Início » Brasil » Brasileiro que viajava para se juntar ao Estado Islâmico é detido na Bulgária
Jihadista nacional

Brasileiro que viajava para se juntar ao Estado Islâmico é detido na Bulgária

Jovem de 18 anos e mais dois marroquinos foram detidos na Bulgária quando viajavam a caminho da Síria

Brasileiro que viajava para se juntar ao Estado Islâmico é detido na Bulgária
Jovem seguia para a Síria para se juntar ao Estado Islâmico (Reprodução/AFP)

Um brasileiro de 18 anos foi detido na Bulgária quando viajava para a Síria para se juntar ao Estado Islâmico (ISIS). As informações foram dadas na última sexta-feira, 19, pelo ministro interior catalão, Ramon Espadaler.

O jovem brasileiro, cuja identidade não foi divulgada, estava acompanhado de outros dois marroquinos, que também foram detidos. Ele morava em Monistrol de Montserrat, um município na província de Barcelona, na comunidade autônoma da Catalunha, na Espanha.

Os agentes que realizaram a prisão informaram que os jovens foram presos após passar três dias viajando a caminho da Turquia, país que pretendiam atravessar para chegar à Síria. Os jovens estavam sendo investigados desde junho deste ano, quando iniciaram um processo de radicalização islâmica e passaram a enviar mensagens a favor da jihad. A prisão foi fruto de uma parceria entre a polícia catalã e a Interpol.

Segundo Espadaler, desde 2013, pelo menos 20 pessoas deixaram a Catalunha para se juntar ao grupo radical islâmico em países do Oriente Médio. A Espanha emitiu um pedido de extradição para que os três jovens detidos sejam julgados por associação ao terrorismo, mesmo não tendo efetivamente se juntado ao ISIS.

Fontes:
O Globo-Brasileiro que se uniria ao Estado Islâmico é detido na Bulgária

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *