Início » Brasil » Brasil vai pedir à ONU uma área marinha extra maior que a Venezuela
Proposta de expansão

Brasil vai pedir à ONU uma área marinha extra maior que a Venezuela

Governo vai apresentar à ONU um projeto para expandir a área oceânica do país em 936 mil km², tamanho maior que o território venezuelano

Brasil vai pedir à ONU uma área marinha extra maior que a Venezuela
Objetivo é expandir a exploração de recursos marinhos do país, incluindo jazidas de petróleo do pré-sal (Reprodução/Plano Brazil)

Este ano, o governo brasileiro pretende apresentar à ONU uma proposta para expandir o território marítimo do Brasil de 200 para 350 milhas náuticas.

O território extra proposto equivale a uma área oceânica de 963 mil km², tamanho maior que os 912 mil km² da Venezuela.

Batizada de Amazônia Azul, a proposta foi elaborada pela comissão Interministerial para os Recursos do Mar. O objetivo é expandir a exploração de recursos marinhos do país, incluindo jazidas de petróleo do pré-sal.

A proposta já havia sido apresentada uma vez, em 2004, para a Comissão de Limites da Plataforma Continental da ONU. Contudo, na época, a comissão aprovou pouco mais de 80% do território extra revindicado. O Brasil decidiu recusar a oferta e apresentar uma nova proposta, baseada em novos estudos.

A nova proposta dividiu a margem continental brasileira em três áreas: sul, leste e equatorial. A proposta tem como embasamento dados reunidos por geólogos, geógrafos, oceanógrafos e outros especialistas que percorreram 330 mil km em navios da Marinha.

Fontes:
Estadão-Brasil propõe uma 'Venezuela' a mais de área marítima

2 Opiniões

  1. Ludwig Von Drake disse:

    O Brasil não consegue cuidar da amazônia verde e agora quer uma azul. A Marinha (Armada) está sucateada, a Força Aérea idem; não tem Guarda-Costeira; a Petrobrás está entregue às traças; as universidades não pesquisam nada. Para quê? Para fazer discurso em época de eleição?

  2. PC disse:

    Nao cuidam nem fronteiras terrestres.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *