o presidente da Câmara de corrupção. Mesmo os protestos deste mês, que atraíram quase 1 milhão de pessoas irritadas com a corrupção no PT, foram menores do que ela temia.

No entanto, o alívio pode ser breve. Analistas estão preocupados com a recente notícia de que o vice-presidente, Michel Temer, membro do PMDB, deixou o posto de articulador político do governo. Eles temem que seu sucessor seja um incentivador menos eficaz da austeridade fiscal. E como a economia afunda, a fileira dos brasileiros descontentes vai crescer.

 

Fontes:
The Economist-Another big decline in GDP

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *