Início » Brasil » Caiu a República
COLUNA ESPLANADA

Caiu a República

Ex-diretor da Petrobras abriu o jogo: pelo menos 70 parlamentares – entre deputados, senadores e um governador – da base aliada receberam propina dele

Caiu a República
Assim que se encerrarem os depoimentos, Paulo Roberto será solto e livre de processos (Reprodução/Internet)

Com informações sigilosas do MP, a Polícia Federal se mobiliza para nova grande operação, a Lava Jato 3, que vai mandar para a cadeia uma penca de assessores, familiares e políticos sem mandato. Na quinta-feira, o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa abriu o jogo: pelo menos 70 parlamentares – entre deputados, senadores e um governador – da base aliada receberam propina dele. O caderninho foi entregue e o depoimento gravado em vídeo. Assim que se encerrarem os depoimentos, Costa será solto e livre de processos. Mas por determinação judicial, retido em casa no Rio.

Balanço prévio

O PT e sua base estão indo para o saco mortuário. É o que se depreende não só das pesquisas eleitorais, mas da delação premiada do ex-diretor. Toda a base está envolvida.

Leandro Mazzini é escritor e colunista do Opinião e Notícia

Parem as máquinas!

Até a imprensa envolvida. A PF teria gravações do encontro de um conhecido jornalista com o doleiro Alberto Yousseff, no qual o editor de um portal recebeu R$ 240 mil.

Urna ferve

A um mês da eleição, a revista VEJA promete para este sábado trazer a lista dos propinados: seriam governadores, deputados, senadores e um ministro.

Classificados

Clima de velório no Ministério da Fazenda ontem com a confirmação de que a presidente Dilma entregou a cabeça de Mantega para acalmar o mercado. O ministro evitou a tradicional entrada pela porta principal. A Coluna antecipou a queda de Mantega dia 28 de agosto, e que Mercadante (Casa Civil) procura nome.

A freira e o operário

Clima quente no bunker do marqueteiro João Santana, do PT, com o vazamento da pesquisa encomendada sob sigilo com Lula no lugar de Dilma. Como publicado, Marina empata com o Barba. Foi o enterro do ‘Volta, Lula!’.

Marina & Manhattan

Marina Silva ganhou grande perfil com fotos no The Wall Street Journal, a bíblia dos investidores americanos e da Bolsa em NY. O texto disseca virtudes e contradições, e cita que ela pode ser “a primeira presidente negra” e “protestante” do Brasil.

Desafio

No artigo, o jornalista John Lyons lembra que a figura de Marina “carrega enormes incógnitas para sétima maior economia do mundo”.

Alerta vermelho

A Médico Sem Fronteiras informa que é caótica a situação da Libéria e que o governo perdeu o controle do surto de ebola. Para a mídia, distante, está tudo resolvido

Onda do Batom

Com Dilma ou Marina presidentes, Bachelet no Chile e Cristina na Casa Rosada, os EUA podem se animar a entrar na onda e eleger sua primeira mulher commander-in-chief da História. Hillary Clinton já critica Obama e vai se lançar a presidente.

Cadê a confraria?

A mídia demonizou durante a semana a mocinha que gritou Macaco para o goleiro do Santos. Merece ser punida, sim. Ontem pediu desculpas. Mas cadê os outros seis rapazes que imitaram um gorila atrás do gol, o que motivou a denúncia de Aranha?

Lula de saias

A presidente Dilma está brava. Não é a primeira vez, mas se tornou recorrente o ato falho – ou provocação mesmo? – de aliados. Ao citá-la em evento, o senador Humberto Costa a chamou de Presidente Lula.

Lista dos delegados

A Associação Nacional de Delegados de PF (ADPF) reivindica ao governo escolha por lista tríplice, enviada pela entidade, para escolha de diretor-geral da PF. Em entrevista à Esplanada WebTV, o presidente da APDF, Marcos Leôncio, confirma que existem mais de 100 mil inquéritos abertos no Brasil que apuram corrupção e tráfico.

Na rede

Você pode assistir à entrevista com outras revelações, no canal da Coluna no Youtube – Coluna.Esplanada. A entrevista é disponibilizada para o site de seu jornal.

Ponto Final

Com a delação de Paulo Roberto Costa, acabou o estoque de Maracujina nas drogarias de Brasília.

_____________________________

Com Equipe DF, SP e Nordeste

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

17 Opiniões

  1. Leidy Santos disse:

    TEM QUE COLOCAR TODOS ESSES SAFADOS ATRÁS DAS GRADES!
    AMO O MEU PAÍS, PORÉM, NÃO ESTOU SUPORTANDO MAIS TANTA MUTRETAGEM.
    SÓ ESTOU VENDO SAFADEZA.
    QUEM AGUENTA UMA COISA DESSA???

  2. DJALMA P BENTES disse:

    Agora o bicho vai pegar. Cabe à PF honrar sua corporação. Pena que o Ministro Barbosa já se aposentou. Vamos ter que fazer um puxadinho na Papuda. Acuda quem?

  3. Roberto1776 disse:

    O que estão fazendo com esta moça no RS, torcedora do Grêmio, não se faz nem cão sarnento.
    Temos agora que publicar uma lista com palavras que se pode e outra com palavras que não se pode dirigir a uma pessoa, apenas porque ela tem pele negra? Mas por que isto? Os negros são melhores do que os peles vermelhas, ou do que os japoneses, ou do que os caucasianos???
    Isso só vai exacerbar o preconceito étnico latente em todas as pessoas que habitam este mundo, sejam elas da cor que forem. Além disso, que história é essa de racismo? Existe apenas uma raça de homo-sapiens -sapiens, que é a raça humana. Não existe raça branca, negra, amarela, cor de rosa. Somos todos humanos. Vamos parar de promover este ódio entre as diversas etnias humanas.
    Além disso, chamar a mãe do juiz de prostituta pode, mas chamar um goleiro de macaco não pode?
    E porque “macaco” ofendeu tanto? Somos todos cópias melhoradas do macaco.
    O Brasil quer ser politicamente correto demais. Isso não vai dar certo. O tiro vai sair pela culatra.

  4. inácio Soares disse:

    A medida que a pua vai entrando a Presidente Dilma vai consumindo este produto popularmente conhecido calmante, este é o efeito do Pre-Sal, que a Corrupção já está aos seu reduto, espere que o P.T desta vez funda. Pois ha mais de cem Corrupto na lista. A Policia Federal tem que dar uma de Joaquim Barbosa, na moral, colocando todos envolvidos na Grade.

  5. Vitafer disse:

    Eu entendi que caiu a república da maracutaia, não a República Brasileira. Esta sobreviverá, embora, quem sabe, fosse melhor a Monarquia…

  6. ISRAEL PIRES BEZERRA disse:

    O Brasil é um País INCRÍVEL… a ponto de fazermos a pergunta “cretina” : “Teremos ELEIÇÕES em 2014 MESMO com essas DENÚNCIAS DO DIRETOR DA PETROBRÁS” ????? A “PRESIDENTE DA REPÚBLICA” … com todo o seu passado terrorista e o mais recente… ONDE ESTÃO AS NOSSAS FFAA – FORÇAS ARMADAS BRASILEIRAS???? Qual seria o STATUS CONSTITUCIONAL de uma PRESIDENTE ante tudo isso???? IMAGINEM UMA SITUAÇÃO DESTAS NUM PAÍS SÉRIO????
    É tudo muito ESTRANHO!!!

  7. Áureo Ramos de Souza disse:

    AGORA A VACA VAI PRO BREJO, A DELAÇÃO PREMIADA É UMA BOA MAIS FICA DIFÍCIL PARA QUEM DELATAR SERÁ QUE OS PETISTAS IRÃO AGUENTAR E QUE OS QUE DEFENDEM DILMA, ESQUECERAM HOJE DE COMENTAR

  8. Joaquim Caldas disse:

    Um jogador profissional,goleiro,aceita ser chamado de “Aranha”,mas rejeito chamado de “Macaco”.A Própria imprensa falada,escrita e televisiva,tem o vício de apelidar jogadores.Como exemplo dado pela Globo que apelidou o jogador Ronaldinho Gaúcho de “Ronaldo Cara-de-Cachorro”.Isso dentro de campo e sem nenhum preconceito? Imagunem os apelidos que já batizaram as mães dos juízes? E,como um exemplar exemplo tivemos a indicação de Dima à tomar no TCU,ao mundo ouvir? Macaco,coitado do bicho!

  9. helo disse:

    Muito feia a atitude da presidente pondo a culpa no Mantega só agora na véspera da eleição, o mesmo que fez com Cerveró para se livrar da culpa por Pasadena. Entretanto, de fato Armínio Fraga é uma belíssima escolha do Aécio. Precisamos de uma equipe jovem, empenhada, e com mais qualidade da que aí está. Tenho esperança que essa renovação aconteça. Voto Aécio, Nunca votei na Dilma, nunca mais votarei no Lula. Torço pelo Brasil e pelo governador de sucesso em Minas. Infelizmente o governador também bem sucedido em Pernambuco só ficou conhecido depois da sua morte.

  10. Mauricio Fernandez disse:

    Joaquim Caldas, não bastasse o ‘besteirol’ a que estamos expostos vem você com uma interpretação dos fatos das mais ‘estapafúrdias’ abrindo uma discussão interminável sem pé nem cabeça. Convenhamos que para tudo existe um limite e você vem rompendo com os mesmos. Tenha a santa paciência…..!

  11. JORGE HIDALGO disse:

    Ei a imprensa brasileira descobriu que há corruptos e corruptores???? isso sempre foi óbvio….e nenhum candidato diz uma só palavra em ao menos querer melhorar isso – não bastam promessas….é o que penso….Deus nos acuda!!!!

  12. Paulo Fernando disse:

    O colunista disse bem: “Lula de saias”. Será que estão justas ou é pensando na derrota como certa e este disse ainda: ” A presidente Dilma está brava. Não é a primeira vez, mas se tornou recorrente o ato falho”. O que podemos chamar de ato falho,a sua administração ou o despencar das pesquisas? Só 04 de outubro dirá, quem viver verá.

  13. PLinio disse:

    Eta politica podre

  14. Jayme Mello disse:

    Que se saiba, até então, não caiu nenhuma república, muito pelo contrário. Mesmo observando a latência inócua, de alguns poucos tentáculos septuagenários, os quais, já neutralizados providencialmente pela inércia compulsória, a república continua firme.

    Firme porque o Brasil, do agora, é outro e nada, absolutamente nada, se aproxima daquela antiga república.
    E, hoje, mais que nunca, está devidamente imunizado contra qualquer desventura importada.

    Mesmo porque os antigos promotores de tais “peripécias” estão todos eles, a todo custo tentando salvar a própria vida financeira, em razão do descrédito internacional (Europa falida) pelo enganoso plano econômico.

    No entanto, aqui para eles – é tida -, como simples província. Por isso, ainda mantém um considerado contingente local, como os substitutos do outrora, todavia, esses (substitutos) em muito deixam a desejar em razão da contundente falta de perspicácia verborrágica.

    Como os tempos são outros, nos presenteia com essa ópera-bufa brasiliana às avessas e, cujos intérpretes, dada a vero semelhanças com os próprios personagens em muito se confundem.

    Trata-se, portanto, de uma sorrateira encenação temporal, oportunista e incongruente, nesse regimental processo eleitoral.

    As campanhas políticas (todas) devem apresentar aos eleitores projetos sociais, porque eles, se eleitos vão governar para o povo em toda sua plenitude.

    Se levarmos em conta que, hoje, inexiste nessa discussão política, o preponderante nessa sucessão presidencial, qual seja; projetos sociais mais exequíveis e, portanto mais consistentes, em relação ao governo existente.

    Assim, torna-se a discussão eleitoral, apenas falácia, nada mais que falácia e quando muito a oposição como um todo, apresenta colchas de retalhos, um arremedo que não dignifica o Brasil do hoje.

  15. Jayme Mello disse:

    EM TEMPO e (sem perder o prazo):

    (…Com a delação de Paulo Roberto Costa, acabou o estoque de Maracujina nas drogarias de Brasília…)

    A exacerbada utilização desse medicamento, não tem sido privilégio, desse ou daquele segmento político, a bem da verdade, tem sido indistintamente, comum a todos.

    Sobressaltos políticos acontecem e é sempre salutar, a sociedade através da mídia, acompanhá-los e, com isenção, fazer juízo de valor.

    Todavia, quase que seguidamente, semelhantes episódios estapafúrdios, aliás, outras intempéries “arco da velha”, que, infelizmente, essa mesma mídia, maneira bem tímida, quase que imperceptível, registrou.

    E, os tais descalabros noticiados com fonte oito, verdadeiros, ou não, estão, coincidentemente interligados: aeronave que sobe, que desce e, desce aonde, aeronave que caiu, aeronave sem documentação, aquisição não ortodoxa de aeronave, quem pagou o combustível da aeronave.

    Enfim, tudo isso se resume num poderoso combustível, que somente a visão simplista de alguns poucos, julga que Petrobras tem que pagar.

  16. Ludwig Von Drake disse:

    Essa menina acusada de racismo está com um péssimo advogado, afinal Macaco é um animal superior a aranha na cadeia evolutiva. Foi um elogio.

  17. Mauricio Fernandez disse:

    O Aranha, goleiro do Santos, está com um péssimo advogado. Qualquer racista, menor, de plantão consegue arrastar um séquito a proferir as mais estapafúrdias teses de racismos e outras baboseiras. Harrrre gente….!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *