Início » Brasil » Cães e gatos terão de tirar passaporte para viajar
passaporte animal

Cães e gatos terão de tirar passaporte para viajar

Ministério da Agricultura cria norma que obriga cães e gatos de estimação em trânsito nacional e internacional a ter passaporte e identificação eletrônica

Cães e gatos terão de tirar passaporte para viajar
O passaporte será expedido em português, espanhol e inglês. Foto é opcional (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

O Ministério da Agricultura publicou nesta sexta-feira, 22, uma norma estabelecendo que todos os cães e gatos de estimação em trânsito nacional e internacional devem ter passaporte e identificação eletrônica. Para retirar o documento os animais devem ter, no mínimo, 90 dias de vida. As regras para a retirada do documento podem ser conferidas no Diário Oficial.

O passaporte será expedido em português, espanhol e inglês e deverá conter informações como nome completo e endereço do dono, nome, espécie, raça, sexo, pelagem e data estimada de nascimento do animal; além de identificação eletrônica por meio de microchip instalado sob a pele do bicho.

O documento também deve conter informações sobre a vacinação e exames clínicos feitos pelo animal. A foto é opcional, a critério do dono. O documento será válido em todo território nacional e em países que reconheçam o documento como certificado sanitário de origem.

Em caso de perda ou extravio do documento, o dono deverá fazer um boletim de ocorrência, que será prontamente informado às autoridades veterinárias oficiais brasileiras. O ingresso de cães e gatos oriundos do exterior, sem passaporte ou documento equivalente, só será autorizado no país se os animais vierem acompanhados de certificado veterinário internacional.

Fontes:
Estadão-Cães e gatos terão passaporte e identificação eletrônica

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *