Início » Brasil » ‘Caiu o castelo de Eunício’, diz MST
Coluna Esplanada

‘Caiu o castelo de Eunício’, diz MST

Senador Eunício Oliveira, descoberto pelo MST como o maior fazendeiro do Brasil, terá mais problemas

‘Caiu o castelo de Eunício’, diz MST
Senador tem 91 propriedades rurais (Fonte: Reprodução/Agência Senado)

O senador Eunício Oliveira (PMDB-CE), descoberto pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) como o maior fazendeiro do Brasil, terá mais problemas. Em reunião da militância neste domingo, dentro da Fazenda Santa Mônica, em Goiás, ocupada há quatro meses por 3 mil famílias, um líder em discurso disse que agora ‘Caiu o castelo de Eunício’. O MST considera ‘improdutiva’ a mega propriedade — que se estende por terras de três municípios. E pretende indicar aos sem-terra de outros estados lista para a invasão de outras. Eunício tem 91 propriedades rurais.

Bênção…

E o MST conseguiu um aliado de peso. Um líder da Pastoral da Terra, que se diz representante do Vaticano, acampou com eles e participou da reunião no domingo.

Linha direta (e muda)

Cauteloso, o senador não tem se pronunciado e evita ataques ao grupo. Eunício mantém contato direto com o governador Marconi Perillo (PSDB).

À espreita

O senador e o governador aguardam o melhor momento (político) para acionarem a Justiça e despejar o grupo. Dúvida é o preparo da PM de Goiás para o caso.

Produtiva

A Fazenda tem plantações de soja, de perderem de vistas, que são arrendadas. E criação de 7 mil cabeças de gado para corte, negociados com um frigorífico.

Perdeu, Sheik

A Petrobras bate cabeça para driblar um problema que pode vir na esteira da denúncia de corrupção: se livrar de uma ação bilionária de indenização que deve surgir movida pelo Sheik de Abu Dhabi. Como revelou a Coluna, o Príncipe dos Emirados Árabes, acionista via Bolsa de NY, já teria perdido US$ 1 bilhão com desvalorização das ações.

Fundo (do poço)

Agora surgem rumores no mercado de capitais dos Estados Unidos e do Brasil que o Sheik não estaria sozinho nestas perdas. O prejuízo envolveria parte dos US$ 7 bilhões de um fundo de investimentos de bilionários árabes que compraram ações da Petrobras. Este grupo estaria por trás da ação de investigação na Justiça americana contra a estatal.

Baiano de Alagoas

Descobriram que Fernando Baiano é de Alagoas, terra do senador Renan Calheiros. Mas ninguém do PMDB assume qualquer ligação com o agora preso.

Tô nem aí

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), rechaçou acusação de ter recebido recursos de campanha eleitoral de 2010 do esquema do Petrolão. Em sua defesa, acusa o doleiro Alberto Youssef: ‘Não sei nem se esse depoimento existiu’.

Abafa

O senador petista lembra que ‘Às vésperas das eleições, uma revista de circulação nacional publicou um depoimento do doleiro Youssef que até hoje não foi confirmado nem pelo advogado, nem pela PF, nem pelo Ministério Público’.

ANAC, resolva!

O vice-presidente do Senado, Jorge Viana (PT-AC), vive inconformado com o preço da passagem e o horário do voo que a TAM disponibiliza para o trecho Brasília-Rio Branco. A exemplo de colegas, encaminhou um pedido de explicações à ANAC.

Monopólio

Atualmente, só há um voo noturno. O avião sai à meia-noite de Rio Branco. Com as três horas de fuso e três de voo, chega a Brasília às 6h. A partir de dezembro o aeroporto estará funcionando normalmente. Viana requer pelo menos dois voos por dia.

De repente… os ex

Tem petista de alta estrela elogiando as escolhas do ex-presidente da CNI Armando Monteiro, ex-PSDB e ex-PMDB, e Kátia Abreu (PMDB-TO), ex-PFL, ex-DEM e ex-PSD, para a Esplanada dos Ministérios. Antes, eram tachados de inimigos.

Avalanche

Virou onda (antes marolinha, diria Lula): Começam a surgir por países onde a estatal atua ações de investigações contra a Petrobras. Depois dos EUA, o MP da Bolívia.

Ponto Final

Nos corredores do Congresso, a presidente Dilma foi promovida: passou de ‘faxineira’ para ‘maquiadora’.

3 Opiniões

  1. Almanakut Brasil disse:

    O MST nunca irá participar do reality show da Rede Record?

  2. Joma Bastos disse:

    Já que o Estado Brasileiro não tem qualquer programa credível para uma Reforma Agrária, os MST tratam do assunto.

  3. Vitafer disse:

    Duvido que esse sujeito seja mesmo representante do Vaticano. Precisa provar.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *