Início » Brasil » Brasil terá usinas a carvão e gás natural na base do fornecimento
política energética

Brasil terá usinas a carvão e gás natural na base do fornecimento

Ministério de Minas e Energia diz que, a partir de 2015, país passará a substituir hidrelétricas por usinas nucleares a carvão e a gás natural

Brasil terá usinas a carvão e gás natural na base do fornecimento
Medida contraria a tendência mundial do uso de fontes de energia renováveis (Reprodução/Internet)

O Brasil vai passar a usar usinas nucleares a carvão e a gás natural na base do fornecimento de energia, junto com as usinas hidrelétricas. A medida foi anunciada nesta quarta-feira, 14, pelo secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia (MME), Altino Ventura.

A estratégia faz parte do Plano Nacional de Energia 2050, que está sendo desenvolvido pelo MME. O plano tem como objetivo reformular as atuais políticas energéticas e deve ficar pronto ainda este ano. Ele deixará clara a necessidade do uso da energia nuclear na base do sistema, e não apenas de forma complementar.

“Em algum momento, o Plano Decenal, quando chegar próximo a 2025, não tem mais hidrelétricas, e nesse momento o Brasil terá que buscar outras soluções, que não é só a nuclear, tem gás natural, geração a gás e de carvão mineral”, diz Ventura.

De acordo com o secretário, a partir de 2015, o país passará por uma transição em que o uso de usinas hidrelétricas será substituído por usinas térmicas de base, com custo de combustível baixo.

O plano do MME vai contra a tendência mundial do uso de fontes de energia renováveis, mas, segundo Ventura, as fontes renováveis estarão presentes no plano. “Claro que vamos complementar esse programa térmico com as fontes renováveis como a eólica, o bagaço de cana, a solar, que certamente terá seu espaço. Essas fontes alternativas novas terão um papel importante complementar, pois não se imagina atender o mercado de energia brasileiro só com essas fontes”, diz o secretário.

Fontes:
O Globo-País terá usinas a carvão e gás natural na base do fornecimento de energia, diz Ministério de Minas e Energia

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *