Início » Brasil » Caetano Veloso
Nesta Data

Caetano Veloso

No dia 7 de agosto de 1942, nasceu Caetano Veloso, um dos mais importantes representantes da Música Popular Brasileira

Caetano Veloso
Caetano foi exilado do Brasil em 1969, e só pôde retornar ao país em 1972 (Foto: Wikimedia)

Caetano Veloso tem um papel importantíssimo na música popular brasileira. Ele fez parte do movimento da Tropicália e lutou contra a repressão do regime militar. O músico nasceu no dia 7 de agosto de 1942.

Caetano Emanuel Vianna Telles Veloso nasceu em Santo Amaro da Purificação, interior da Bahia. Aos 14 anos, sua família se mudou para o Rio de Janeiro. Quatro anos depois, Caetano foi morar em Salvador. Foi nessa época que aprendeu a tocar violão e começou a se apresentar com sua irmã mais nova, Maria Bethânia, em bares da cidade. Em 1964, apresentou-se no show “Nós, por Exemplo”, na inauguração do Teatro Vila Velha, ao lado da Gal Costa, Gilberto Gil, Maria Bethânia e Tom Zé.

O grande impulso da carreira de Caetano aconteceu no ano seguinte, com o lançamento do disco “Tropicália ou Panis Et Circenses”, que contou com participação de Gil, Gal, Tom Zé e Nara Leão. Em 1969, Caetano foi exilado do país. Morou em Lisboa e em Paris, até fixar moradia em Londres, onde ficou até 1972, ano em que voltou ao Brasil.

Nas décadas seguintes, lançou mais de sete álbuns e se tornou um artista renomado em vários países. Na década de 2000, recebeu três Grammys Latino, 2000, melhor álbum com “Livro”, 2012, como personalidade do ano, e 2014, como melhor canção brasileira “A Bossa Nova é F*”.

Fontes:
UOL-Caetano Veloso

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *