Início » Brasil » Cai o pano!
GRITA BRASIL

Cai o pano!

Além de ser o título do último caso de Hercule Poirot, personagem de Agatha Christie, e da última obra lançada em vida pela autora, é também o último grito da ‘Grita Brasil’

Cai o pano!
O que vai acontecer com a Grita Brasil é ainda algo incerto

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Queridos leitores e leitoras, além de ser o título do último caso de Hercule Poirot, personagem lendário de Agatha Christie, e ser também o último livro publicado durante a vida da autora, é também o último grito da Grita Brasil.

O que vai acontecer com a Grita Brasil é ainda algo incerto. Não sei se vou gritar em outros terreiros. Mas com o triste fechamento do Opinião e Notícia, ao qual sou eternamente grato por ter acreditado no meu grito e de ter comprado a ideia de uma crítica ao que o escrevinhador entendia como coisa errada, fecha-se um ciclo.

Foram 15 anos ininterruptos, sem férias da coluna. Passamos por muitas coisas juntos.

Fazer uma retrospectiva em uma, duas laudas, é impossível. Mas uma reflexão talvez seja possível.

Muitos me acham pessimista demais, ou nem um pouco otimista. Nem um tantozinho assim… Outros me consideram totalmente realista. Uns radicais. Outros sabe-se lá o quê.

Mas acabei aprendendo que o mundo da política é doente. Os poucos que tentam fazer alguma coisa ou desistem ou são obrigados a conceder favores para terem algo bom indo pra frente.

Enquanto as pessoas não mudarem a forma de pensar – e principalmente não quererem levar vantagem a qualquer custo – estaremos reféns da sorte. Que sorte é essa, eu não sei. Nem se ela realmente olha para o nosso país.

Nosso país que tinha tudo para ser o melhor país para se viver. Mas não é. Quem acha que sim, legal, boa sorte. Adeus. Quisera eu poder dizer adeus de verdade. Eu juro que tenho tentado. E quando e se conseguir, não vou olhar para trás. Nem me arrepender.

Não tenho do que me orgulhar de ser brasileiro. Corrupção, violência, violação dos nossos direitos, falta de Saúde, Educação e por aí vai. E isso ao logo desses 15 anos em que tive voz. Foram as marcas registradas “MADE IN BRAZIL”. Seja no governo Lula, no governo Dilma, no governo meia-boca de Michel Temer e agora no de Bolsonaro. Nenhum se salva. (espero que Bolsonaro acorde pra vida e pro Brasil).

E parece que fechamos o ano com chave de ouro batendo o recorde de processos no Conselho de Ética. E também com o ensino médio privado caindo 27% no país.

Estamos em crise. Estado de alerta. E incertezas no ar. E para o futuro.

Quero muito estar errado. Quero que me mandem cartas, e-mails, Whatsapp, “Tá vendo, você tá errado”. Como eu quero isso. Nunca torci e não torço para o Brasil dar errado.

Muitos não conseguem enxergar isso. Paciência.

Vou agora ali rapidinho dar um mergulho na praia pra tirar esse peso de 2019. Não gostei desse ano. Principalmente do final. Abafa o caso.

Desejo de coração um 2020 bom pra todos e todas. Saúde, principalmente, que ajuda na nossa luta inglória para sobreviver.

As outras coisas também desejo, mas aí é blá, blá, blá.

Não sei se farei planos para 2020 ou vou simplesmente deixar a vida me levar. Ainda não decidi. Talvez até amanhã meia-noite eu decida alguma coisa. Talvez emagrecer um pouco e tomar menos Coca-Zero. Mas tenho que marcar meus médicos já que meu plano sofreu mais um reajuste e foi para horríveis R$ 1690,00 e estou dando mole.

Vem 2020, já que não tem outro jeito.

Salve as baleias. Não jogue lixo no chão.

Nota: Uma coisa eu decidi, vou tirar férias da Grita Brasil, mas quem sabe ela não volta a qualquer momento a princípio no Facebook, na página Grita Brasil?

Nota 2: MEU MUITO OBRIGADO A TODOS.

FELIZ ANO NOVO.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

2 Opiniões

  1. ceiça alles disse:

    Obrigada, Claudio! Não sabia q havia página Grita Brasil no FB. Vou passar por lá agora mesmo!

  2. Guilherme Guimarães Bergamini de Sá disse:

    Parabéns Claudio Schamis pelo período de dedicação. Sucesso na vida. E que suas férias nos veículos de comunicação neste 2020 não sejam longínquas. Grande abraço, Guilherme.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *