Quem visita a ilha de Marajó, no Pará, presencia um inusitado método de patrulha policial. Agentes da polícia local fazem a ronda na ilha montados não em cavalos ou motos, mas em búfalos.
Com cerca de 450 mil cabeças, a população de búfalos em Marajó supera até a humana, de cerca de 250 mil. A forma como o animal chegou à ilha ainda é desconhecida. Uma lenda local diz que eles chegaram no século XIX, quando um navio asiático que carregava búfalos afundou perto da Guiana Francesa, obrigando os animais a nadar até a ilha.
A ideia de usar o animal em patrulhas policiais surgiu da naturalidade com que eles interagem com os habitantes. O exótico animal de pelo escuro, grandes chifres e cerca de meia tonelada está em quase todos os lugares. Ele é usado para catar lixo, para auxiliar na agricultura e também como alimento.
“A importância do búfalo para Marajó nos fez pensar ‘Por que não usá-los para patrulhamento?’”, disse o major Francisco Nóbrega ao jornal New York Times. Apesar da aparência ameaçadora, o búfalo é um animal dócil e calmo. Seus cascos grandes e fortes permitem que os agentes passem com facilidade pelas partes pantanosas de Marajó. Além disso, eles são bem resistentes ao calor da ilha, que fica na linha do Equador.
A patrulha com búfalo também cria um cenário diferente que ajuda a polícia local a se livrar do estigma da violência. “Estar montado no búfalo torna mais fácil a abordagem, o que facilita o trabalho”, diz o agente Claudio Vitelli, que diariamente faz rondas montado no animal.
Fontes:
The New York Times-To Soften Image, Brazilian Police Ride In Atop Horned Beasts
4 comentários
3 comentários