Início » Brasil » Caixa na mira
Coluna Esplanada

Caixa na mira

A partir do momento em que passar a ser S.A., o banco, mesmo sob comando do governo federal, deixará o rol de instituições públicas na alçada da Polícia Federal

Caixa na mira
Na eventualidade de assaltos, não será mais a PF quem vai investigar (Fonte: Reprodução/NE10)

A Caixa vai sofrer um efeito paralelo ao financeiro e na estrutura com a iminente abertura do capital. A partir do momento em que passar a ser S.A., o banco, mesmo sob comando do governo federal, deixará o rol de instituições públicas na alçada da Polícia Federal. Em suma, na eventualidade de assaltos, não será mais a PF quem vai investigar e a jurisprudência passa a ser da Polícia Civil de cada estado. A diferença é que as polícias estaduais não têm o preparo e o instituto de criminalística de ponta que os federais possuem.

Efeito BB

Ao concretizar a operação, a Caixa passará a ser instituição de capital misto a exemplo do Banco do Brasil. O BB já não é jurisprudência da PF há muitos anos.

Segurança

É a PF quem investiga até hoje assaltos a agências da Caixa. Prendeu tantos bandidos que a corja evita o banco como alvo, e a instituição teve redução drástica de ocorrências.

Perícia premiada

Em 2010, a PF matou em confronto quadrilha no Nordeste que aterrorizava cidadelas. Chegou a ela pela saliva numa guimba de cigarro deixado em agência assaltada.

High Tech

A PF hoje opera com equipamentos de alta tecnologia internacional. A Criminalística tem um scanner que mapeia em 3D cenários de crimes em poucos segundos.

Fé & Poder

É grande o número de personalidades e políticos que procuram o médium João de Deus em Abadiânia, cidadezinha de 15 mil habitantes no centro de Goiás. O curandeiro faz cirurgias invasivas e espirituais e há anos têm surpreendido médicos e a ciência. Além do hospital, o ex-ministro do STF Joaquim Barbosa trata a sua coluna com ele.

Lista nobre

Outros poderosos que passam discretamente pelas mãos de João de Deus são Aécio Neves — que também cuida de um parente próximo –, o ex-presidente Lula, o apresentador de TV Silvio Santos e a atriz Grazi Massafera.

Destino Goiana

A presidente Dilma e o ex, Lula, vão baixar em Goiana, na zona da mata de Pernambuco, dia 12 de março para a inauguração da nova fábrica da Fiat. Foi uma disputa vencida pelo então governador Eduardo Campos contra Aécio Neves, que trabalhava para que a Fiat ficasse em Minas — onde manterá a tradicional unidade.

Destino 2018

Lula e Dilma vão começar a fazer agendas juntos mais para o final do mandato dela, na tentativa de ele voltar ao Planalto. A agenda de março será o primeiro ensaio.

No ar

Não será surpresa se o senador boliviano Roger Molina, que pede refúgio no Brasil, for admitido como piloto de helicóptero se conseguir o aval da Justiça. Ele tem brevê e faz contatos. Pelo visto, após a fuga de La Paz, veio para ficar.

O Padrinho

Discreto, o governador do Rio, Luiz Fernando Pezão (PMDB), tem dito em rodinhas de amigos que é dele a indicação de Joaquim Levy para ministro da Fazenda, atendendo a pedido da amiga Dilma Rousseff.

Número 2 também

Pezão também apadrinhou o número 2 de Levy, o secretário executivo Tarcísio Godoy. Levy e Godoy passaram pelo primeiro governo de Sérgio Cabral no Rio, quando Pezão era vice-governador. Tornaram-se todos amigos.

Sorte

Pezão almoçou com o presidente mundial da Nissan em Janeiro no Rio, Carlos Gosn, e ganhou pacote de biscoito da sorte. Passou a jogar as seis dezenas na Mega. Só não gostou do que leu na mensagem secreta: ‘O homem é agente de seu próprio infortúnio’.

Aos leitores

Dicas, sugestões, críticas, denúncias. Envie-nos e-mail para nossa equipe no endereço pauta@colunaesplanada.com.br.

No site

A Esplanada WebTV, programa de entrevistas da Coluna, volta semana que vem. Acompanhe em nosso site, na TV UOL, e no nosso canal no YouTube.

Ponto Final

Depois da folia com nosso dinheiro, os corruptos soltos agora esperam a festa de quadrilhas de junho. Alô, PF!

Com Equipe DF, SP e Nordeste

2 Opiniões

  1. Áureo Ramos de Souza disse:

    Dentro de pouco tempo iremos ler Estados Unidos do Brasil s/a. Vendam tudo, nós brasileiros não temos nada mesmo, pertence a Lula e Dilma e nós que se F…….

  2. DJALMA BENTES disse:

    Caixa, Caixa. Mas que beleza. A OC Petralha ao invés de dificultar as ações dos assaltantes, vai agora facilitar ? O que é ? Corporativismo institucionalizado ?. Liberou geral ? ! ! ! .

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *