Início » Brasil » Brasil tem feriados em excesso?
produção econômica

Brasil tem feriados em excesso?

Um estudo da consultoria Mercer revelou que o Brasil tem o mesmo número de feriados de países como Canadá, França, Itália e Suécia

Brasil tem feriados em excesso?
Números de feriados muitas vezes são associados a quedas na produção econômica (Fonte: Reprodução/Thinkstock)

Ao mesmo tempo que deixam muitos felizes por causa da folga, os feriados também deixam muitas pessoas insatisfeitas por causa dos prejuízos no comércio.

De acordo com a Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, a Fecomércio-RJ, a expectativa é de que o setor deixe de movimentar cerca de R$ 92,7 bilhões neste ano devido à menor movimentação comercial por causa de 11 feriados no país.

O número de feriados nacionais no Brasil, no entanto, não é muito diferente do número de outros países. Um estudo da consultoria Mercer revelou que o Brasil tem a mesma quantidade de feriados de países como Canadá, França, Itália e Suécia (11 cada).

Os EUA têm 10 feriados nacionais, mas as empresas privadas não são obrigadas a liberar seus funcionários. A Colômbia é campeã de feriados na América Latina, com 18. Em seguida aparecem Argentina e Chile, com 15 cada. Já o México tem apenas sete feriados, segundo a Mercer.

O cálculo do número de feriados no Brasil não leva em conta, no entanto, os feriados estaduais e municipais, nem os dias enforcados quando os feriados caem na quinta-feira ou na terça-feira.

Em muitos países os feriados são “móveis”, isto é, podem ser transferidos para segunda-feira ou sexta-feira para evitar perder dias úteis ou para evitar perder os feriados que caírem no final de semana.

Fontes:
BBC Brasil - O Brasil tem feriados demais?

2 Opiniões

  1. Nilton disse:

    Mas a economia do pais nao e computada os locais que as pessoas irao com estes feriados (Praia e etc)….precisamos evitar de comprar os desnecessario e nao o cara demais !!!

  2. carlos a a gameiro disse:

    Como a matéria afirma, o número de feriados no Brasil não é muito diferente dos demais. A Alemanha também tem feriados regionais e sua produtividade é uma das maiores do mundo. Equivoca-se a Fecomércio – RJ ao afirmar o valor dos “prejuizos”. Não existem prejuizos e sim uma mudança de datas de compras. Se você necessita de roupas para trabalhar e tem um feriado, compra antes ou depois. Ninguém deixa de comprar alimentos. O turismo é beneficiado. Como o comércio é sazonal, não se pode analisar as vendas em um semana, mes ou mesmo no trimestre e sim em períodos mais longos.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *