Início » Brasil » Brasília é inaugurada
NESTA DATA

Brasília é inaugurada

No dia 21 de abril de 1960, acontece a inauguração de Brasília, a nova capital do Brasil

Brasília é inaugurada
O projeto da cidade foi uma promessa feita pelo presidente Juscelino Kubitschek logo após sua posse, em janeiro de 1956 (Foto: Wikipedia)

A transferência da capital do Brasil do litoral – mais precisamente, no Rio de Janeiro – para o interior era ideia antiga, que ganhou força na época da Independência. Mas foi apenas em 21 de abril de 1960, com a inauguração de Brasília, que este sonho se concretizou.

Instalada no meio do Planalto Central, Brasília foi uma promessa do presidente Juscelino Kubitschek logo após sua posse, em janeiro de 1956. Com sua implantação, esperava-se dar novo impulso à ocupação da região Centro-Oeste. JK cumpriu o prometido, e a cidade foi construída e inaugurada em apenas três anos e dez meses. No dia da abertura oficial, Brasília já tinha cerca de 142 mil habitantes.

O escritor francês André Malraux definiu o projeto urbanista de Lúcio Costa como “a capital da esperança”. O Plano Piloto de Costa – que contou com a colaboração de Oscar Niemeyer no desenho dos prédios públicos e monumentos – lembra a figura de um avião, onde a fuselagem ocupa o lugar dos prédios do governo, e as asas, o complexo residencial. Com a ajuda de Niemeyer, Costa queria construir uma cidade do futuro, cujas proporções e prédios monumentais diminuíssem as diferenças sociais entre os homens.

Fontes:
O Globo-21 de abril de 1960: o dia em que o Rio de Janeiro deixou de ser a capital federal

1 Opinião

  1. Rogerio Faria disse:

    Nada a comemorar. JK endividou o País com este sonho megalomaníaco pavimentado a estrada para a ditadura.
    A saída da capital no Estado da Guanabara sedimentou a corrupção política afastando o eleitor de seus eleitos. Criou uma casta de funcionalismo públicos federais ineficientes privilegiados.
    O custo de Brasília poderia ser utilizado para melhorar a infra estrutura de nosso País, alavancando o seu desenvolvimento. JK enterrou o Brasil.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *