Início » Brasil » BRICS se tornaram um peso que ameaça a economia global
Emergentes em crise

BRICS se tornaram um peso que ameaça a economia global

Antigo motor propulsor do crescimento mundial, os BRICS se tornaram um tijolo que puxa para baixo a economia global

BRICS se tornaram um peso que ameaça a economia global
Hoje, os BRICS parecem viver uma era completamente diferente (Foto: Wikimedia)

Há cinco anos, a economia dos BRICS, bloco de emergentes composto por Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul, estava a pleno vapor, impulsionando a economia global e atraindo todo tipo de investimento.

Hoje, esses mesmo países parecem viver uma era completamente diferente. A economia dos países emergentes passa por uma crise que está se afetando também os países desenvolvidos.

Em outras palavras, os BRICS deixaram de ser o motor propulsor e se tornaram um peso para e economia mundial. O Brasil está em recessão, o crescimento chinês está desacelerando e Rússia, Índia e África do Sul estão em crise. A taxa de crescimento dos BRICS caiu para 3,5% este ano, a mais baixa desde o início da crise econômica mundial.

Em entrevista ao jornal Financial Times, Adam Slater, da consultora Oxford Economics, disse que essa desaceleração pode “induzir a economia global à recessão”, pois os BRICS representam um quinto do PIB mundial. “A desaceleração na China e em outros países emergentes é um significante impacto negativo para os países desenvolvidos”, diz Slater.

Segundo Slater, o reflexo da desaceleração dos BRICS será forte porque os países desenvolvidos ainda não se recuperaram plenamente da crise. “Estaríamos confiantes que o mundo lidaria com isso, não fosse o fato de o crescimento dos países ricos ainda estar moderado”, completou Slater.

Fontes:
Financial Times-Emerging markets: Trading blow

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *