Início » Brasil » Brasil unifica digitalmente cartórios de imóveis
MENOS BUROCRACIA

Brasil unifica digitalmente cartórios de imóveis

Sistema de registro eletrônico de imóveis reunirá serviços e dados de todos os cartórios de imóveis do país em um único local, reduzindo a burocracia para compra e venda de imóveis

Brasil unifica digitalmente cartórios de imóveis
O CNJ afirma que a medida será um grande avanço para o mercado imobiliário (Foto: Flickr/Abecip)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

A compra e venda de imóveis ficará mais fácil a partir de junho deste ano. O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) está unificando os cartórios de registro de imóveis do país em um só sistema de consulta digital unificado e integrado.

O sistema de registro eletrônico de imóveis reunirá serviços e dados de todos os cartórios de imóveis do país em um único local, na Central de Registro Eletrônico. Com a migração, os usuários serão atualizados em tempo real sobre a situação do imóvel. Será possível acompanhar o processo através do site registradores.org.

A medida fará com que a média de tempo para a compra e venda de um imóvel caia de 30 dias para cinco dias. O processo tornará mais rápida e eficaz a consulta de informações sobre o proprietário e a situação do imóvel, além de agilizar a liberação de recursos em compras que exigem financiamento, pois acelera o envio de documentos a bancos.

O CNJ afirma que a medida será um grande avanço para o mercado imobiliário. “Teremos foco em dois tipos de usuários. Um é o poder judiciário e a administração pública, que poderá consultar eletronicamente pendências em imóveis em qualquer lugar do Brasil, o que antes era feito através de ofícios e demorava muito. O segundo, que são os compradores ou construtoras, vão poder fazer consultas, acessos, verificar e imprimir certidões e até enviar documentos. Isso ajuda na questão tempo e até na mobilidade. É menos carro na rua, além da redução do custo com despachantes”, disse Sérgio Paulo Ribeiro, juiz corregedor auxiliar da Corregedoria Geral da Justiça em Pernambuco, em entrevista ao jornal Diário de Pernambuco.

Entre os serviços disponibilizados pelo sistema de registro eletrônico de imóveis estão a criação e a visualização de matrículas (feita em tempo real), pedidos de certidões digitais, monitoramento de matrículas para receber notificações ou atualizações e pesquisa de bens em arquivos de cartórios a partir de número de CPF ou CNPJ.

Fontes:
Band-Cartórios são unificados digitalmente
Diário de Pernambuco-Cartório unifica serviço para reduzir burocracia
Anoreg-Registro eletrônico de imóvel e seus impactos no mercado

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. Sérgio Augusto Kniphoff disse:

    Excelente medida para busca de documentos públicos!!! Parabéns pela medida!!

  2. Vitafer disse:

    Essa foi ótima!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *