Início » Brasil » Cadeia automotiva encerra 38,7 mil vagas entre janeiro e junho
Postos de trabalho

Cadeia automotiva encerra 38,7 mil vagas entre janeiro e junho

Levantamento do Ministério do Trabalho não incluiu, no entanto, números da metalurgia e siderurgia, o que indica que o impacto pode ser ainda maior

Cadeia automotiva encerra 38,7 mil vagas entre janeiro e junho
Produção do setor automotivo acumulou queda de 18,1% de janeiro a julho (Fonte: Reprodução/Reuters/Veja)

De acordo com o Ministério do Trabalho, a cadeia automotiva fechou 38,7 mil vagas no primeiro semestre do ano. O número representa 11% do total de postos de trabalho encerrados no mercado formal entre janeiro e junho.

São desde empregos ligados diretamente à fabricação e venda de veículos e autopeças a vagas em postos de combustíveis. O levantamento não incluiu, no entanto, números da metalurgia e siderurgia, o que indica que o impacto pode ser ainda maior.

O Ministério do Trabalho listou 15 segmentos. Deste total, apenas três (fabricantes de baterias, postos e oficinas mecânicas) contrataram no primeiro semestre do ano.

O setor que mais cortou empregos foi o de comércio de veículos, com um total de 12,2 mil postos encerrados. Considerando-se as vagas fechadas em subsetores discriminados, as fabricantes de autopeças e acessórios superaram o setor de comércio de veículos, com um total de 13 mil postos encerrados.

Em números absolutos, os estados de São Paulo e Minas Gerais são os mais afetados pela redução dos empregos.

Em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo, o presidente da Anfavea (associação das montadoras), Luiz Moan, disse que o setor automotivo “está puxando a economia brasileira para baixo”.

A produção do setor automotivo acumulou queda de 18,1% de janeiro a julho deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado. Trata-se do pior resultado desde 2006.

Fontes:
Folha de S.Paulo - Cadeia automotiva fechou 38,7 mil postos de trabalho no 1º semestre

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *