Início » Brasil » Brasileiros tentam entrar ilegalmente nos EUA por cruzeiros
Imigração

Brasileiros tentam entrar ilegalmente nos EUA por cruzeiros

Estima-se que 1,2 milhão de brasileiros morem nos Estados Unidos, 730 mil dos quais irregularmente

Brasileiros tentam entrar ilegalmente nos EUA por cruzeiros
Pequenos grupos de brasileiros migram aos EUA em embarcações partindo das Bahamas há muito tempo, mas recentemente o número aumentou (Foto: Pixabay)

Em 2015, 90 brasileiros foram detidos nas Bahamas ao tentar chegar à costa dos Estados Unidos sem a documentação adequada, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores. Os detalhes sobre a detenção dos passageiros não foram divulgados, mas sabe-se que eles tentavam entrar ilegalmente nos EUA.

Segundo especialistas em assuntos migratórios, os detidos podem ter tido a entrada negada nos Estados Unidos e sido entregues a autoridades das Bahamas ou, se viajavam em barcos independentes, interceptados no meio do caminho e obrigados a voltar ao arquipélago. Alguns podem ainda ter sido detidos antes de embarcar, se as autoridades suspeitavam que planejavam chegar ilegalmente à Flórida.

Estima-se que 1,2 milhão de brasileiros morem nos Estados Unidos, 730 mil dos quais irregularmente, de acordo com o governo brasileiro. A maioria ingressou no país de avião, com vistos de turistas, ou atravessando a fronteira com o México.

A situação no Brasil e a falta de informações sobre os riscos da travessia marítima são causas do aumento nas tentativas de migração pelo mar, diz o advogado brasileiro Alexandre Piquet, que atende imigrantes na Flórida há 16 anos. Ele relata que pequenos grupos de brasileiros migram aos Estados Unidos em embarcações partindo das Bahamas há muito tempo, mas desde o fim do ano passado o número aumentou.

“O pessoal acha que, como os navios são turísticos, o controle migratório é mais frouxo e eles não correm riscos de serem barrados.”

Segundo Piquet, a rota é usada por dois tipos de passageiros: pessoas que viajam de avião até as Bahamas – que não exigem vistos de brasileiros para viagens turísticas de ate 15 dias – e, de lá, tentam chegar aos Estados Unidos em navios ou barcos clandestinos.

O outro grupo é formado por brasileiros que já estão nos Estados Unidos com vistos de turista e viajam às Bahamas em cruzeiros achando que, ao regressar, terão o prazo de permanência renovado.

Fontes:
BBC - Brasileiros usam cruzeiros para tentar migrar para os EUA

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *