Início » Brasil » Calendário de vacinação contra o vírus H1N1
Nova gripe

Calendário de vacinação contra o vírus H1N1

Atualizado em 26 de abril de 2010

O Ministério da Saúde resolveu prorrogar as datas de vacinação contra 0 vírus H1N1. Quem não conseguiu se vacinar dentro da data prevista pode ir aos postos de saúde que participam da campanha até o dia 7 de maio.

No dia 8 de março, começou a campanha de vacinação contra o vírus H1N1 no Brasil. Em dois meses, 90 milhões de brasileiros serão vacinados. A aproximação do inverno faz com que o país se prepare para enfrentar mais uma onda da nova gripe. A campanha termina no dia 21 de maio.

Procurado pelo Opinião e Notícia, o Ministério da Saúde informou que o objetivo da campanha não é conter o vírus, e sim vacinar as pessoas mais vulneráveis, priorizando os grupos de risco. Isto é, por indicação da Organização Mundial de Saúde, estão excluídos da campanha bebês de até seis meses de idade, jovens de 2 a 20 anos e adultos de 40 a 59 anos, por serem os grupos que correm menor risco.

Confira o calendário de vacinação divulgado pelo Ministério da Saúde:

Profissionais de saúde e indígenas – 8 de março a 19 de março.

Gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a 2 anos – 22 de março a 2 de abril.

Jovens de 20 a 29 anos – 5 de abril a 07 de maio.

Idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas – 24 de abril a 21 de maio. Confira a lista de doenças crônicas.

Pessoas de 30 a 39 anos – 10 de maio a 21 de maio.


Confira os postos de vacinação no Brasil contra o vírus H1N1


Fontes:
Folha Online - Ministério da Saúde pretende vacinar 90 milhões contra gripe A

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

455 Opiniões

  1. mateus silveira de avila disse:

    A vacina contra a gripe deveria ser obrigatoria e para toda a população, pois deveria se dar a saúde a mesma importancia que se dar as eleições como a obrigatoriedade do voto.

    Um grande abraço desse amigo.

    Mateus

  2. cristiane souza disse:

    eu nao acredito nesta doença o povo fala q morrem com esta doença mas deve ser outra coisa eu sou contra esta vasina

  3. tatiane ferreira da silva santos disse:

    meu filho tem dois anos e quatro mes , estou revoltada porque nao consegui
    da a vacina nele contra gripe,fui ate o posto e eles me disseram que e um ano
    e nove mes ,isso e um absurdo se eles anuncia que e ate dois anos entao tem que vacina.

  4. Laurimar Passos Ferreira disse:

    Crianças que estão tomando medicamentos para asma podem tomar a vacina h1n1?

  5. hamilton disse:

    gostaria de saber se o governo não vai cobrar impostos das pessoas de 40a59 anos pois eles (os governantes)determinaram que estas pesoas nao poderão ter a gripe h1n1.mas com certesa todas as pessoas das familias deles tomarão a vacina as nossas custas

  6. FATIMA LUCIANA GOMES CARNEIRO disse:

    GOSTARIA DESABER QUAIS LOCAIS DE APLICAÇÃO TEM UMA PARTE ESPECIFICA DELTOIDE FALC PARA CRIANÇA E ADULTO PEÇO ESCLARECIMENTO. NAÕ VEJO NADA ESPECIFICANDO NOS PROTOCOLOS

  7. Marcia CarolinaSantiago disse:

    quero o telefone so ministerio da saude, pois tenho uma denuncia a fazer de um hospital particular em Nova Yquaçu.por favor entre em contato comigo com a resposta.Desde ja Grata.

  8. marlene disse:

    Por favor estou meio perdida,morro em Sao Luiz MA,Tenho que fazer vacina da Febre Amarela e nao estou conseguindo me oriente por favor ja fui em varios Postos e nao sabem me dizer;Pois aqui no MA e pessima a informaçao;Muito obrigada.

  9. Joathan disse:

    São sejam inguenuos. Há esse calendário de vacinação por faixa etária porque é IMPOSSÍVEL produzir a curto prazo 190 milhões de vacinas para o influenza H1N1. Saibam antes do que estão falando para depois criticarem.

  10. jucimar disse:

    Boa tarde,
    Solicito informações sobre a continuidade da vacinação contra H1N1. Existe alguma data prevista para crianças que só tomaram a 1ª dose? e as que não tomaram por causa da idade? vão ficar sem imunidade?
    Obrigada,
    Jucimar

  11. josefa barbosa disse:

    Bom dia, gostaria de saber, porque foi tão difícil de tomar esta vacina, se tenho diabetes,mas tenho 57 anos, cheguei ao posto de puerecultura, levei minha receita,e identidade, mas elas não me deram a vacina,dizento que só poderiam dar se eu entregasse um encaminhamento médico,não entendo porque este sacificio todo, pois fiquei sabendo que esta sobrando vacina.Tomei a vacina ontem, não consegui nem dormir, pois tenho dores e inchaço no braço, não sei se é normal, só sei que estou sofrendo muito com este incomodo.

  12. Paloma disse:

    Eu tendo 13 anos, falta um mêes para eu fazer 14. eu quero saber que dia eu irei ser vacinada contra a gripe suína?

    a vacina da faixa dos 43 anos, jah passou?

  13. suan disse:

    PARECE QUE É O FIM DO MUNDO OU FILME DE TERROR, ONDE ESCOLHEM QUE VAI FICAR VIVO OU NÃO. Acho que por direito todos oS brasileiros independente da idade deve receber a vacina h1n1,porque todos pagamos nossos impostos em dia
    Emquanto o governo fica só estendendo o prazo da vacinçao para essas pessoas`que estão dentro da faixa de risco`segundo o governo nós pessoas com mais de 40 e crianças acima de cinco ficamos correndo o risco re contrair a doênça. acho muito injusto.

  14. Lisandra disse:

    Enquanto o “dirigente” faz turismo, eu, com 41 anos vou ter acesso à vacina quando??????

  15. Carlos disse:

    Precisamos nos articular, contabilizar no Brasil o numero de infectados com a gripe, fora da faixa etária da campanha. Depois disso entrar com uma ação conjunta contra o Governo Federal, alegando danos físicos e morais. O resquício do coronelismo e da ditadura estão estão fortemente presente em nosso país. As decisões são tomadas, impostas, não somos consultados, sequer informados da situação.
    Que decpçção viu seu Lula! Onde está sua voz de comando, liderança, justiça, bom senso e de defesa por direitos iguais???

  16. mirian disse:

    tenho dois filhos de 6anos e outro de 8 anos gostaria de saber se esta campanha podera ser aberta pra essas idades,pois tenho muito medo…eles estudam,ficam no meio de muitas crianças …se alguem puder me rsponder agradeço

  17. Amaury disse:

    aposto que estes deputados corruptos esta todos vacinado e ele e suas familias , a incompetência
    nacional e corrupção fala mais alto

  18. aline disse:

    A minha filha tem tres anos e ontem fui ao posto para dar a vacina nela e disseram que era so ate as 17hrs e eu cheguei as 17hrs10 e por esse motivo ainda nao vacinei ela ainda vou poder ir ao posto na segunda- feira dia 07/06/10 e vacinar a munha filha.

  19. lucas alves disse:

    RUIM ISSO PORUQE SÓ CERTAS PESSOAS DEVEM TOMAR DEVERIA SER LIVRE PARA TODOS

  20. Evandro Silveira disse:

    Eu acho que deveria ter a vacinação para toda a população,sem escolher idade.Porque todos temos direitos iguais.A gripe h1n1 tem os grupos de risco maior,mas qualquer pessoa pode se contaminar.Então só alguns tem o direito a prevenção!Imaginem se os outros tipos de vacinas fossem dadas em alguns grupos ,o tanto de doentes que teriamos no mundo.Direitos iguais a todos!

  21. Erica Zanini disse:

    Eu acho que deveria ter a vacinação para toda a população,sem escolher idade.Porque todos temos direitos iguais.A gripe h1n1 tem os grupos de risco maior,mas qualquer pessoa pode se contaminar.Então só alguns tem o direito a prevenção!Imaginem se os outros tipos de vacinas fossem dadas em alguns grupos ,o tanto de doentes que teriamos no mundo.Direitos iguais a todos!

  22. Dircelene Araujo Mirre disse:

    Acho que por direito todos oa brasileiros independente da idade deve receber a vacina h1n1,porque todos pagamos nossos impostos em dia
    e a vacina é comprada com o dinheiro dos impostos que o governo recebe do povo.
    Emquanto o governo fica só estendendo o prazo da vacinçao para essas pessoas`que estão dentro da faixa de risco`segundo o governo nós pessoas com mais de 40 e crinças acima de cinco ficamos correndo o risco re contrair a doênça. acho muito injusto.

  23. Sara Scarparo disse:

    Acho ridiculo um pais não disponibilizar vacina para todos. Onde está o preceito da Constituição que todos são iguais. Mesmo não sendo da área médica acredito que não se possa prever quem são os individuos que podem contrair o virus desta gripe que matou muitas pessoas no ano passado. Como cidadã sinto-me envergonhada.

    Sara Scarparo

  24. Ana disse:

    Como sempre no Brasil os incompetentes não fazem nada direito.

  25. Chaves disse:

    A secretaria de saúde do Rio maravilhoso, tem notícia da ups, digo Upa, da Cidade de Deus. Tomara que não seja como a UPA da Taquara, em que se espera até 9:30m para ser atendido.
    No caso da H1N1, precisamos da relação dos postos, com horários.

  26. PÂMELA disse:

    eu não queroo morrer de Gripe não tenho 18 anos não vou poder me vaciar é ? cada coisa que me apareçee !!!

  27. PATRICIA disse:

    SE MEU FILHO DE 12 ANOS PEGAR A GRIPE EU PROCESSO O ESTADO.
    É UM ABSURDO CRIANÇA DE QUALQUER IDADE FICAR FORA DA CAMPANHA.

  28. JOAO disse:

    QUE GOVERNO É ESSE SEU LULA??????? POR QUE AS PESSOAS ACIMA DE 40 ANOS NÃO PRECISAM TOMAR A VACINA?????? TEM GENTE NESSA FAIXA ETÁRIA MORRENDO NO BRASIL, SE O SR. DESCONHECE JÁ SÃO 03 CASOS NA REGIÃO DE CAMPINAS SP…

  29. josefa pinto da silva disse:

    Quero saber porque a população de 40 anos até 59 anos não vai tomar vacina? pois acho uma indiguinação da parte do governo querer vacinar uma faixa etaria da população é matar a outra,pois nem todos tem dinheiro para pagar essa vacina cara que deveria ser de graça para todos,toda população paga os impostos.

  30. VIVIAN disse:

    ACHO QUE TODAS AS CRIANÇAS DEVERIAM SER VACINADAS NÃO IMPORTANDO IDADE,ISSO É UM ABSURDO TER QUE PAGAR UMA FUTURNA PARA UMA CRIANÇA QUE NÃO SE ENCAIXA NO GRUPO SER IMUNIZADA EM CAMPINAS TEM CLINICAS COBRANDO O VALOR DE 160,00 PARA UM BEBE DE 5 MESES E MEU OUTRO FILHO DE 6 ANOS 220,00,EI POLITICOS O QUE ESTA ACONTECENDO QUE FALTA DE RESPEITO COM NOS CIDADÃO QUE PAGAMOS NOSSOS IMPOSTOS,TEMOS O DIREITO DE VACINAR NOSSOS FILHOS SEM TER QUE PAGAR.

  31. Luciana disse:

    Eu estou fora do grupo que será imunizado, porque tenho 40 anos e os meus três filhos também de 4, 10 e 13 anos. Estou muito preocupada, principalmente com meus filhos,.
    A vacina não tem para todos, mas esse ano é um ano de eleição, deveria todos que ficaram fora ou os seus filhos não irem as urnas ai sim esses políticos sentiriam na pele. Pena que o povo brasileiro não é unido o suficiente.

  32. maria do carmo gonçalves de souza disse:

    tenho 53 anos e meus filhos 18 e outro 17 anos e nos como fica não temos direito a vacina nos postos de saude

  33. andrea disse:

    Acho um absurdo as crianças não poderem tomar terian que ser as primeiras a serem imunizadas em setembro dois sobrinhos com 14 e 15 anos tiveram suspeita só que ja teve caso na familia sabe a dor e o sofrimento tenho duas filhas uma de 5 e uma de 9 ja pagamos tanto imposto e ainda não é o sulficiente.

  34. ZULEICA F. R. DOS SANTOS disse:

    ACHO UM ABSURDO CRIANÇAS QUE FREQUENTAM ESCOLA FICAR DE FORA DA CAMPANHA DE VACINAÇÃO, POIS NO ANO PASSADO TIVERAM QUE ESTENDER AS FÉRIAS PARA EVITAR QUE FOSSEM CONTAMINADAS. OUTRO ABSURDO, SÃO PESSOAS QUE ESTÃO DEIXANDO DE TOMAR A VACINA, ENQUANTO MUITOS QUE NÃO ESTÃO NA FAIXA ETÁRIA ESTÃO QUERENDO TOMAR.

  35. Maria disse:

    durante a semana não tive tempo de tomar a vacina h1n1, na minha cidade não teve campanha dos dias de sabados não tomei a vacina para minha idade terminou dia 21 acredito que varias pessoas tambem não tomaram a vicina e como a gente fica não vai ter campanha aos sabados?

  36. Franciele disse:

    Estou muuuito nervosa sobre oq ando vendo!
    Tenho 13 anos e será q nao vou poder tomar a vacina?!
    quando vai ter vacina para os adolescentes???
    Por favor estou muuito nervosa!!
    E ainda sou do RS…por favor se alguem souber me avise!!

  37. Simone Beltrão disse:

    Bom dia!
    Por favor gostaria de saber qual é a data certa para vacinar as crianças de 03 a 19 anos, fiquei sabendo que vacinariam agora no final de maio de 03 a 05 anos, é verdade?

  38. Germana lopes albim dos santos disse:

    Tenho 63 anos e não tenho doença crônica, vou poder me vacinar?

  39. luh disse:

    Tenho 16 anos de idade e gostaria de saber quando sera minha etapa de vacinaçao? me respondam por favor obrigada.

  40. Felipe Martins disse:

    Fiquei muito preocupado com essa questão dos grupos de risco. Tenho 22 anos e já fui vacinado. Meus pais têm 52 e 53 anos. Além deles, muitos primos mais novos ainda no ensino médio, com 14 ou 15 anos. Espero que o governo realmente saiba o que está fazendo, pois se não souber, acredito que a indignação será grande. Esse tópico já é um exemplo disso.

  41. Denise disse:

    BOa tarde
    Acabei de retornar do posto de vacinação, de onde obtive a notícia de que eu teria que ter comparecido até dia 21 de abril, e que “não tem problema se vc morrer de gripe, nós oferecemos a vacina e vc não quis tomar” (sic).

    Onde posso tomar a vacina? Tenho 27 anos

  42. mary disse:

    tenho 41 anos e nao estou incluida na lista dos selecionados para receber a vacina H1N1, mas eu preciso tomar para me sentir segura contra esse virus, mesmo porque sou de outro estado…mas o que devo fazer para comprar essa vacina,em qual clinica particular em goiania posso encontrar?

    aguardo retorno

  43. Andreia disse:

    Tenho um filho de 10 anos.Gostaria de saber porque meu filho não foi incluído?Como sabem que correm menos riscos?meu filho fica resfriado com muita facilidade,acho isso um absurdo!!!e os impostos que pagamos???eu tenho 30 anos,isso quer dizer que vou ter o direito a vacina e meu filho não.Esse país é uma vergonha mesmo!!!

  44. adriana disse:

    gostaria de saber prq o ministério da saúde não incluiu as crianças na faixa etária de 3 aos 12????

  45. Edvaldo disse:

    Eu tenho 47 anos estou apavorado com essa minha exclusão da vacina H1N1, vou entrar na justiça contra o governo por danos morais.

  46. claudia regina disse:

    Esse e o pais do faz de contas.Os¨poderosos mentem dizendo que cuidam da sua populaçao e so pra cringo ser.Com certeza toda sua familia foram vacinadas,deveriam ficar sem vacinaçao,provar do seu proprio veneno

  47. Rosilene Rodrigues Da silva disse:

    como podemos agreditar em um pais que
    exclui suas crianças e jovens e pessoas de mais idade de se imunizar de uma doençaque pode matar

  48. Carlos Magno disse:

    Na minha família, de 4 pessoas, apenas 1 será vacinada. A única pessoa que vai ser vacinada na minha família tem entre 30 e 39 anos. O restante tem entre 3 e 19 anos e entre 40 e 59. Será que é assim que vão proteger a maioria da população brasileira? Ou será que estão pegando as faixas etárias menos freqüentes pra não dar tanto “prejuízo”? Engraçado como outras faixas etárias ficaram de fora! E eu tenho 19. NÓS NOS SENTIMOS EXCLUÍDOS E FORA DOS NOSSOS DIREITOS COMO CIDADÃOS BRASILEIROS!

  49. maria valeria de souza disse:

    Boa tarde
    Ref.a vacina em questao,acho que vamos ter que lutar muito para conseguirmos ,a vacina totalmente gratis.Digo isso porque tenho 53 para 54 anos e nao consigo vacina em posto medico algum.somente particular.

  50. VILMA SILVA disse:

    SENHORES POLITICOS, MINISTROS, SECRETARIOS ETC…PQ A VACINA SÓ PARA ALGUNS GRUPOS, SERÁ Q As DEMAIS CLASSES SAO IMUNES POR NATUREZA?

  51. Hellkier Miranda disse:

    Sera que o filhos de politicos, medicos e as classes que estão envolvidas no programa de vacinação que encontem-se na faixa do grupo que não sera vacinados ficam mesmo sem receber a vacina….??”Axo que não”. Então porque não desponibilizar a vacina para todos, já toda a população independente de idade corre o risco de contrair o virus..

  52. Andréia disse:

    E as pessoas que foram excluidas, como ficam? Elas também pagam imposto como os demais. É um direito de todos. Não devemos aceitar este absurdo calados.

  53. Maria Soares disse:

    Olá, meu nome é Maria Soares, eu e o meu marido temos 43 anos e meu filho 09, pelo calendário de vacinação estamos fora da faixa, o que eu acho um absurdo, pois o Ministério da Saúde deveria liberar a vacina p/ todos, até porque estamos expostos ao vírus diariamente, na escola, no ônibus, no metrô…….E aí Sr. Presidente?????e aí ministro da saúde????? “TODOS NÓS BRASILEIROS TEMOS O DEVER, OBRIGAÇÃO DE PAGAR IMPOSTOS, ENTÃO É CLARO QUE TAMBÉM TEMOS O DIREITO DE TOMAR A VACINA”

  54. Romilda Raeder disse:

    Em lugar de ficar criticando aqui, as pessoas deveriam entrar no site do Governo Federal, acessar o ‘Fale com o Presidente’ e botar a boca no trombone lá! É claro que o Lula não lerá pessoalmente, mas o pessoal dele, sim – e vai ficar sabendo o que pensamos a respeito. Vamos direto à fonte, gente!

  55. carla disse:

    Esta vacinação deveria ser urgentemente aberta a todos, isto é um direito,, o povo Brasileiro é muito manso,, Absurdos acontencendo, politicos enchendo o bolso, é mensalão do Lula, é mensalão de Brasilia, etc, roubo e mais safadeza e tudo acaba na casa do Faustão em Festa e pizza, e nem um direito que é a vacinação para todos, temos…. iste é uma vergonha Sr.Presidente…..

  56. Sandro disse:

    Isto é mais um quartel dos laboratorios e clinicas, pra fazer o povo pagar por um direito, só no Brasil, esta pouco vergonha, sempre pagamos por tudo em que o estado tem o dever de nos fornecer, graças ao nossos governantes que nada veem, nada ouvem,o que nao lhes interessam,, Escola temos que pagar, Segurança temos que pagar, Saude temos que pagar, enfim so rezando mesmo ,,,,, não Sr.Luiz Inacio da Silva,,,

  57. Mauricio disse:

    É um absurdo que crianças em idade escolar e adultos que formam a força de trabalho do País estejam fora dos planos do Ministerio da Saúde. Este é um crime contra o cidadão. Vou lembrar disto quando for votar dona Dilma : pois nem eu nem filhos serão vacinados.

  58. sandra disse:

    Acho um absurdo os idosos estarem fora do calendario, isso é um desrespeito ao ser humano.
    Somente irao ser vacidos os idosos com doença cronica escolhidas pelo governo.
    Meus pais tem doenças cronicas mas tambem nao constam na relaçao deles.

  59. sandra disse:

    Esta havendo um surto em crianças em idade escolar (03 a 17 anos) aqui em sao paulo, em um colegio, claro que trata-se de um colegio particular e os pais estao providenciando a vacina paga.
    O que acontece com as pessoas fora da faixa estipulada pelo governo, principalmente os pobres, morrem. Somos considerados cidadaos na hora do voto. Isso é um absurdo, somos os indigentes do pais.

  60. Claudio Moura disse:

    Isso que os nossos governantes estao fazendo é um absurdo, só vacinar por faixa de idade, e os que não estão nesta faixa como fica. O governo gasta tanto dinheiro sem necessidade e o que realmente importa ele simplismente deixa de lado. Espero que ele olhe para o restante da população que nao tem condicções de adquirir a vacina em Clínicas particulares. Espero que o governo tenha um pouco de sensibilidade para com essa situação.

  61. Marcelo disse:

    Olá sou Marcelo, eu queria saber quando avera a vacinação para crianças de 12 anos e outros que não tem poblemas cronicos.

  62. Eude Izamar Botelho Tavares disse:

    Quanto aos idosos com mais de 60 anos que nao tem doença crônica e nao podem comprar a vacina como ficam ? ou ja existe uma data de vacinação.

  63. Maria Aparecida disse:

    Bom Dia,meu nome Maria Aparecida tem 53 anos,Limão – SP, sou hipertensa fui ao posto tomar a vacina e me disserão que eu não posso tomar, tenho um neto que tem 17 anos, nos dois estamos fora do calendario para tomar a vacina, meu neto estuda em duas escolas por isso convive com muita gente, e eu trabalho fora para sustentar a familia,pago os meus impostos em dia, não tenho condição de pagar particular,e agora a quem devo recorrer para ter o direito de tomar a vacina, e se eu pegar o virus e acontecer o pior, quem vai sustentar a minha familia!será que algum desses politicos? isso é um absurdo, por favor alguém pode me ajudar.

  64. ZULMIRA disse:

    TENHO 59ANOS.GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO TOMAR A VACINA,OU TENHO QUE ESPERAR COMPLETAR 60ANOS.OBRIGADO.

  65. JOCILENE disse:

    meu nome é Jocilene gostaria de saber se uma criança que possui rinite alérgica, e um grau muito alto de alergia pode se vacinar contra anova gripe? agradeço.

  66. aparecida maria de souza disse:

    E quem não està incuído nessa faixa de idade e não tem condições de pagar vai ficar sem vacinar ou vai ter para todos? essa vacina é muito cara,e não podemos arriscar. Todos nós precisamos nos prevenir.Se puder me responda por email.Obrigada.

  67. Cristina O. Braga. disse:

    Estou muito preocupada…Pois eu e meu marido iremos tomar a vacina, mas o meu filho que tem 17 anos não. Ficaria muito tranquila se ele também pudesse ser imunizado contra a doença,sendo assim, até me desanima tomar a vacina!!!

  68. claudete disse:

    deveriam ser vacinados todas as crianças porque frequentam escolas fechadas todos os dias e vivem em maior aglomeração não deveriam ser excluidas é muito errado pois também são seres humanos e o virus não escolhe idade nem pessoas .

  69. GABRIEL disse:

    na minha opnião toda população devevia ser vacinada, porque na hora do voto, todos nos votamos e pagamos nossos impostos, na hora de vacinação lembraram apenas de parte da população.acho isso um descaso com o povo Brasileiro!

  70. Edilene Patrone disse:

    gostaria de saber porque não existe data para vacinação da h1n1 em pessoas abaixo de 20 anos e acima de 40 anos…tenho 43 anos e meu filho tem 17 anos .podemos tomar a vacina quando ?

    obrigada,aguardo resposta.

  71. vera disse:

    acho interessante esse calendário e o0 resto da populaçao,de 03 anos a 19 e 28 a 59 anos quando poderão ser vacinadas? eu acho estranho essa ordem,gostaria que houvesse uma explicação.

  72. Rubia disse:

    Tenho mum filha de 3 anos, e minha mãe tem 67 e não tem nenhum problema de saúde. Quando terá vacina disponível para ela? Qualquer um está sujeito a adoecer, e aí? Por que a vacina não foi disponibilizada para todos?

  73. Camila Tognetti disse:

    O que acontece com o restante da população que não esta tendo a oportunidade de se vacinar, por exemplo,a população entre 40 e 59 anos,ou crianças a cima de dois anos? A campanha esta sendo dividida em etapas,tem suas prioridades,e mesmo assim, muita gente que esta dentro dos “padrões” para tomar a vacina,não se preocupa em se imunizar.Que absurdo. Tomara que as vacinas que essas pessoas estão desperdiçando,sobre para as pessoas que querem tomar mas não estão dentro do calendário.

  74. Ezequiel Alves disse:

    Tenho 20 anos e tenho apenas um rim, poies desde
    quando nasce que ele nao trabalhava e o disse que eu teria que retira-lo para que eu nao obtivesse nenhuma complicaçao com esse problema tais como:problemas de coraçao, pressao alta…!
    quero saber se o fato de ter apenas um rim me impede de tomar a vacina ou se pelo contrario devo concerteza tomar a vacina???

  75. Ines Lazaro disse:

    Eu acho essa campanha um absurdo, como so algumas pessoas pode tomar essa vacina, sendo que no Brasil existem tantas crianças e adultos nessa faixa que não puderam serem vacinadas e que muitos não podem comprar, em minha casa somos em 4 pessoas e nenhum entrou nessa campanha, pagamos tantos impostos se na hora que precisamos não temos nenhuma prioridade, é uma vergonha.Precisam mudar isso o mais urgente para que todos possam ter o mesmo direito.

  76. Luciete Campos de Jesus disse:

    Na minha opinião a secretária da saúde, deveria colocar os agentes de saúde a visitar mais as pessoas. Bem na minha casa o meu agente demora muito ou as vezes meses. O meu esposo tem glaucoma e faz uso de colírio desde 2007, é, seria o caso dele se vacinar agora? Pois, pelo o calendario só em 10 a 21 Maio.

  77. LUZIA DO CARMO DE OLIVEIRA disse:

    MEUS FILHOS SÃO ALÉRGICOS DERIVADOS DO LEITE, MOFO, POEIRA. QUANDO ENTRAM EM CONTATO COM ALGUNS DESSES PRODUTOS OU AMBIENTES, PASSAM MAL. ISSO É DOENÇA CRÔNICA? UMA VEZ QUE NÃO TEM CURA.
    GOSTARIA DE DIZER QUE AQUI EM MINISTRO ANDREAZZA/RO AS MÃES QUE TEM CRIANÇAS COM DOENÇAS CRÔNICAS SÓ CONSEGUE VACINAR MEDIANTE PRESCRIÇÃO MÉDICA. OBRIGADO.

  78. Deny disse:

    Tenho 38 anos e dois filhos um de 11 e outra de 15 anos, eu como pai ou mãe colocaria meus filhos eu meu lugar para tomar a vacina, vçs não tem filhos não!

  79. Marinete dos Santos Morais disse:

    Tenho 52 anos sou hipertensa tomei a vacina hoje 12h, estou com uma forte dor de cabeça antes de tomar não estava. Só estou comunicando, sabendo que cada corpo reage de forma diferente e não estou arrependita de ter tomado.

  80. Heli disse:

    Na realidade, com estes grupos de vacinação que vocês descrevem no site, vocês estão colocando 2 grupos de riscos para a doença,as crianças e adolescentes entre 2 e 19 anos e as pessoas de 40 anos em diante que não tenhão doenças cronicas.Porque ninguem mereçe pagar na faixa de r$ 120,00a r$ 150,00 uma vacina, sendo que a obrigação é dos governantes vacinar a população inteira, e não só algumas faixas etárias.

  81. Richard Monego disse:

    Acho que esta campanha deveria ser para todos,poxa vida eu tenho 31 anos de idade vou receber a vacina,minha filha tem 4 anos e se eu quizer tenho que pagar,é claro que vou fazer isso!!Mais e as pessoas que nao tem condiçoes de pagar..Poxa no meu ponto de vista a secretaria da saúde teria que priorizar menores de 18 anos,idosos,gestantes e pessoas com doenças cronicas em primeiro lugar depois os outros..Agora sem duvida que é uma falta de respeito com muitas pessoas,crianças de 2 a 20 anos sem vacina e pessoas de 40 a 59 anos impedidas de tomarem a vacina gratuitamente em postos de saúde,isso é pra acabar,vamos vacinar as nossas crianças ,idósos gestantes pessoas com doenças cronicas……..O restante que vai trabalhar e pagar a vacina.

  82. gleiverson messias de oliveira santos disse:

    eu acho que todo mundo deve vacinar de uma vez sò independente de idade e condicionamento fisica.aqui na minha cidade a vacinacao esta sendo lenta de mais eu que tenho 14 anos nâo sei que dia vou vacinar.a secretaria de saùde deveria passar nas escolas avisando , e de uma vez jà vacinando. ninguem que tenha entre 12, e 18 anos ainda nâo sabe por falta de comunicaçâo todos devem vacinar obrigatoriamente mas nâo sabemos o dia.

  83. heloise disse:

    gostaria de saber se os adolescentes de 11 á 18 vao poder tomar essa vacina.

  84. Luis Oscar Faustiello disse:

    Tenho uma curiosidade, alguém pode me informar se algum dos nobres brasileiros, de notório saber, que são contrários ao SISTEMA DE COTAS nas Universidades, manifestou-se publicamente contra o calendário de vacinação divulgado pelo Ministério da Saúde:

    Profissionais de saúde e indígenas – 8 de março a 19 de março

    Gestantes, doentes crônicos e crianças de 6 meses a 2 anos – 22 de março a 2 de abril

    Jovens de 20 a 29 anos – 5 de abril a 23 de abril

    Idosos (mais de 60 anos) com doenças crônicas – 24 de abril a 7 de maio

    Pessoas de 30 a 39 anos – 10 de maio a 21 de maio

  85. Marcia disse:

    Por que as pessoas de 02 ate 19 anos e 40 a 59 anos não estao incluidas para tomar a vacina contra gripe h1n1?

  86. jocilene disse:

    eu tenho19 anos e gostaria de saber se vai ter vacinacão

  87. Eliane sousa disse:

    Meu pai tem mais de 60 anos e nao tomar a vacina porque nao tem nenhuma doença cronica?Sera que vamos ter que pagar 100,00 reais para ele tomar essa vacina?

  88. Solange disse:

    Não é uma opinião e sim uma dúvida.
    Vou pagar 120,00 para vacinar o meu filho contra a influenza e a H1N1,ambas estão juntas numa unica doze, e depois terei que voltar pra dar a 2ºdoze da H1N1.
    Posso confiar???

  89. zaquel de lima disse:

    BOM DIA, tenho 41 e um anos e queria saber se não vai ter vacinação para essa idade.

    obrigado!

  90. JULIANA disse:

    O CORRETO SERIA VACINAR TODAS AS CRIANÇAS,INDEPENDENTE DA IDADE.
    A VACINA CUSTA R$ 100,00. PRA QUEM PODE COMPRAR VIVA, E QUEM NÃO PODE FICA COMO?
    ESTOU FALANDO E ESQUECI QUE ESTOU NO BRASIL ONDE TUDO ACONTECE DE QUALQUER JEITO E A HORA QUE ELES QUEREM.(OS POLITICOS MAIS QUE CORRUPTOS).

  91. Robert F. Burns disse:

    Pessoas entre 40 e 50 anos não precisam ser vacinadas?

  92. Wanda disse:

    Maravilha o calendário, e as pessoas de 50 anos em diante, que com a graça de Deus não tem doença crônica, vai ter que pagar????? acham que o valor da aposentadoria cobre esse custo????

  93. magda disse:

    cade a data de vacinaçao das criancças de 10 aos 18 e pessoas de 40 a 59 onde estao estes nao precisam de vacinas podem pegar A GRIPE SEM ELA.

  94. Francisco Porcino Costa disse:

    VACINAÇÃO, para idosos acima de 60 anos, quando será? digo idosos sem doençass graves.

  95. Ana lúcia Francisco disse:

    Boa Noite estou pesquisando o calaendário da campanha da vacinção contra a gripe H1N1 e até agora não vi sobre as pessoas acima de 40 anos. Quando que começa a campanha para pessoas com mais de 40 anos?

  96. CEMY VARGAS disse:

    Meu comentário SÃO PERGUNTAS: E QUANDO SERÃO

    VACINADAS AS PESSOS NA FAIXA DE 40 A 59 ANOS???

    ELAS NÃO PRECISAM?

    E OS IDOSOS COM MAIS DE 60 ANOS SEM DOENÇA

    CRÔNICA! TAMBÉM???

  97. leiriane disse:

    o que eu faço minha filha tem 2anos e ainda n~SE VACINOU?

  98. MARIO DE OLIVEIRA SANTOS disse:

    Na minha casa ninguém vai tomar a vacina, por que está tudo muito nebuloso e a composição da vacina nos assusta.

    Eu pratico Autohemoterapia há quase 3 anos. Para quem não sabe a Autohemo aumenta em 4x a defesa do organismo, e não tem nenhuma contra-indicação. Quem quiser saber mais a respeito dos beneficios dessa prática, é só pesquisar na Internet.As autoridades não falam desse assunto por que essa prática deixa a pessoa mais saudável e assim compram menos remédio, e o LOB dos laboratórios é muito forte e poderoso para evitar que os beneficios sejam divulgados pela midia.

  99. Mato Grosso disse:

    Gostaria de saber se o Ministro da Saude vai ficar sem vacinar (tem entre 40 a 59 anos)

  100. Rute Mendonça de Oliveira disse:

    Por que as crianças em idade escolar, com alto risco de contrair vírus não serão vacinadas? Muitas pessoas perguntam e eu como funcionária da secretaria regional de saúde de Leopoldina-MG não sei como orientá-las. Tenho uma filha de 9 anos que não vai tomar a vacina, mas quero saber o por quê.
    Aguardo uma resposta, obrigada, Rute.

  101. celso miranda disse:

    boa noite, dos 39 aos 60 anos tem que morrer,não podem tomar h1n1 bão corre risco ou não tem vacina pra toda população que seria o correto na ninha avaliação.

  102. Dayse disse:

    Olá aqui em em Belém-Pa faltou vacina h1n1 hoje e ultimo dia de vacinar jovens de 20 a 29 anos e muitos jovens foram feitos de palhaços q se pode dizer pois quando chegaram aos posto simplesmente foram ignorados sem informção e sem um pigo de dignidade simples assim a pessoa falava que tinha acabado, e em outros posto deram ate senha para limitar. Que cidade e essa..cidade sem lei que vergonha.

  103. selma gomes de oliveira disse:

    Tenho uma bebê de 9 meses, ela não tomou a 2º dose hoje, simplismente porque o governo não distribuiu a vacina; pergunto o por que de tanta propaganda enganosa; e os responsaveis pela rede publica deste municipio simplismente se justifica que a culpa é do governo, mas uma vez o povo com cara de palhaço… os politicos desse país para pedirem votos vão de porta em porta na hora de dar satisfação mandão seus acessores ou um tal de ouvidor, que nos pede para fazer reclamações via email… é a modernização sendo usada para o pão e circo. ah nessa proxima eleição o tão caro eleitor poderia votar via msn ou até mesmo email não seria demais!!! Parabéns ao descaso com meu nariz de palhaço!

  104. Maria Cleide Duarte disse:

    Na minha casa somente eu entro nesse calendário da vacinação contra o virus H1N1. Porem, fico indignada por não compreender a elaboração de um calendario que deixa de fora uma parte da sociedade, inclusive as crianças.
    Isso para mim é injusto. E porque não dizer preconceituoso?

  105. Fernanda Karoline Monteiro - 12 anos disse:

    Por que as crianças em fase escolar ficaram de fora do calendario de vacinação? na minha opinião é absurdo achar que não constituem em grupo de grande risco. Para mim isso é preconceito escolher as passoas alegando que são mais vuneráveis. Todos nós corremos riscos. E não adianta ficar falando que os laboratórios não atendem a demanda porque se fosse as clínicas particulares não aim vacinar cobrando um preço. Isso é uma vergonhoso!!!

  106. Maria Helena de Souza disse:

    Tenho 52 anos e não faço parte de nenhum grupo de vacinação.Meu esposo tem 49 anos e não se encaixou em nenhum grupo . Afinal poderemos ou não tomar a vacina ??

  107. Solange Diniz disse:

    Tenho 35 anos e tenho bronquite, já estive no posto da cidade onde moro **** cinco **** vezes e não consigo tomar a vacina, sempre me informam uma nova data para voltar, me informando que independente de eu ter ou não bronquite ainda não estou na faixa etaria para tomar a vacina. O que posso fazer?????

  108. CLARICE disse:

    Tenho 55 anos e meu grupo está fora da vacinaçao,gostaria de saber o porque.Tenho direito como qualquer cidadao.Baseado no que eu estou fora de perigo de pegar a gripe?

  109. maria aparecida de jesus disse:

    Estou com 54 anos e tomo remédio controlado para depreção e outro para nervo pois se não tomar tenho durmenças e desmaios gostaria de saber se isto me da direito a vacina hini perdoe os erros de portugues pois so tenho O PRIMÁRIO

  110. adriano disse:

    minha mae tem 50 anos qual o dia certo para ela tomar a vacina???

  111. Carla disse:

    Sei que talvez voce nem leiam isso,e sei que talvez não fará nenhuma diferença pra voces!Mais, realmente é uma vergonha.Na realidade todos nós estamos correndo risco, sei que exitem casos em que merecem um atendemento mais rápido,mais pelo amor de Deus!E as outras pessoas?E as crianças?Tenho 18 anos, e nem sei quando terei a oportunidade de uma vacina, poderia me responder isso?

  112. LUANA APARECIDA RODRIGUES HANDA disse:

    Na minha casa fui e serei a única a tomar a vacina, esta decisão foi tomada pelo o fato que após 8 dias que tomei a vacina simplismente fiquei gripada com febre alta, dor muscular, dificuldade para respirar e muita dor, no momento ainda me recupero.Eu tenho certeza que se eu não tivesse tomado a vacina ,não teria ficado doente.
    A minha decisão te tomar a vacina antes dos meus familiares foi exatamente para testar se está vacina é realmente segura, antes de tomar eu já tinha ouvido várias pessoas falarem que alguns dias após tomarem a vacina, teriam ficado gripados (vírus comum), e realmente eu acabei comprovando que isto era verdade. Portanto o meu filho que tem brônquite não vai tomar a vacina,meu marido hipertenso e a minha mãe idosa tambèm não irão. No momento o meu recadinho para o ministério da saúde é: Deixa para a próxima, quando na minha opinião ela estiver mais segura.

  113. aline da silva mendes disse:

    eu acho uma vergonha ter que pagar por uma coisa que á gente nem sabe se funciona, só quero ver onde isso vai parar!

  114. Márcia disse:

    Gostaria que os políticos fossem honestos como eu!
    A minha faixa de idade não permite tomar a vacina,mas me disseram que se eu falar no posto de saude que tenho uma doença crônica, eles não pedem atestado e daí eu poderia tomar sem problemas,acontece que não acho justo com as pessoas que realmente precisam tomar.E aí o que que eu faço com a minha honestidade quando eu pegar a doença?

  115. Adams disse:

    É uma VERGONHA não vacinar as nossas crianças.
    Nunca “neztepaiz” vimos coisa igual.
    Talvez porque criança não vote…
    …mas os pais, avós, tios e padrinhos das crianças votam.
    Governo incompetente.
    E não adianta falar para vacinarmos em clínicas particulares, porque a vacina acaba no mesmo dia, e geralmente não tem previsão de entrega.

  116. Lidia disse:

    Tenho dois filhos de 12 e 10 anos, quero saber se todos vão ser vacinação independente da idade?

  117. Katia disse:

    É uma vergonha!!!!! simplismente ridículo, em plena fase de campanha para vacinação, os postos de saúde não abrirem aos finais de semana e feriados, como o cidadão que trabalha a semana inteira e só tem tempo nos finais de semana vai se vacinar sem os postos estarem abertos?? o Governo está de Parabéns! incentiva por um lado e não dá opções pelo outro….

  118. katia Regina D'avila Freitas Sales disse:

    A minha opinião que deveriam vacinar todos para a proteção da doença, poderia ser mais para frente porém vacinando todos.

  119. artur disse:

    Peço ao Exmo. sr. Presidente LULA que exonere urgentemente quem inventou as tabelas de vacinação contra a gripe hlnl.

  120. carla disse:

    Gostaria de saber se meu filho que tem 2 anos e 4 meses pode ser vacinado.

  121. Marcia A. Gutz disse:

    Estou indignada!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Como é que um país que fala tanto em discriminação faz uma coisa dessas,meu filho e meu marido estão fora da vacinação.Então me perguto se é por falta de vacina, porque que tem fabricas cobrando para aplicar essa vacina em pessoas que não estão no calendário? Então vai uma sugestão porque as autoridades responsáveis não cobrem para vacinar todos, se todos pagassem um pouco averia vacina para todos, não seria justo?

  122. Aline disse:

    Durante a semana todo mundo trabalha e fica sem tempo de ir se vacinar, pois tem empresas que não deixam o funcionário sair…HOJE QUE É FERIADO, todos os postos estão fechados…
    Isso é um absurdo…depois dizem que a população é importante para o país…

  123. Rosani Ap. Borin disse:

    Olá! Como todos gostaria de deixar aqui meu protesto, pos sou hipertensa, tenho um filho de 13 anos e netos que não estão na lista para tomar a vacina.Além de tudo isso sou professora e tenho contato todos os dias com
    jovens fora dessa “lista”. Como eu li alguns comentarios percebi que algumas pessoas estão desinformadas, “se não temos possibilidade de produzir vacinas para todos, porque então já existem vacinas disponiveis para vender em alguns laboratórios?”

  124. Edson disse:

    Penso que nossa Constituição Federal afirma que todos são iguais perante a lei, também em obrigações e “DIREITOS”, tenho 44 anos e meu filho tem 14, tanto eu quanto ele estamos excluidos do calendário de vacinação contra H1N1 o que corresponde a 100% da minha família.
    Não me importaria se fossemos parte dos últimos grupos com direito a receber a vacinação.Agora ficar fora do calendário me entristeceu.
    Nosso país que desponta como uma potência mundial, sempre pronto a intervir de forma positiva para auxiliar outros países e suas populações durante suas catástrofes, o que é uma atitude digna de respeito para nossa autoridades e ao mesmo tempo negar o acesso a uma simples dose de vacina para uma grande parcela da população brasileira e que no caso da minha família corresponde a 100% me faz repensar qual o valor da minha vida no meu país.
    Edson.

  125. marli disse:

    tenho uma curiosidade
    crianças apatir de 5 anos vao tomar essa vacina??? gostaria de obter respostas, pois ate hoje nao ouvi dizer a esse respeito

  126. Dário disse:

    Gostaria de deixar registrado,que isso é uma vergonha! o governo decidir quem toma ou não a vacina, e nem mesmo se dão ao trabalho de justificar porquê augumas pessoa vam ficar de fora da vacinação, ao meu ver eles não teem o direito de excluir ninguem pois isso é nosso direito, é por isso que pagamos impostos !!! mas quando algumas pessoas dessas que foram excluidas comesarem a morrer !! e as familias comesarem a mover ações contra eles, ai eles iram resolver esse problemas! mas então algumas pessos já terão morrido!!!!

  127. Luciano Celso Ferreira disse:

    hipertensão é considerado doença cronica?

  128. ana disse:

    Por favor! A doença é nova, os laboratórios nao dão conta de tanta vacina!!!
    Então é logico q um estudo foi feito! Está certo vacinar quem tem mais chances de contrair a doença!

  129. Josiane disse:

    Esse calendario é uma vergonha,talvez seja esse o motivo do fracasso !!!!
    Quem foi que fez esse calendario?
    Onde diz que as passoas q não estão incluidas são imunes ou menos vulneraveis ?
    Isso é uma vergonha.

  130. pietra santos disse:

    sou pietra santos ,tenho um filho de dois anos
    fui ate o posto mas proximo da minnha casa,
    e menti,disse que o meu filho tem bronquite
    e tinha que tomar a vacina contra a gripe h1n1
    ele tomou a vacina ,mesmo com medo porque nâo
    sabia se ele poderia ter auguma reaçâo
    fiz isto por desespero,medo que o meu filho podesse pegar essa maldita gripe,o meu marido
    e eu tambem tomamos a vacina ,estavamos dentro
    do calendario.

  131. liziane disse:

    tenho uma filha de 3anos e minha mãe tem 46 anos quando vai ser a vez delas ser vacinadas

  132. Arthur disse:

    Entrei no link “Confira os postos…”que me enviou para outro “As informações sobre postos de vacinação…”que me jogou para “http://www.saude.rj.gov.br/”que não tem nada lá ou se tem tá bem escondido.
    Entre no google coloque na busca “postos de vacinação rio de janeiro”e clique na primeira opção”Revista da vacina”
    site:www.ccs.saude.gov.br/revolta/postosM.asp

  133. Martha disse:

    Tenho três filhos, duas em idade de 22 anos, 20 anos e um rapaz com 16 anos e acho que ele tbm, deveria ser vacinado, já que ele estuda e na sua escola tem várias alunos que tbm gostariam de tomar a vacina.A campanha deveria ser para todos e não apenas alguns serem beneficiados.O governo gasta o nosso dinheiro com viagens e não pode vacinar a população? Que vergonha.

  134. raimunda disse:

    o meu é mais uma informação
    meu marido tem doença cronica
    tem 70 anos ele pode tomar a
    vacina h1n1 hoje dia 20 e dia
    8 tomar a vacina do idoso?

  135. Luiz Fernando da Silva pessanha disse:

    Qual o critério para deixar de lado as pessoas com as faixas etárias entre 3 a 19 anos e 40 e 60 anos??
    Falta de vacinas??
    Não há riscos??
    Estão imunes??
    Ninguém sabe e não há esclarecimentos sobre o assunto.

    DESCASO!!!!!!!

  136. luciene disse:

    nao goste desse calendaro,meu filho tem 9anos e nao ta no calendario de vacinacao.ele sim tinha que esta pois nao tem consiencia do perigo.fico muito triste em saber que meu filho nao esta protegido.gotaria de saber por que ele nao estar incluido?

  137. janete disse:

    a minha opinião é de q ta demorando demais a imunização contra a gripe h1n1..ñ entendo pq calendario,simplesmente vacinem quem procura os postos de saude sem interessar a idade..tenho uma filha de 12 anos e outra de 7..vamos esperar oq?ja q ouve vitimas infantis simmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmmm no ano passado..

    JANETE…..

  138. Everton disse:

    por que q naum tem para crianças de 5 anos p cima??????
    devem ta pensando q elas naum pegam ne?? ter q pagar isso e um absurdooo… um roubooo, so pensam em ganhar dinheiro ate em cima da saude da populaçao.. cambada de sem vergonhas vagabundos, malditos..

  139. ANTONIO DE AZEVEDO CARNEIRO disse:

    FIQUEI TRISTE COM ESSE CALENDÁRIO ELABORADO PELO MINISTRO DA SAÚDE, ACHEI QUE SOFRI DISCRIMINAÇÃO JUNTO COM MINHA FAMILIA, EU TENHO 45, MINHA ESPOSA TEM 40, MEU FILHO MAIS VELHO TEM 12 E O CAÇULA TEM 07, NENHUM DE NÓS ESTAMOS NO PLANO DA VACINA.
    ESSA CONVERSA DE IDADE COM MENOS RISCO É PAPO FURADO, QUANDO FOREM IMUNIZADOS OS 90 MILHOES PREVISTO, NÓS QUE NÃO FOMOS VACINADOS, VAMOS FICAR É VULNERÁVEIS A DOENÇA.
    SEMPRE VOTEI EM LULA, MAS ESTOU QUASE MUDANDO MINHA OPINIÃO, PRINCIPALMENTE DEPOIS DE LEMBRAR QUE QUANDO JOSÉ SERRA FOI MINISTRO DA SAUDE, O BRASIL VACINAVA TODOS, SEM DISCRIMINAÇÃO.

  140. Wagner disse:

    Acredito que tudo esta errado, lembra da Meningite quando afetou São Paulo, pois bem TODOS FORAM VACINADOS e conseguimos conter mais de 90% da doença, da maneira que esta sendo feito hoje NÃO VAI FUNCIONAR, não é pessimismo é realidade, vamos ser profissionais, dinheiro tenho certeza que não falta. Como cidadão tenho direito como todos os outros questiono porque tenho 51 anos e estou fora desse processo em receber a vacina.
    Ou vcs. querem o dinheiro para fazer politica.

  141. Lucas disse:

    eu tenho 19 anos, e não tem para a minha idade ¬¬
    que dia seria para as pessoas de 19 anos?

  142. EDNA disse:

    EU QUERIA QUE COLOCASSE NO SAITE LISTA DE QUAL AS DOENÇAS CRONICAS QUE DA O DIREITO DE SER VACINADO.POIS EU TENHO GASTRITE CRONICA TENHO ERNIA DE DISCO ARTROSE NA COLUNA FAÇO TRATAMENTO COSTANTE DE ESTOMAGO SO HIPERTENÇÃ E FUI NO POSTO E DISCERAM QUE AS ENFERMIDADE QUE EU ESTOU N~ CONSTA NA LISTA EU TENHO 55 ANOS.

  143. Ana Julia de Souza disse:

    Tenho 51 anos, portanto estou dentro da esclusão da vacinação.
    Agora pergunto quem garante que todas as pessoas dessa faixa de idade estão totalmente livres de contrair a doença? ou vão esperar que começam a morrer pessoas para depois liberar a vacina, embora as pesquisas apontaram contrárias, a doença não escolhe idade, cor, raça, sexo etc., podemos estar correndo riscos que poderiam ser evitados.

  144. Neil disse:

    Gostaria de saber se existe alguma previsão para vacinar meu filho que tem 2 anos e 3 meses, sendo que ele convive com várias crianças na escola, podendo contrair o virus da gripe???

  145. katia disse:

    boa noite meu nome é katia estou com uma pequena duvida tenho um filho de 8 anos e gostaria de saber quando que ele vai poder tomar a vacina h1n1.

  146. keila disse:

    tenho um filho de 2 anos e 5 meses ,tenho uma duvida ele vai tomar a vacina nessa campanha, fala que é criança ate 2anos e ele esta no padrão obrigado.

  147. Janice disse:

    Olá,

    Gostaria de saber, pq uma pessoa com 57 anos não pode vacinar? Não consigo entender.
    Obrigada.
    Janice

  148. cássia regina disse:

    Tem previsão de vacinas para jovens e crianças?

  149. ANTONIO disse:

    Eu acho um absurdo imunizar apenas uma parte da população. Eu nunca ouvi dizer que a gripe h1n1 vai escolher as pessoas pela idade.
    Essa campanha de vacinação é mais uma jogada de marketing de propaganda do governo NAO há epidemia de h1n1 “A DENGUE HOJE É EPIDEMIA”.
    Não tem o menor sentido algumas faixas etárias ficarem de fora e afirmarem que essas pessoas não vão se contagiar.

  150. Walkyria Melo disse:

    Sou Enfermeira e gostaria de dizer as pessoas que deixem de lado essa besteira que a vacina faz mal, que deixa as pessoas doentes. È claro que toda medicação nova causa uma certa espectativa, mas não é admissível que isso leve as pessoas a um nível de ignorancia que venha prejudicar uma campanha tão importante quanto essa. Jamais uma equipe de profissionais iria colocar uma nação em risco em troca de quê? Não perca a oportunidade e vacinem-se.

  151. Deise Mara disse:

    Por quanto tempo estamos imune a gripe h1n1?E quais as reaçoes da vacina.

  152. eliana disse:

    eu acho que,devem ser vacinados,diviam estar incluidos no calendario seria os que estao na escola que e exatamente os de tres a 18 anos,esses vao ficar a merce da gripe suina?que horror.

  153. Gilberto Araujo disse:

    A falsa propagando do governo de lula e sua trupe, é de q/ ‘ÊSSE É UM PAÍS DE TÔDOS’ mas na verdade êsse é um país de lula e sua trupe, garanto q/ para êles os seus familiares, não faltará vacinas para tôdas as idades, já para o pôvo êsse ‘QUE SE EXPLUDA’,se apanhar a H1N1, como dizia um personagem político de um conhecido programa humorístico.

  154. Dijalma Moreira dos Santos disse:

    Bom dia?
    Tenho uma dúvida, minha filha tem 03(três) anos de idade e noentanto as crianças de 03 anos não constam no calendário de vacinação, então gostaria de saber se existem uma data para elas ou elas ficarão fora do grupo que irão tomar a vacina? e eu como pai estou preocupado, todos estão sendo vacinados e elas não.
    muito obrigado e tenham um bom dia
    Dijalma moreira dos Santos – Cairu – Bahia

  155. Gisele disse:

    Tenho 19 anos e não posso tomar vacina,porem dia 5 de maio faço 20 anos e não poderei tomar a vacina de novo devido o vencimento do prazo combinado,o que fazer com este problemão,a mocinha não quer me vacinar,o pior é que tenho contato com pessoas da ZL,ZN,ZS de todos os cantos de SP,pego ônibus e metrô tds os dias,o que fazer?

  156. silmara correa disse:

    minha faixa etária não me permite tomar a vacina. quero saber se posso processar o governo por exclusão, caso contraia a gripe.
    penso se nao é um lobby para que as demais pessoas corram para clinicas particulares. além disso, minha faixa etária nao me exclui de pagar imposto de renda, ipva, iptu…
    encaminhei email para o ministério da saude sobre o assunto e nunca ninguem me respondeu. que pais é esse?

  157. Tanis Marilda Buzas Cavinato disse:

    Não é bem uma opinião e sim uma dúvida;
    Tenho uma tia de 83 anos, que está sob meus cuidados e é portadora de Mal de Alzheimer. Como Mal de Alzheimer é uma doença cronica, gostaria de saber se devo levar ao posto de saúde algum atestado médico da doença dela. quando da vacinação
    Grata!

  158. Monica Fraga disse:

    No calendario de vacinaçao esta nao crianças e adolescentes entre 2 anos completos à 19 anos e tambem adultos entre 40 a 60? Porque?
    Tenho 40 anos e estou com medo de ficar sem a vacina.
    Podem me explicar??
    Agradecida

    Monica Fraga

  159. MERY disse:

    Acho que o governo deveria investir mais nesta campanha. Não existe esse de que ninguém possa está imunizado!Isso é uma maneira de descartar algumas pessoas para o governo não gastar tanto com o que na verdade é necessário. ACORDA BRASIL!

  160. ANA CLAUDIA disse:

    ACREDITO SEM UMA FALTA DE RESPEITO COM A POPULAÇÃO BRASILEIRA QUE PAGA SEUS IMPOSTOS A FORMA DE VACINAÇÃO ADOTADA PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE. QUERIA DIZER QUE É UM ABSURDO QUE NÃO QUEIRAM VACINAR A TODOS. SE NÃO QUEREM DAR A VACINA GRATUITAMENTE, QUE AO MENOS PONHA A VACINA A VENDA A UM PREÇO ACESSIVEL A TODOS. LULA ACORDA, VAI DEIXAR SEUS ELEITORES SUCETÍVEIS A MORTE POR H1N1?????

  161. sonia Nogueira disse:

    Questiono os critérios . Na minha casa, somos 4 pessoas e ninguém será vacinado a não ser que recorramos a clínicas particulares. Não consigo entender também como é que crianças na fase escolar possam ficar de fora de uma campanha como esta, bem como os professores que lidam com tantas crianças

  162. analice paixao disse:

    Sim tudo bonitinho, organizadinho + o meu filho de 3 anos não vai tomar a vacina porque? Não entendi esses criterios de idades,o governo esta querendo mesmo resolver o problema ou é só uma maquiagem de ano eleitoral?

  163. Regivaldo disse:

    Olá boa noite, tenho pouco mais de 55 anos de idade. olhando o calendário de vacinação não encaixa o pessoal da minha idade.
    porque será?

  164. Gláucia disse:

    Continuando, como vou dormir em paz se eu e meu esposo vamos vacinar e meu filho não, será que o governo sabe mesmo o valor de um filho de uma familia, Art.5º,caput,Constituição Federal.”Todos são iguais perante a lei,sem distinção de qualquer natureza,garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida,à liberdade,à igualdade,à segurança e apropriedade,nos termos seguintes”.Portanto todos têm o direito de receber a vacina do ESTADO independente de grupo de risco.

  165. Reginaldo disse:

    Gostaria de saber, por que as crianças de dois a 19 anos , não irão tomar a vacina?
    Não consigo imaginar eu e minha esposa imunizados, e minhas filhas de nove e doze anos não.
    Essa vacina já esta disponibilizada em redes particulares?Qual seria o valor dessa vacina?

  166. carol disse:

    eu tenho 28 anos devo toma e minha filha tem 2 e 3 meses essa vacina não tem perigo de toma essa vacina

  167. ELIANE disse:

    TODOS NA MINHA CASA ESTAVAM SAUDÁVEIS, TOMAMOS A VACINA E FICAMOS MUITO DOENTES. SENTIMOS DOR DE CABEÇA E NA NUCA, ROSTO VERMELHO, TOSSE, GRIPE, DOR DE BARRIGA. TOMAMOS EM DIAS DIFERENTES POR CAUSA DA IDADE DE CADA UM. ESTOU MUITO ASSUSTADA.
    A REMESSA DA VACINA DE CURITIBA É DIFERENTE DE OUTROS LUGARES DO BRASIL?
    DE ONDE VEM ESTA VACINA?
    ELA REALMENTE É CONFIÁVEL?

  168. Julia Ribeiro disse:

    Gostaria de saber, por quer as crianças maiores de dois anos , não irão tomar a vacina?
    Não consigo imaginar eu, meu esposo e minha filha, de dez meses imunizada, e o meu filho de dois anos não.
    Essa vacina já estar disponibilizada em redes particulares?Qual seria o valor dessa vacina?

  169. Maria Luiza Rodrigues disse:

    Eu sou um exemplo de que este cronograma está errado. Tenho Hipertensão Arterial Pulmonar, com Cor pulmonale e minha chance de sobrevida contraindo a gripe, é bem próxima a zero.
    No entanto, com tratamento levo uma vida bem próxima ao normal, não estou pronta para morrer só porque o governo acha que não estou no grupo de risco. Toda e qualquer pessoa se encontra neste grupo, o de risco, basta se encontrar em imunidade baixa por qualquer motivo.

  170. ELZA disse:

    QUAL A VERACIDADE DOS E-MAILS QUE ESTÃO CIRCULANDO NA NET DIZENDO QUE A VACINAÇÃO É PERIGOSA E QUE NÃO TEM UMA GARANTIA DE ACERTO E QUE A POPULAÇÃO NÃO DEVE TOMAR, POIS TRARIA DANOS DRÁSTICOS A SAÚDE.
    POR FAVOR ME ESCLAREÇAM, POIS MUITOS AMIGOS E FAMILIARES NÃO IRÃO TOMAR POR CAUSA DESSES E-MAILS

  171. Victor Hugo disse:

    Caro ministro, penso que deve rever algumas situações referente aos grupos de pessoas que podem atrair o vírus H1N1 com maior facilidade. Independente de ser mais ou menos vulneráveis, todos devem receber a vacina, partindo do príncipio que muito ou pouco todos correm o mesmo risco.

  172. De JESUS disse:

    Art.5º,caput,Constituição Federal.”Todos são iguais perante a lei,sem distinção de qualquer natureza,garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida,à liberdade,à igualdade,à segurança e apropriedade,nos termos seguintes”.Portanto todos têm o direito de receber a vacina do ESTADO independente de grupo de risco.

  173. ana lucia disse:

    quem esteve internado com suspeita de h1n1 e fez o tratamento com tamifluor precisa ser vacinado?

  174. Maya disse:

    Todos fizeram a mesma pergunta…nenhuma resposta!
    Sabe porque…porque tratam assim o povo! E nós deixamos isso acontecer…na verdade nem dão explicação de nada…estamos igual a robôs: Você vai ali e toma a vacina…porquê? Porque? Já pensaram que coisa mais esquisita…dividir em grupos!! Nunca ví isso…viramos cobaia…estão testando as vacinas aqui no Brasil…subdesenvolvido…que ninguém faz nada, nem questiona que talves essa história tá mal contada…só acatamos!E ainda não desconfiamos…E indústria farmacêutica…vão censurar também minha opinião…claro a ditadura ainda tá aí…só que disfarçada…quem sabe até vão sumir comigo…talvez eu pareça comunista!

  175. Mara Regina disse:

    Na minha opinião todos deveriam ser vacinados,é muito relativo dizer que aquele ou aqueles estão fora do grupo de risco de contrair a gripe.Por exemplo eu sou professora ,tenho 52 anos e dou aula para crianças e adolescentes…podemos sim contrair a gripe pois nos aglomeramos em salas de aula , super lotadas, com pateos super lotados nos intervalos ainda mais no frio…
    Meus filhos adolescentes tb deveriam tomar a vacina , pois estudam e trabalham,muitas das vezes até com a imunidade baixa , pois não têm tempo nem de se alimentar direito,tal é a corrida do dia a dia ,andam em onibus superlotados,com janelas fechadas .Então podemos ou não pegar essa gripe?…Reavaliem , pois somos todos cidadãos e pagamos os impostos mais caros do mundo.Já que a saúde,de uma maneira geral, está um caos no Brasil,pelo menos o básico,vacinação,tem que ter para todos indistintamente.

  176. Denise disse:

    Acho um absurdo não vacinar todas as crianças elas que deveriam ser as primeiras,ai eu pergunto, criança não fica gripada ???só imuniza quem eles acham que correm risco ??vcs tem o controle de quem corre risco ou não??Ano passa teve ate greve em escolas por cusa do vírus e agora??
    infelismente o Brasil nunca vai para frente só quem tem dinheiro que vai poder vacinar seus filhos quem não tem conta com a sorte né!!!! é o jeito é rezar para que seus filhos não fiquem doente ….

  177. Jaqueline disse:

    Gente por que tanta confusão??
    Se uma certa idade não vai tomar a vacina é porque tem menos chance de pegar a gripe. Se estiver com suspeita de que adquiriu o virus, procure um hospital. Seculo 21, ninguem mais morre por doenças ja detectadas e que contém tratamento. Vamos nos acalmar, eles sabem o que fazem!
    Obrigado

  178. Arlon Borges disse:

    As pessoas parecem ter dificuldade em entender o conceito de grupos de risco. Estão sendo vacinados os grupos que correm mais risco. As faixas de idade que não estão sendo vacinadas é porque correm menos risco, só isso.

  179. Andrea disse:

    Gostaria de saber porque as pessoas com mais de 40 anos , as crianças e os adoloescentes não estão incluídos neste calendário? Se todos nos corremos o risco de adquirir esta doença, com certeza os netos do LuLa, já foram vacinados. E o meu filho de 16 anos? meus sobrinhos de 5, 8 e 9? tenho 36 , mas minhas irmãs tem + de 40 anos, meus sobrinhos são adolescentes, como fica? É uma injustiça esta vacinação.

  180. Renato disse:

    Isso de não imunizar a todos, principalmente de 02 a 20 anos me parece lobby para empurrar as pessoas para as clinicas particulares. Ai obviamente muita gente, empresários, importadores e alguns corruptos do governo ficarão muito felizes com a festa

  181. Luciane disse:

    “…estão excluídos da campanha bebês de até seis meses de idade, jovens de 2 a 20 anos e adultos de 40 a 59 anos, por serem os grupos que correm menor risco.”
    Que absurdo é esse? Como se essas idades não pegam gripe! Qual o critério de análise usado pra tal atitude??????

  182. Alexandre Tadeu Ferreira disse:

    Tenho uma dúvida têm doidos aqui que aparece na Net dizendo pra gente não tomar essa vacina ou toma ou não toma disse que pode causar sequelas e verdade ou mentira?

  183. Piter Frantz disse:

    O Brasil é um fiasco mundial !!!
    Só imunizam quem “ELES” acham q correm risco!
    Como se sabe qm corre risco ?????????
    Tem algum controle pra isso ! ?
    Acho q não..
    Tenho uma filha de 4 anos,
    q não vai se imunizada !! Isso é um absurdo !!

  184. Jocenilson disse:

    O Brasil se Imuniza… Muito bom. Porém, ainda não vi nada relacionado a imunização da população com idade de 19 anos. Essa população não faz parte do Brasil?
    Se stou equivocado, então que perdoem os responsáveis pela saúde de nosso Brasil. lindo Brasil

  185. Enedina L. S.Santos disse:

    Sou portadora de uma enfermidade altoimuni -“Espondilite Anquilisante Cronica”, tomo medicamentos controlados e como consequencia tenho a imunidade muito baixa e outros efeitos colaterais. Tenho 50 anos. Posso receber a vacina. Obrigada.

  186. lanair sampaio disse:

    as pessoas quem tem problemas de alergia poderam tomar tambem ?

  187. Maura F. Paixão disse:

    Este calendário, vai dizimar toda a minha família, eu tenho 58 anos, filho de 40 anos, irmão e cunhada de 41 anos,filho de 8 anos irmã de 59, filho de 25… ah! minha mãezinha de 87 vai ficar para contar a história de como o governo do Brazil, diminuiu a densidade populacional… Pessoas de 40 anos em diante estão condenadas, pelo Governo, a ficar expostas e de preferência morrer… assim o Governo resolve o problema do INSS e das aposentadorias…

  188. Célia Costa disse:

    os consultórios particulares deveriam disponibilizar vacinas para o público que estão fora da relação do governo,pois todos estão com medo,principalmente quem tem filhos.ora se os hospitais estão vacinando os seus empregados e nós que temos que ir a uma consulta ,ou emergência,ou mesmo se internar? acredito eu,que os politicos e inclusive o sr.presidente já se vacinaram.
    fica aqui a minha lástima.

  189. Marilia Henriques Ferreira disse:

    Boa tarde

    O que me leva a redigir essas pequenas linhas é a discriminação até para se tomar vacina.
    Estive muito doente com obstrução nos brônquios em 2007/2008 e desde que entrei na Fiocruz constantemente era socorrida no ambulatório com crise asmática. Fiz um tratamento rigoroso com o Dr. Ernesto, pneumologista do plano Fio-saúde depois que me aposentei com vacinas, durante um(1) ano. Em 2005 perdi a minha mãe com crise asmática. Diante disso a minha preocupação.
    Estive no Posto de Saúde, onde resido para tomar a vacina (HINI). Enfrentei chuva para chegar até lá, com ruas alagadíssimas, com muita lama, muito escorregadias as calçadas. Ao chegar lá, no Posto de Saúde, fui atendida por uma jovem que de início já me barrou e me passou para o médico, Dr. Othon, o qual fez questão de reforçar as palavras dela, dizendo que eu não estou no quadro de doenças crônicas. Porém, segundo calendário que imprimi no dia em que o sr. Ministro falou em rede Nacional me mostra que eu poderia me vacinar no período de 22 de março a 2 abril. Asmáticos (formas graves). Doenças respiratórias crônicas desde a infância; tenho asma desde nove(9) anos de idade. Faço uso de medicação diária.
    Fiz questão de ir hoje para não sobrecarregar o meu organismo de tanta medicação tomando as duas de uma vez em outra data. Faria uma hoje e no período dos idosos voltaria para tomar a outra, já que moro tão perto.
    Grande absurdo, isso poderia ser também falado em Rede Nacional a barbaridade desse
    Dr. Othon do Posto de Saúde, Vital Brasil-Niterói, cuja interpretação me deixou cristalina: “a senhora é velha, portanto volte somente para ser vacinada no grupo dos idosos.”
    Começo a ter vergonha de ser brasileira e residir em Niterói.
    Desejo-lhe uma Páscoa Feliz junto a Família
    Marilia Henriques Ferreira
    Analista de gestão em saúde – aposentada

  190. Alex Fernandes disse:

    Gostaria de ser informado, se possível, o motivo de existir grupos de risco. Porque não vacinar toda a população? Tenho 42 anos, e aparentemente estou bem de saúde, mas, o que me impede de contrair o vírus H1N1, se não a vacina?

  191. Joana Darc disse:

    Sr.Ministro da Saude, o POVO esta apavorado, com esta faixa etaria que não vai tomar a vacina,por favor como pai,esclarece esta duvida .

  192. Tica disse:

    É MELHOR COMPAR A VACINA, E DEPOIS PEDIR REEMBOLSO, DO QUE FICAR DISCUTINDO QUEM ESTÁ OU NÃO NO GRUPO DE RISCO, ENQUANTO ADOECEMOS E MORREMOS.

  193. Tica disse:

    GALERA, PRA INFORMAÇÃO DE TODOS, PRA QUEM NÃO ESTÁ NO GRUPO DE RISCO, A VACINA VAI ESTAR À VENDA EM CLÍNICAS PARTICULARES. TENHO UM FILHO DE 6 ANOS, SOU POBRE, GANHO MAL, MAS VOU PAGAR PRA ELE…FAZER O QUÊ? UMA CRIANÇA DE 6 ANOS ESTÁ SUPER EXPOSTA, POIS ELES PEGAM EM TUDO, DEPOIS LEVAM AS MÃOS NA BOCA. DEVEMOS PROTEGER NOSSAS CRIANÇAS.

  194. Taciana disse:

    Minha filha tem 5 anos e 8 meses, ela tem adenoide, renite alergica e sinusite, gostaria de saber se estar dentro do quadro de vacinação de doenças crônicas.

    Atenciosamente,

    Taciana

  195. mara 1 disse:

    O Calendário de vacinação pretende fazer roleta russa com a vida dos brasileiros.
    Graças ao nosso presidente: Lula filho do Brasil pois consegue justificar a falta de capacidade e de vontade política de investir na fabricação ou compra da vacina, dizendo que os que ficaram de fora não ficarão doente.
    Pior de tudo é ver pessoas defendendo esta atitude, em nome da prioridade. A VIDA DE TODOS NÓS TEM QUE TER PRIORIDADE.NÃO SE PODE ESCOLHER EM QUEM DEVE VIVER OU EM QUEM PODE MORRER.
    Será que os parentes dos políticos vão passar pelo crivo da prioridade? Duvido.
    Imaginem se não estivessemos em ano eleitoral? Não haveria vacina para ninguém.
    Outras ainda acham que os laboratórios é que saíram ganhando.ETA MENTALIDADE DE QUARTO MUNDO….
    …é temos que economizar em vacinas para que sobre mais dinheiro para as cuecas?mensalão? valériodutos?

  196. sheila moura disse:

    gostaria de saber como fika a situação das outras crianças e jovens sem vacina de 2anos à 19anos.e das mulheres e homens de 40anos à 59 anos. e os idosos que não tem doensas crônicas.?
    obrigada!!!

  197. Fernanda disse:

    Chega a ser ridículo dizer qual parcela da população corre menos risco! Quer dizer que pessoas de 2 anos até os 19 nunca ficam gripadas? Vou avisar isso pro vírus da gripe, caso ele tente pegar o meu filho… Um absurdo… Porque não vacinam logo a população toda? Será que a população que não economicamente ativa não é digna de ser vacinada? Se nós, os pais, pagamos impostos altíssimos. O pior é que muita gente acha que eatá certo, pois se contenta com qualquer coisa que parece boa, sem analisar, que no fundo, não adianta de nada, pois essa vacinação seletiva, não acabará com a circulação do vírus da gripe…

  198. Rainer henrique alves cardoso disse:

    foi uma iniciativa muito boa que o governo tomou; a criaçao desse calêndario de vacina nos ajudam a saber a data correta de acordo com a idade; só que em muitas cidades a vacina não chega corretamente; pois na minha cidade até a data de hoje 26/03/2010 só chegou vacina para as gestantes.

  199. Elisangela disse:

    Tenho um lindo menino de 4 anos e 8 meses, me preocupo muito com a saúde dele …. E me pergunto diante dessa tabela de vacinação por que ele não pode receber a dose ?
    Me respondam por favor, pois são as crianças que deveriam ser imunizados primeiro… Penso que já vivi o suficiente e ele tem toda a sua vida pela frente para ser vivida…
    A vcs autoridades da saúde repense nisso ….
    As crianças em geral devem receber a vacina ….

  200. Vanessa disse:

    Por favor, eu vacinei meu filho de 1 ano de idade dia 23/03 contra influenza H1N1, minha pergunta é a seguinte : eu posso continuar seguindo o calendário de vacinação e vaciná-lo no dia 01/04 contra sarampo, caxumba, rubéola, varicela, hepatite A e gripe comum ou algumas dessas vacinas eu devo esperar alguns dias devido a vacinação da campanha ter sido tão próxima? Lembrando que ainda devo vaciná-lo com a segunda dose da influenza H1N1 após 30 dias da primeira dose.

  201. Carolina disse:

    acho um absurdo colocar faixa etaria para tomar essa vacina, todas as pessoas estão expostas ao vírus, eu tenho 18 anos e não vou poder tomar, sendo que ano passado fui prejudicada com a paralização das aulas por causa dessa mesma gripe H1N1. E esse ano estou na faculdade, estou exposta a pessoas de vária idade e que fica exposta a sei lá que meio. Meu namorado faz 20 anos em junho, ele vai poder tomar a vacina mesmo assim ou já passou da data de imunização?

  202. eleny disse:

    eu tenho filhos e sobrinhos na faixa de 2 anos a cima e 20 a baixo!Eu espero qe as autoridades cabiveis repensem poq como foi mostrado ano passado quantas escolas e faculdades tiverao as aulas suspensas por motivos de apariçao de casos de gripes H1N1 nas msmas..
    eu sou brasileira e tenho fe nisso..
    senhor secretario da sauude e ministro!!estamos confiando em vcs!!

  203. gleyci disse:

    TO REVOLTADA , MEU FILHO DE 2 ANOS NÃO VAI TOMAR

  204. Eloides disse:

    Bom Dia! Gostaria de saber como fazemos com as idades que não estão neste calendário. Gostaria de uma resposta, pois tenho 40 anos, meu marido e taxista tem 49 e tenho minha filha com 17 anos. Se possível mande uma resposta para que eu eos demais possam se prevenir.
    Atenciosamente Eloides.

  205. maria disse:

    PQ NAO PRA TODOS ….FICOU SEM COBERTURA A IDADE MAIS CRITICA……ESCOLAR….ONDE AS CRIANÇAS ADOLESCENTES E ACADEMICOS nas idades de 3 a 19 anos 11 meses e 29 dias FICAM EM SALA POR UM LONGO TEMPO..REVER ESTE ITEM

  206. Joana disse:

    BOA noite,eu acredito que todos vão tomar a vacina H1N1.Pois tenho sobrinhos de 10 anos e 11 anos.Eu agredito que ninquem vai ficar para traz.FÉ

  207. samara disse:

    gostaria de saber se meu filho que tem asma e renite alergica tem 2anos e 6meses esta incluído nessa 1° etapa

  208. Miriam Gleise Biason Passos disse:

    eu gostaria de saber porque uma criança acima de 3 anos com doença crônica irá tomar duas doses a primeira dose 0,5ml e com trinta dias mais 0,5ml.pois ela irá receber um total de 1ml, e quanto um adulto irá receber 0,5ml dose única

  209. MALTON FRANCISCO DE JSUS SANTOS disse:

    EU TENHO 52 ANOS,QUAL A DATA CERTA PARA EU TOMAR A VACINA CONTRA A GRIPE H1N1?

  210. Maria Márcia Cladeira Soares disse:

    Tenho 44 anos acho muito injusto não receber a vacina H1n1 .A própria constituição diz que todos somos iguais em direitos e obrigações.Não estou me sentindo igual mas muito diferente de muitas outras pessoas.

  211. Eunice Rocha castilho da Silva disse:

    É uma vergonha esse metodo que o governo está usando para a vacinação,tenho dois filhos com problemas de rinite, alergia e cinusite cronica.Levei para vacinar! Eles se recusaram a dar a vacina, porque disseram que esses problemas não são doenças respiratorias! Como não!!!!

  212. Jorge Luiz disse:

    Àqueles que estão entre a idade de 40 à 59 anos, em que data devem se vacinar?

  213. tatiane disse:

    Olá eu tomei a vacina no posto de saude, pois trabalho na area. Minha filha de 4 anos foi comigo e tb fizeram nela a dose unica pois ela tem bronquite. Então ela corre risco por ter tomado?

  214. Alana disse:

    Como sempre nesse país uns tem o privilegio e outros não de receberem a vacina h1n1, ate nisso que absurdo… porisso que esse país não vai pra frente, vacina alem de não ser para todos tem umas que ainda tem que pagar e quem não tem condições morre ne, fazer o que.
    Na minha familia mesmo eu e meu marido vamos estar imune e minha riqueza que é o meu filho não, triste não.

  215. Luciane Lemes Ferreira disse:

    Também achei muito estranho o critério usado pra vacinação, quer dizer que crianças e adultos de uma determinada faixa etária não estão incluidas por serem mais resistentes aos vírus ou porque realmente não importamos mesmos? Direitos iguais ou que seja então todas as crianças que são o futuro desse país!

  216. Karlla disse:

    Olá!
    Pessoas portadoras de Glaucoma estão inclusos neste grupo de doenças crônicas?

    Aguardo por uma resposta,
    Desde já agradeço,

    Karlla

  217. Elaine Ferreira da Silva disse:

    tenho 33 anos sou asmatica desde criança ,meus esposo tem 40 anos e tambem é asmatico desde da infancia meus filhos tem crises de asma quando chega o inverno ou quando muda o tempo a idade deles é 15 anos e 10 anos aquardo resposta tenho direito de me vacina e minha familia tambem ?

  218. janaina disse:

    oi me chamo janaina tenho uma filha de 5 anos e 9 meses e outra de 8 anos e 7 meses também tenho um filho de 13 anos e 6 meses queria saber se eles também receberam as vacinas contra a gripe ou não.. porque o tal calendario está meio confusão grata desde de já pelo esclarecimento okkkk

  219. Danyele disse:

    Oi eu tenho 17 anos, Tenho gastrite cronica, Rinite e sinusite…
    Preciso tomar a vacina?
    E Preciso comprovar que tenho essas doenças para ter acesso a vacina?

  220. Jennifer E. disse:

    Tenho 18 anos, queria saber se eu posso me vacinar? Se posso, qual dia?

  221. Neiva disse:

    Olá, Meu filho tem 1 ano e 15 dias tomou vacinas de Hepatite A e Varicela no dia 16/03/10, com quantos dias após essas vacinas posso leva-lo para tomar a vaciana H1N1?

    Obrigada aguardo resposta.

  222. mauricio disse:

    eu sou estudante de enfermagem, e eu queria saber se eu posso tomar a vacina da gripe h1n1 como profiissional de saúde? só que como já passou a data para profissionais de saúde eu queria também saber se vai abrir uma data para quem não tomou a vacina nos dias previstos?

  223. eliana disse:

    gostaria de saber dos nossoa governantes, o por quê da não vacinação das criança com idade entre 3 e 19 anos, tenho uma filha de 6 ano e outra de 13, ambas estudam o dia todo, mantendo contato diariamente com outras pessoas estranha ao nosso convivio, portanto, estariam elas imunis ao virus? pois em breve tomarei a vacina tenho 33 anos, “e elas não”,pois preferia que elas tomassem, alias senhores do senado vcs e seus filhos já tomaram?

  224. Cristiane Aparecida de m.s. disse:

    Sou estudante da área da saúde, faço estágio em hospitais, posto de saúde e em campanhas, inclusive as de vacinação.Porém foram vacinados os que trabalham na área, e os estagiários????

  225. Cristiane disse:

    As outras pessoas das faixas etárias que não estão inclusas no calendário de vacinação por acaso não contraem o vírus H1Ni? Não me venha com essa conversa que não tem dinheiro pra garantir a vacinação a todos ou um grupo tem mais privilégio que o outro,aliás, todos pagam impostos neste País de corrupção!Cadê a conversinha de que somos todos iguais perante a lei em direitos e deveres?

  226. elis regina disse:

    eu acho isso uma vergonha, em que país vivemos, onde crianças acimas de 2 anos não podem tomar a vacinas dessa merda gripe, quer dizer que elas podem morrer, por acaso elas tbem tem vida social, vão para escola, vão passer e estão vulneravél a gripe, não se esqueção que essas crianças vão crescer e um dias vão votar, é só um lembrete p/ os politicos do “nosso” Brasil, isso é uma vergonha. Este é só um releto de uma mãe indginada.

  227. Bruna disse:

    Nossa isso é muito ridículo …não so pessoas da minha faixa etária mas sim todas que não irão receber… sonhos filhos de Deus também….

  228. marcia kaczarouski disse:

    ACHEI UM ABSURDO NÃO CONCEDEREM ESSA VACINA AS CRIANÇAS DE 2 ANOS EM DIANTE POIS É AS CRIANÇAS QUE SÃO AS MAIS VULNERAVEIS AOS VIRUS. TENHO UM FILHO DE 4 ANOS E ELE NÃO VAI RECEBER A DOSE, PORTANTO A CONSCIENCIA É DE VCS, EU NÃO VOU TOMAR A VACINA TENHO 35 ANOS, POIS SE TIVER Q OCORRER ALGO OCORRERÁ COMIGO TBM, E A POPULAÇÃO TEM Q ENTRAR EN JUIZO P/ Q TUDO ISSO NÃO VIRE BANALIDADE NO NOSSO BRASIL. ABSURDO, DESCASO, NEGLIGENCIA PARA COM A POPULAÇÃO???? E NOSSAS CRIANÇAS.

  229. Bruna disse:

    Ola tenho 16 anos gostaria de saber por que minha faixa etária não ganhará vacina …somos imunes?

  230. RAIMUNDO BARRAL disse:

    GOSTARIA DE SABER, QUAL A RAZÃO EM RELAÇÃO A ESCALA DE IDADE PARA A VACINAÇÃO, SE TEM ALGUM ESTUDO OFICIAL, QUE, EXCLUI AS DEMAIS, COMO SENDO MENOS VULNERAVEL A GRIPE. E COMO FICA NA QUESTÃO DE CANTAMINAÇÃO, POR FAVOR DIVULQUE NA MIDIA!

  231. ERIKA disse:

    QUE RIDICULO, MINHA FILHA TEM 2 ANOS E QUATRO MESES E NÃO PODE SER VACINADA.
    VERGONHA TOTAL

  232. marisa disse:

    É o fim, o auge do descaso,onde o dinheiro decide quem vive ou morre,então eu e meu marido vai se imunizar e meus dois filhos irão ficar a mercê de pessoas que elegemos e que confiamos o cargo para cuidar do interesse geral. Até vai ser assim, até nos brasileiros dermos um basta nessa falta de vergonha…

  233. Hapoena disse:

    Quero(nao so eu mais toda a população), o porque de nao todos tomarem a vacina.
    E saber se pode ocorrer de quem nao tomou pegar o virus.
    Grata desde já.

  234. Natalia disse:

    Acho um absurdooo isso.. Nao entendo o porque de nao serem vacinados, muita gente entre 15 a 19 anos trabalham e nao sao vulneraveis a pegar a doença? Se ela e um virus todos tem chances de pegar..nao concordo com isso, eu tenho 18 anos e trabalho como vendedora em um shopping e trabalho com muitas pessoas que vem de outros paises e que podem estar com a doença enta eu nao pego porque eu tenho imunidade alta?? O ministerio da saude nao sabe as condiçoes das pessoas e excluem elas da vacinaçao! Entao essas pessoas que seram excluidas podem morrer que tudo ficara bem!

  235. Elâine Cristina Romancini disse:

    Na minha opinião todos deveriam tomar essa vacina, pois acho que ninguém está livre de pegar essa gripe, se eu pudesse pediria para que meu filho de 6 anos tomasse a vacina no meu lugar! Pois ele vai á escola esta em contato com muitas pessoas. E não adianta dizer que não é necessario que as crianças em fase escolar não tome a vacina pois não há risco, pois se fosse assim, no ano passado não teria havido a necessidade de tanto recesso escolar por causa dessa gripe! E então?

  236. alessandra martin pereira disse:

    eu acho um absurdo algumas pessoas tomarem vacina enquanto outras não, na minha opinião(é claro que não contam com nossa opiniões)todos devem tomar.em minha casa por exemplo,somente eu e meu marido ire-mos tomar a vacina, enquanto que quatro filhos que tenho não fazem parte desse calendário esperamos tanto essa vacina e finalmente agora que chegou somente alguns tem prioridade.agora imaginem como ficare-mos preocupados sabendo que nos pais estamos protegidos enquanto nossos filhos não.

  237. Bruna Fernanda Roveri disse:

    Bom dia, meu nome é Bruna, mora na cidade de Salto interior de São Paulo, tenho um filho de 3 anos e meio e ele tem rinite alérgica, gostaria de saber se ele tem que tomar a vacina contra a gripe h1n1. Agradeço desde já.

  238. José Vanderlei de Oliveira Lima disse:

    Sr.Presidente, libere a vacina da nova gripe H1N1 a todos nós brasileiros, não se deve escolher quem deve ou não morrer.Parece que o medo está vencendo a esperança.

    Obs:retificando e-mail de opinião anterior

  239. José Vanderlei de Oliveira Lima disse:

    Sr.Presidente,libere a vacina da nova gripe H1N1 a todos nós brasileiros; não se deve escolher quem deve morrer ou não, estamos temerosos.

  240. Elisandra sacramento disse:

    gostaria de saber se quando tomar a vacina tem algum efeito colateral pois tenho filho de 5 e 8 anos quero saber se e uma vacina normal

  241. jociane oliveira disse:

    eu acho que a gripe vai continuar, se houver grupos de pessoas que nao vao se vacinar muitas pessoas tem a saude debilitadas nesses grupos excluidos a nova geraçao ira morrer eles ism deveriam ser conservados mas o governo quer lucro e nao prejuiso

  242. Adriana Barreto disse:

    Gostaria de saber como fica as crianças acima de 2 anos, vai ter que comprar a vacina? Elas não estão no grupo de risco,porquê?

  243. Rosina Izaura disse:

    Por que as pessoas de 40 a 59 não serão vacinadas?
    Rosina Izaura
    Alto Rio Doce M G

  244. Rosina Izaura disse:

    Gostaria de saber se em Minas tambem já começou a vacinação da gripe H1N1.
    Rosina Izaura de Alto Rio Doce MG

  245. mario fernando madruga disse:

    SERA QUE ESTE CALENDARIO DE VACINAÇAO ESTA CORRETO ? PORQUE VACINAR PESSOAS DE 0 à 39 anos depois passar À vacinar pessoas com 60 anos as pessoas dos 40 aos 60 anos podem morrer tambem de h1n1 ou nesta faixaetaria as pessoas estao imunizadas deste virus o governo devia que ter vergonha na cara e vacinar todos sem distinçao .se economiza-se nas ajuda de outros paises sobraria para investir nos brasileiros que pagam ate para respirar chega de imposto

  246. Elisângela Pereira Santos disse:

    Bom dia para todos, o q vou dizer ñ é bem uma opnião e sim uma pergunta. Por favor tenho um filho de 8 anos e Sindrome Down, ele poderá ser vacina nospróximos dias? Tendo em vista q ele tem a imunidade mais baixa e é propenso à algumas infermidades, por ser cardiopáta. Aguardo breve retorno, na mídia ou no meu email, acredito q na mídia seria mais expansivo por acreditar que outras pessoas pais e mãe sde dows devem ter a mesma dúvida. Grata.

  247. Melissa Reis disse:

    Tenho 19 anos e também não estou em nenhum grupo, mas tenho 3 afilhados (um de 7 anos, uma de 4 meses e uma de 10 anos)e 1 sobrinho (de 1 ano). Nenhum dos meus afilhados irão tomar a vacina só o meu sobrinho. Eles precisão mais do que eu, pois eles são apenas CRIANÇAS! Porque não são todas as crianças que deverão tomar?
    acho isso um ABSURDO!

  248. Marcia Angela Soza disse:

    Gostaria de esclarecer estas dúvidas:
    posso fazer a vacina particular, estou no grupo excluido, tenho 48 anos e tenho hepatite c?
    Minha neta tem 3 e 9 meses e convive com crianças em idade do grupo de risco.
    Como nos previnir?

  249. Marcia Angela Soza disse:

    Porque eu com 48 anos e minha neta com 3 e 9 meses somos excluidas dos grupos de vacinação, não corremos o risco de contrairmos a gripe?

  250. vamessa disse:

    gente eu tenho 18 anos e ai não ta falando de minha idade, os primeiros são as crianças e gravidas, depois jovem de 20 a 29, depois os idosos, depois de 30 a 39, e os adolescentes pre adolescentes de 10 a 18 anos fica aonde?????

  251. roberto disse:

    porque as pessoas de 40 a 59 não serão vacinadas

  252. edna azevedo disse:

    O Calendário de vacinação pretende fazer roleta russa com a vida dos brasileiros.
    Graças ao nosso presidente: Lula filho do Brasil e quase um Deus, pois consegue justificar a falta de capacidade e de vontade política de investir na fabricação ou compra da vacina, dizendo que os que ficaram de fora não ficarão doente.
    Pior de tudo é ver pessoas defendendo esta atitude, em nome da prioridade. A VIDA DE TODOS NÓS TEM QUE TER PRIORIDADE . NÃO SE PODE ESCOLHER EM QUEM DEVE VIVER OU EM QUEM PODE MORRER.
    Será que os parentes dos políticos vão passar pelo crivo da prioridade? Duvido.
    Imaginem se não estivessemos em ano eleitoral? Não haveria vacina para ninguém.
    Outras ainda acham que os laboratórios é que saíram ganhando. ETA MENTALIDADE DE QUARTO MUNDO….
    …é temos que economizar em vacinas para que sobre mais dinheiro para as cuecas???????? mensalão? valériodutos???

  253. MARIA DO SOCORRO DIAS SILVA disse:

    FAZ 7 ANOS QUE EU SOFRO DE DEPRESSÃO, ANSIEDADE E RENITE ALERGICA CRÔNICA. GOSTARIA DE SABER SE EU POSSO TOMAR A VACINA PARA A GRIPE H1N1?
    TENHO UMA FILHA QUE FAZ TERAPIA PARA ANSIEDADE, ESTÁ SEMPRE GRIPADA E RECLAMA DE DORES NA BARRIGA. ELA PODE TOMAR A VACINA?

  254. Tatiane disse:

    Eu tenho uma duvida:minha filha de seis anos tem asma .Ela tem direito a vacina ? E se tem a dose é a mesma que um adulto ou é igual a que as crianças até dois anos? Estou preocupada ,pois ela pega gripe com muita facilidade e piora a asma.

  255. ANDRESA MELLO disse:

    FALA SÉRIO QUER DIZER QUE EU VOU SER VACINADA POIS TENHO 24 ANOS E MEU FILHO QUE TEM 4 NÃO. A VACINAÇÃO DEVERIA SER PARA TODOS, ACHO ISSO UM ABSURDO !

  256. Evandro Correia disse:

    As pessoas parecem ter dificuldade em entender o conceito de grupos de risco. Estão sendo vacinados os grupos que correm mais risco. As faixas de idade que não estão sendo vacinadas é porque correm menos risco, só isso.

    Em tempo: meu grupo de idade não está sendo vacinado. Bem que eu gostaria de ser, mas compreendo a prioridade para os que correm risco maior.

  257. Ana Paula disse:

    Acho um absurdo essa decisão dos Governantes de não vacinarem as crianças…que País é este???
    Tenho 38 eu e meu marido vamos abrir mão dessa vacina para poder vacinar as nossas filhas gêmeas de 07 anos. Já que podemos escolher ou até isso os governantes vão proibir dos pais querer proteger seus filhos…

  258. JANAINA disse:

    PENSO QUE É UMA VERGONHA, O MINISTÉRIO DA SAUDE INGNORAR OS ADOLESCENTES E OS PRÉ ADOLESCENTES DESSA CAMPANHA. ME PERGUNTO PORQUE EXCLUI-LOS, SENDO QUE O VIRUS NÃO ESCOLHE PESSOAS.AS AUTORIDADES COMPETENTES DEVERIAM OPINAR NISSO.ACHO UM ABSURDO TUDO ISSO, ABRERIA MÃO DA MINHA VACINA PELOS MEUS FILHOS, 15 E 13.UMA CURIOSIDADE, OS FILHOS DAQUELES QUE ESTÃO NO PODER, E NÃO ESTÃO NA CONTAGEM VÃO FICAR DE FORA???

  259. ZILDA DA SILVA disse:

    TENHO DIABETE
    NAO TENHO COMO COMPROVAR
    COMTROLO COM ALIMENTAÇAO
    O POSTO DE SAUDE JARDIM VILA BOA GOIANIA
    ME RECUSOU A VACINA H1N1
    O QUE POSSO FAZER

  260. Elisangela disse:

    Tenho um filho de 04 anos e estou grávida de 03 meses, acho muito errado, eu me vacinar e ele não, desde 09 meses que ele não tem boa saúde, é alergico, sofre de sinusite, cartucho, adenoide, e outras mais, já internou-se várias vezes pois seu organismo é super fraquinho e não aguenta qualquer gripe comum, imaginem se a gripe suína chega até ele, eu temo muito pois já sofri muito com ele doente, e não gostaria de perder meu filho um dia sabendo que por causa dos maus gestores que temos no governo, no País, ele não teve a oportunidade de se imunizar contra uma gripe tão temida como essa, isso é terrível, acho que não perdoaria nunca. Será que os filhos deles (Ricos e Poderosos, autoridades brasileiras) também não tomaram já essa vacina?????????? Acho que eles devem estar imunizados. E nós, como ficamos????

  261. Nilsa monteiro disse:

    Quer dizer que as pessoas que estão fora do grupo “VULNERÁVEIS” podem pegar a gripe e morrer , para então depois vacinarem os ” INVUNERÁVEIS”? Porque não temos os mesmos direitos? Isso é muito injusto , como ficam nossos filho ? Que estudam , se expoem não irão ser vacinados. Deixo aqui meu repúdio.Obrigada.

  262. ana carolina disse:

    eu tambem acho um absurdo a fato de nóis adolascentes não podermos temar a vacina contra o virus H1N1…estamos esposto ao virus querendo ou não, só pelo simples fato de irmos a escola.todos temos direito…:/

  263. Jorge D'Avila Saiter Filho disse:

    E quando as crianças e adolescentes (faixa etária de 03 à 19 anos) serão vacinados???

  264. Maria Gerusa disse:

    Pra onde estas opiniões serão encaminhadas? Será que estamos bradando no deserto?

  265. Maria Gerusa disse:

    A campanha diz que em cada familia, pelo menos um membro será imunizado. Que absurdo….A imunização é pessoal, enquanto que a contaminação é coletiva…Tem que repensar a campanha sim…

  266. Edite disse:

    OLÁ… GOSTARIA DE SABER POR QUE AS PESSOAS DE 2 A 22 ANOS E AS DE 40 A 59 ANOS NÃO PODEM SER VACINADOS??? ISTO É UM ABSURDO… AS MINHAS FILHAS ESTÃO NA IDADE ESCOLAR ,TEM QUE PEGAR PRIMEIRO A GRIPE NA ESCOLA? QUE HORROR!!! ESTOU BEGE.

  267. Tatiane Aparecida Do Carmo disse:

    Eu acho um Absurdo tremendo os jovens não estarem nessa lista de vacinação.
    Qual o critério utilizado pelo governo da saude publica que se diz “consciêntes” do bem estar da saude publica.
    Se estivessem mesmo interressados na saude publica ñ deixariam de fora nenhum grupo de idade.
    Ñ é só pq eles dizem que os jovens são menos vulneraveis que eles nunca vão ser contaminados pela gripe.
    Falo ñ só por mim mas tb pelas pessoas que tb foram excluidas dessa lista.
    Quero que revejam isso.E se somos mesmo menos vulneraveis devem nos vacinar no final da campanha onde os + vulneraveis já estarão vacinados, assim ñ ha motivo p os outros tb possam se vacinar.

  268. Sandra Pereira de Souza disse:

    BOM DIA!!!

    Meu filho tem 03 anos e a imunidade dele é baixa, ele possui alergia. Fico preocupada por ele está fora do calendário de vacinação, existe alguma forma dele poder ser vacinado?
    Essa vacina tem clara de ovo na composição? porque meu filho é alérgico.

  269. Ednólia Braz disse:

    Bom dia,eu sou Ednólia resido no Valparaiso de Goiás/GO e gostaria de saber se posso vacinar minha filha que tem 5 meses quando ela completar os 6 meses(fora da campanha contra o virus H1N1)?
    E se essa vacina vai estar disponibilizada para venda em clínicas ?
    Agradeço a atenção

  270. karina borgas disse:

    quero saber sobre criança de 2anos e 3 meses e crianças de 8 anos quado serao vacinadas

  271. Elenir Aparecida Dainese Mazzini disse:

    eu, Elenir, tenho sinusite,renite e faringite cronica, tenho 41 anos estou fora da vacinação ou não, tenho medo pois sou vunerável a problemas respiratórios.

  272. cassia ap bertin custodio disse:

    no ano passado todas as criança ficarão astadas das escola por causa da gripe h1n1 porque não vacinalas

  273. lucimar martins de souza disse:

    eu queria saber se quem ja pegou agripe o ano passado core o risco de pegar denovo eu ja peguei poriso eu presiso saber estou muito preucupada e com medo se for posivel me respode porfavor brigado

  274. ana paula souza disse:

    todos tem que tomar a vacisna todas crianças estudam e tem contados com adultos a doença esta ai a vista o governo so esta pondo pano quente para populaçao nao se apavorar o inverno ta chegando e quem nao foi imunizado oque vai acontecer vao morrer?

  275. Vanessa guadagnin disse:

    tenho dois filhos um de 3 anos e um de 12 anos ,não vi no calendário as vacinas para essa faixa etária . quando eles poderão ser vacinados? se eu e meu marido quisermos seder nossas vacinas pra eles podemos? obrigada.

  276. adirleci pereira da silva de castro disse:

    bom dia eu ,gotaria de saber .mulher gravida com 9 meses ,pode tomar avarciva h1n1 e qual são os risco ou tem risco

    munha filha esta de nove mese completo existe algum e risco pra para o bebe

  277. kleyde disse:

    Eu acho ridiculo vcs excluirem as criancas maiores de 2 anos e etc.A vacina tem que ser pra todos n e pra uns SIM e OUTROS NÃO,NÃO ENTERESSA IDADE o importante e toma quer disse q se n tivermos DINEIRO as pessoas q tem q pago vão MORRE a populacao e POBRE n tem dinheiro pra paga pra todos da FAMILÍA ATE PQ N TRABALHAMOS cm o GOVERNO SOMOS ESTRAVISADOS e muitos maltratados cm falta de muita coisa e eles so PROMETENDO.A POPULACÃO DEVERIA FAZER 1 PASSIATA A FAVOR DE TODO MUNDO TOMA SEM DIFERENCA CM IDADE.

  278. Édila da silva disse:

    gostaria de saber se minha filha de dois anos e seis meses tem que tomar essa vacina e tenho um filho de 7 ano e um outra filha de 11,gostaria de saber poque eles não vão tomar essa vacina …..

  279. Heloiza Helena de Souza disse:

    Oitenho 47 anos e meu marido também. Gostariamos de tambem poder receber a dose da vacina h1n1. Que por sinal ele é uma pessoa que está constantemente refriado.Não me importo de ficar para a fase final.Desde que tenhamos o mesmo direito dos outros.Ainda acho que todas a pessoas deveriam ter o direito de vacinação ,pois ninguem está livre de ser contagiado por este virús ou outros.

  280. sonia disse:

    eu gostaria de saber se o meu filho de dois anos deve tomar a vacina contra h1n1?

  281. marlucia souza disse:

    Porque as crianças acima de 3anos ñ pode ser vacinado?
    todos estão imune a pegar essa gripe H1N1
    quais são as garantias que Vocês dão caso essas pessoas venha ter se infectado com essa gripe?
    gostaria muito de saber pq eles também ñ pode ser beneficiado iguais as outros sendo que todos são imune a esse vírus..

  282. Karina S. Abreu disse:

    Meu eu acho ridiculo vcs excluirem as crianças maiores de 2 anos da campanha de vacinação eu acho que a vacinação deveria ser para todos independente de idade,as crianças em fase escolar precisariam mais pois convivem com pessoas e crinças de outras idades em um ambiente praticamente fechado,vcs deveriam rever esse criterio de vacinação.

  283. lorena disse:

    acho um absurdo escolher idade p/ vacinação, acho q deveria ser p/ todos
    bebes nenos de seis meses podem pegar tbm
    ninguém q eu saiba esta imuni de pegar essa doença e os jovens tinham q tomar tbm
    eles ñ se preocupam em se previnir
    então deveria tomar tbm
    pois em fim minha opinião é essa!!!
    queria saber p/ que essa restrição
    para ñ gastar o dinheiro do governo???
    é da saude do ser humano q estamos falando…
    {estou revoltada}
    por ñ ter o direito de tomar a vacina.

  284. ap palma disse:

    acho absurdo as crianças em fase escolar ficarem de fora visto que ao apresentarem sintomas de gripe elas são orientadas a não irem a escola sendo assim prejudicadas

  285. maria da conceição disse:

    Sou do Rio de janeiro e tenho um filho com 40 anos, é meu filho único se eu perder ele com a gripe suina, quem ira me devolve-lo. Como essas pessoas vão ficar? Quando a gripe suina se alastrou ela não escolheu idade,baseado em que chegaram essa conclusão. Maria da Conceição

  286. marsellia disse:

    Quero saber porque não é para todas as idades? tipo tenho 19 anos vou fazer 20 anos no final desse ano não sei se é para mim tomar ou não, ainda à duvídas…. gostaria de saber a resposta.

  287. Jakeline disse:

    Tenho uma filha de 4 anos. Eu tenho direito à vacina e ela não??? Eu abriria mão da minha imunização pela imunização dela!! Vimos dezenas de notícias relatando mortes de crianças justamente nessa faixa etária.
    A estatística pode parecer pequena em números, mas quando se trata de vidas de familiares queridos a estatística se torna ENORME!!
    E quem não pode pagar pela vacinação particular?? Haverá não somente a exclusão a nível de grupos de risco, mas também exclusão social!!!! Os ricos ficam imunizados e os pobres morrem de gripe suína????

  288. carmen disse:

    gostaria de saber porque nao esta sendo divulgado que doadores de sangue tambem pode tomar a vacina h1n1 independente da idade.
    fiquei surpresa ao ir ao posto com a carta do hemocentro para tomar a vacina contra hepatite b e a enfermeira me disse que eu tinha direito a tomar a vacina h1n1 .
    obrigado

  289. casemiro jose salgado disse:

    sou professor tenho tenho 43ano fico dentro de uma sala de aula 08hora diaria e não posso tomar avacina porque e se eu contrai a gripe

  290. raquel disse:

    eu gostaria de saber se os adolecentes vão ter o direito de se vacinar?
    seria quando por no calendario na diz a data

  291. claudinha disse:

    Acredito ser bastante importante a campanha ; mas acredito que seria necessário fazer trabalho educativo para conscientização da população que não se encontra nos grupos a serem vacinados.A população de uma forma geral pergunta : Se não tem risco para quem não vai ser vacinado

  292. Eliane disse:

    Fiquei preocupada após ler ao calendário de vacinação, pois percebi que as crianças com mais de dois anos não estão inclusas na campanha. Porque? Houve algum erro ou de fato elas não serão vacinadas?

  293. ANA PAULA disse:

    meu nome ANA PAULA
    moro em CRATO CE
    tenho 03 filhos: um com 3 anos, um filho de 10 e um de 14 anos, queria saber porque eles estão encluídos nessa campanha,queria saber também porque eles não têm o direito de tomar essa vacina. Porque na minha opinião é direito de todos serem vacinados não importando faixa etária e isso é preconceito e discriminação, uma vez que esse fator de menos ou mais risco não exclui meus filhos de contrairem essa doença.
    Esse tipo de injustiça social pode custar uma vida e o Estado, provedor e tutor de nossos direitos e garantias não pode escolher a quem deve ser dado o direito de se proteger. Isso não é jogo;o esse risco existe;e existindo deveriam ser todos vacinados.O Estado é para todos os brasileiros sem distinção.

  294. tamara disse:

    eu não acho justo as crianças e os jovens não tomarem e nem as pessoas acima de 40 e abaixo de 60 não tomarem pois eu tenho 18 anos e o meu paceiro tem 56 e não iremos tomar por alguma injustiça.

  295. Maria santana de souza freitas disse:

    meu nome e Maria Santana
    moro em Samambaia norte DF
    tenho uma filha de 2anos, um filho de 11 anos queria saber se eles estão encluidos nessa campanha ou não ,queria saber tambem se eles tem ou não direito de tomar essa vacina. porque na minha opinião e direito de todos serem vacinados não emporta a idade e se a preocupação de cada um. Em relação a não serem vacinados.

  296. Juliana disse:

    Acho injusto algumas pessoas por fazerem parte da faixa de menos risco,nao poder tomar a vacina;já que as mesmas ,embora tenham menos chances de pegar a doença;esse risco existe;e existindo deveriam ser todos vacinados.Isso é descriminização isso.

  297. Neusa Odila Forti Gomes disse:

    Por favor me ajudem minha mãe terá que tomar a vacina, mas recebi um e-mail dizendo que não e para ninguem tomar a vacina, pois ela tem muitos efeitos colaterais graves, paralisia das pernas e até a morte em alguns casos, queria a opinião de voces.

  298. Rogeria disse:

    Acho um absurdo excluirem jovens de 2 a 22 anos e adultos de 40 a 59 anos.Um virus que asustou o mundo e matou em grande escala. Justo seria todos terem direito a essa vacina. Absurdo crianças em fase escolar nao serem imunizadas. O minimo que deveria ser feito em consideraçao as essas pessoas seria ao menos da-las o direito de comprar.Eu vou tomar, meu filho vai,meu marido tambem, mas me revolto pelos que nao vao acho ridiculo.

  299. viviane bordinhon disse:

    ESTOU PENSANDO MUITO MESMO EM NÃO TOMAR ESSA VACINA ,TENHO 30 ANOS ,PELO SIMPLES FATO DE QUE MEU FILHO DE 5 ANOS NÃO PODERÁ SER VACINADO,E ACHO MUITO INJUSTO ME PROTEGER E NÃO PROTEGE_LO.POIS SOU MÃE!ISSO É O MAIS PURO INSTINTO!

  300. ARIADINA disse:

    MEU FILHO FAZ 6 MESES NO DIA 15/04/2010 VAI PASSAR 13 DIAS DA CAMPANHA POR ELE NÃO VAI PODER TOMAR A VACINA

  301. Lia disse:

    Achei injusto crianças e jovens de até 19 anos não tomarem… Tenho um filho de 10 anos,que estuda ,e, por estar tendo contato com outros, é um risco que ele vai correr.. Não só ele como os demais tb… Quero entender o pq disso… E preciso saber se existe a “vacina particular”.

  302. solangecosta disse:

    pergunta: tenho 46 anos, sou hipertensa, então doente cronico. tenho que apresentar algum atestado do meu problema ou só levar os medicamentos e as receitas médicas?

  303. leiliane robrigues nascimento disse:

    queri saber se a criança de 1 ano e 3 meses toma a vacina

  304. vera ramires disse:

    estou extremamente preocupada,pois nem eu nem minha filha fizemos parte das pessoas “imunizadas” pela vacina,que alias ja estamos temerosos em faze-la ja que comentam ser perigosa e desencadear novas doenças ainda mais graves.

  305. flavia disse:

    Gostaria de saber o porque crianças de 3 a 19 anos não estão incluido na vacinação

  306. Denise Carvalho disse:

    quais são os profissionais de saude incluidos no calendário da vacinação?

  307. DANIELA disse:

    TENHO 34 ANOS E JÁ TOMEI A VACINA POR TRABALHAR NA ÁREA DA SAÚDE, ACHO INJUSTO QUE MEU FILHO DE 15 ANOS, QUE ESTA NA ESCOLA E TEM CONTATO COM VARIAS PESSOAS NÃO IRA TOMAR…VERDADE QUE TEM A VACINA PARTICULAR,MAIS E QUEM NÃO PODE PAGAR?
    ESTA É A SITUAÇÃO DE MUITOS BRASILEROS,EU DEIXARIA DE TOMAR E DARIA A ELE.

  308. Daniele Cajazeiras disse:

    È uma vergonha deixar de fora as crianças e adolescentes de 2 à 19 anos fora dessa campanha, será que não basta as mortes ocorridas dentro dessa faixa etária? Não dão previsão de vacinação pra essas pessoas e nem justificam nada, mas a verdade é que não tem justificativa a não ser cortar gastos não é mesmo? Só me resta mesmo é dar parabéns para esse país em que vivemos, pois está cada vez pior. Estão deixando nossas crianças e adolescentes simplesmente entregue a própria sorte.

  309. graciene disse:

    as outras pessoas que nao estao no calendario de vacinacao serao vacinadas depois e vai ter vacina no medico particular quando…

  310. Maria Gerusa disse:

    Diante de situação de pandemia como esta, toda a população deve e tem direito de ser inumizada, sem exlusão. Pagamos imposto e elegemos gestores públicos é pra isso, ou seja, cuidar de todos, como pais que cuidam de filhos sem distinção. Tenham vergonha senhores gestores e cuidem de nós. Temos direitos. Devemos ser respeitados…

  311. Vanilda disse:

    VANILDA – SÃO PAULO – SP

    Meu neto tem 10 anos, e tem rinite e bronquite alérgica, já passou por muitas crises,hoje ele esta bem apenas com tosse que é provocado pela alergia e pelo tempo tb.Gostaria de saber se é recomendável ele tomar a Vacina da Gripe A, pois corre o risco de contaminação na escola.
    Estou preocupada, e sem saber o que fazer.
    Gostaria de mais informações a respeito.

  312. Cândida Luiza Speranza Barbosa disse:

    É um absurdo excluírem os jovens de 2 a 20 anos, além de representarem uma população muito expressiva é a que mais está em contato diário com muitas pessoas, e portanto com muito risco de contrair a doença, pois se utilizam transportes públicos, frequentam escolas e cursos, academias, shoppings, cinemas, ou seja, locais de muita aglomeração!!!!!!. Devemos ainda considerar que no ano passado era o grupo com maior resistência física que estava sendo afetado razão pela qual os profissionais de saúde ficaram confusos sobre a real abrangência do Vírus.
    Será que é assim que os nossos políticos devem tratar os jovens deixando-os sem atendimento, nem sequer se fala em uma segunda etapa onde esta populaç~]ao será atendida!
    Que tipo de política pública de descaso é essa? Estamos retroaginao à condição de País subdesenvolvido? Precisamos agir rapidamente para fazer com que nossos Políticos ajam de maneira responsável e consciente incluíndo nossos jovens nesta campanha tão importante e necessária para eles!!!!!

  313. VIVIANE disse:

    E AS CRIANÇAS A CIMA DE 2 anos como vão ficar?

  314. Keila disse:

    Acho que crianças, entram em contato com muita facilidade com o virus, por não conhecerem o real perigo da doença ,tbem por não entenderem a verdadeira importancia dos cuidados e estarem em escolas ou creches com número elevado de crianças, provenientes de vários grupoe e lugares, se tornam grupos de risco sim…Discordo de pessoas entre 2 a 20 anos não estarem incluidas no calendario de vacinaçao… Gostaria que o critério para tal seleçao fosse divulgado.

  315. Grzelak disse:

    Vi em um site q a vacinação contra a gripe suína (H1N1) pode aumentar o número de casos da Síndrome de Guillain-Barré, que afeta nervos responsáveis pela função motora, impedindo a locomoção, segundo neurologistas.
    Gostaria de saber se isso e verdade?

  316. shirley silva sandin disse:

    TENHO DOIS FILHOS UMA DE 11 ANOS E OUTRO DE 14, ELES NAO VAO TOMAR PORQUE??????ESTA VACINA NOS PAIS ESTAMOS MUITO PREOCUPADOS,NOS VAMOS TOMAR,ELES NAO PORQUE?????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  317. wallace disse:

    sei que isso e melhor meio´para reduzir a população que ja foi criado,vai morrer muita gente, parabens governates

  318. Rita Andrade disse:

    Fico preocupada…
    Com a desinformação da população quanto ao assunto e do descaso do Governo quanto ao acesso a essa informação. Vamos por partes: A VACINA não vai erradicar o vírus do planeta, esse vírus não está somente em salas de aula, ele é VÍRUS e como tal vive no ar, em qualquer lugar onde já houve contaminação gente…o individualismo impera no povo também…gente isso é uma pandemia COLETIVA, e como tal merece que tomemos alguns cuidados…fico preocupada com as pessoas que estão com H1N1 mais do que com quem ainda não teve…os postos estão impedindo essas pessoas de circularem livremente por aí? o diagnóstico está saindo a tempo para impedir isso? As autoridades precisam agir nesse sentido…AO POVO, resta PREVENÇÃO se ainda não estão em grupos de riscos, ou seja, vacinaria somente quem entrou em contato com as pessoas que estão com a gripe…depois estenderia gradativamente por todos…evitaria assim, esse medo geral em contrair tal vírus…
    NOTA: é uma gripe que nossos anticorpos ainda não tiveram contato, portanto, desconhecida para combate…aumente sua resistência com sucos e vitaminas, seja saudável e evite o estresse do pânico…acidentes de trânsito matam mais por dia, pode ter certeza!

  319. Amanda Souza disse:

    Olá!Eu gostaria de saber se quem sofre de artrite reumatóite e faz uso constante de corticóide pode tomar a vacina conta a h1n1.

  320. jessica disse:

    por que as crianças de 12 anos não estão no calendario?

  321. Ana maria Ferreira Pereira disse:

    Preciso de informação:
    Tenho 64 anos e vou viajar para a europa, antes que chegue a data em que deveria ser vacinada.
    Tenho diabetes.
    Posso vacinar antes da viagem?
    Ana Maria Ferreira Pereira
    SQS 203 bloco J ap. 114 – Asa Sul – Brasília DF
    e mail: anamfpereira@yahoo.com.br

  322. Lenine Venute disse:

    gostaria de saber se os filhos das autoridades (deputados, senadores, prometores, etc) e também do Presidente ficarão também fora da caompanha?!!! ah tá duvido!!!!

  323. Lenine Venute disse:

    esse calendário é errado e hipócrita!!! não tem lógica deixar nenhum cidadão de fora da campanha,visto, que quaquer um corre risco de contaminção do vírus. então que as autoridades expliquem a população o motivo de não serem vacinadas as pessoas de 3 a 19 anos e nem de 40 a 59 anos?
    só no Brasil mesmo pra existir algo assim!!!!!!!!

  324. Shirlene disse:

    Acho que a vacinação tem que ser disponibilizada para toda a população, então que expliquem porque tem grupos fora da faixa, e pq eles são considerados de baixo riscos, acho nos devem explicação, afinal somos nós quem o colocamos no poder.

  325. Viviane disse:

    Minha filha tem 2 anos e 7 meses, e tem alergia respiratória, ela pode ser vacinada?

  326. Cleuza Pereira De Souza disse:

    Gostaria de saber se rinite alergica e sinusite será considerada doença crônica?
    Obriga
    Cleuza

  327. Sonia Regina de Paula disse:

    Tenho um filho de 5 anos que tem rinite alérgica e bronquite alérgico. Gostaria de saber,se ele esta dentro do grupo de vacinação, e que procedimento tomar.Obrigado

  328. ikatiara lacerda disse:

    acho um absurdo as crianças de ate cinco anos,ficarem de fora do calendario de vacinaçao.sou mae e sei que nesta fase as crianças sao muito vulneraveis.o que faremos? deixaremos nossas crianças presas em casa? ou entao mais uma vez vamos pagar a conta como sempre.esse e o pais dos absurdos.

  329. Monike disse:

    Fala tanto de direitos humanos, cade as vacinas para criança de 3 anos ate 19 anos, e os adultos de 40 anos à 59 anos eles não precisa muita palhaçada esse Brasil. Garanto que os filhos dos ricos nessa faixa etária de idade estão já todos vacinados. Queremos nossos direitos de nos proteger também. MOnike

  330. fabio oliva disse:

    Sobre a campanha da vacinação(vírus H1N1), é um tremendo preconceito não estar vacinando a faixa etária dos 40 aos 59 anos. Isto equivale dizer que pessoas nesta faixa etária estão imunes? São Super Homens e Mulheres? Ou qual a desculpa para não sermos vacinados? Falta de verba…

    Fabio Oliva – 47 anos.

  331. Ana Lucia disse:

    Dúvida: Prevençao ou Capitalismo?
    Verifiquei no calendário que excluiram as crianças e os adolescentes, dando preferencia a classe trabalhadora : 20 a 29 e 30 a 39. É prevenção ou capitalismo? A classe trabalhadora não pode adoecer, dá prejuizo para os patrões e Inss, já as crianças e adolescentes entre 3 e 19 anos , que ficam socadas o dia todo em uma sala de aula na creche e nas escolas podem… Na minha cidade morreram adolescentes ano passado. Cade a proteção prevista no estatuto da Criança e do Adolescente ? Parece que os políticos não conhecem…Saudades dos tempos antigos onde, se não era possivel salvar a todos, o lema “Crianças e Mulheres primeiro…” imperava, me pareceu que foi substituido por “Mão de Obra primeiro”…

  332. Elza de Fátima Coelho Lima disse:

    Gostaria de saber porque o governo não incluiu as crianças na idade escolar, sendo que no ano passado foram suspensa as aulas no Brasil todo.

  333. Deise Ornelas disse:

    Por que os jovens menores de 20 anos não vão ser vacinados? A gripe não afeta essa faixa etária.Acho injusto pois tenho dois filhos com 10 e 15anos e estão em idade escolar e por isso estão sujeitos a contaminação. O ministério deveria rever esta situação.

  334. Taciana disse:

    Tenho 3 filhos de idades diferentes,um de 3 anos, um de 7 anos e uma de 9 anos, gostaria de saber se eles poderão ser vacinados e qual a data da vacinação.
    Aguardo resposta. Obrigado pela atenção.

  335. Luis Endo disse:

    Sou Bancario, tenho 54 anos excluido do Calendario Governo. Atendo diariamente em media 80 clientes de diversas faixas etarias, e nao posso ficar lavando as maos a cada atendimento.Em casa, tenho minha esposa com 40 anos e um filho com 6 anos e nenhum de nos sera imunizado segundo o msm calendario. Pergunto: quais as chances de eu contrair a gripe e levar o virus pra casa ou vice versa, uma vez que a familia toda foi agraciada pelo governo de que nao precisamos da vacina???Estamos imunes ao H1N1 pelo calendario nao pela vacina!!!!????

  336. Yasmin disse:

    Pq jovens entre 2 e 20 anos correm menos risco? Eu tive essa gripe com 17 anos! Conhecidos meus ente 10 e 18 anos tbm tiveram, muitos. Todo mundo deveria fazer parte dessa campanha, ngm deveria ser excluído! ¬¬

  337. DARILMA disse:

    TENHO 24 ANOS E VOU TOMAR A VACINA, ACHO INJUSTO QUE MEU FILHOS DE 3 ANOS E MEIO, QUE ESTA NA ESCOLINHA E TEM CONTATO COM VARIAS CRIANÇAS NÃO IRA TOMAR…VERDADE QUE TEM A VACINA PARTICULAR,MAIS E QUEM NÃO PODE PAGAR?
    ESTA É A SITUAÇÃO DE MUITOS BRASILEROS,EU DEIXARIA DE TOMAR E DARIA A ELE.

  338. mariana disse:

    a minha mae tem 48 e minha tia 42 eu quero saber se elas tem que se vacina?
    e qual e o dia que elas tem que ir
    e outra tem a minhas primas que tem 5 anos
    ela tem que toma tambem ou nao?

  339. Márcia Bety Hazan disse:

    Sou médica pediatra e me foi negada a vacina no posto de saúde próximo a minha residência. No tele saúde me foi dito que só é para alguns profissionais de alguns hospitais públicos, assim apesar de ser profissional de saúde não tenho direito de receber a vacina do governo.

  340. JOSÉ ELIOMAR DE ALMEIDA JUNIOR disse:

    A VACINA CUSTARÁ EM MÉDIA R$60 A R$100,00 PARA AQUELES QUE NÃO SE ENQUADRAM NO CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO PROPOSTO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE.
    INFELIZMENTE APENAS OS PROFISSIONAIS DE SAÚDE QUE ESTÃO TRABALHANDO “DIRETAMENTE” NA PANDEMIA, TERÁ DIREITO A VACINA. DEMAIS PROFISSIONAIS DE SAÚDE, COMO EU, TOMARÃO A VACINA TIRANDO R$ DO BOLSO OU SE ENQUADRAR-SE NO CALENDÁRIO.
    É REVOLTANTE POIS SEGUNDO A PROPOSTA, PESSOAS DE 2 A 19 ANOS ESTARÃO FORA. NO MEU CASO, COMO SOU PAI DE UMA MENINA DE 5 ANOS, TEREI QUE ADQUIRIR JUNTO AO SETOR PRIVADO UMA DOSE.
    NO BRASIL AS COISAS SÃO ASSIM, PORÉM TEMOS QUE PROTESTAR JUNTO AOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO E EXIGIR DAS AUTORIDADES COMPETENTES UMA POSTURA MAIS SÉRIA, UMA VEZ QUE ESTAMOS LIDANDO COM VIDAS E FAREMOS A TODO CUSTO QUALQUER SACRIFÍCIO PARA ADQUIRÍ-LA AOS NOSSOS FAMILIARES EXCLUÍDOS DO PROGRAMA.
    UMA DAS MINHAS DENÚNCIAS FOI PUBLICADA NO JORNAL O POVO (11/03/2010),AQUI DE FORTALEZA E ESTÁ LOCALIZADA NO LINK:http://opovo.uol.com.br/opovo/fortaleza/961281.html COM O TÍTULO: Excluídos da vacinação protestam
    CABE A TODO E QUALQUER CIDADÃO LUTAR PELOS SEUS DIREITOS E O DO DIREITO A SAÚDE PRINCIPALMENTE.
    BOA SORTE A TODOS!

  341. MEIRE disse:

    TENHO DUAS FILHAS UMA COM 2 ANOS E MEIO E OUTRA QUE VAI FAZER SETE,AMBAS TEM SINOZITE,PRONQUITE ELA TAMBEM DEVEM TOMAM A VACINA?

  342. Ademir Galante disse:

    Srs, Eu estou infelizmente estou acostumado com as mazelas do governo ( todos, municipais Estaduais e federal), gostaria de saber se os srs Ministros,senadores,deputados, PRESIDENTE, e CIA LTDA, com os seus respectivos familiares serão vacinados. O que voces estão fazendo é uma clara discriminação contra o povo brasileiro ou será que alguns são mais brasileiros que os outros. Espero que voces tenham descencia de responder essa opinião, pois é sabido que vocês não costumam dar satisfações de seus atos. UM BRASILEIRO INCONFORMADO

  343. jordana disse:

    Meu nome é Jordana,Gostaria de saber se devo me vacinar, tenho 22 anos de idade, e tenho uma hidronefrose moderada a direita,e a pouco tempo tive um filho, ele agora esta com 7 meses, gostaria de saber a resposta e se devo me vacinar como doenças cronicas ou normal, porfavor me responda pois preciso saber se corro algum risco.Fortaleza ceará.

  344. renata disse:

    queria saber se criança de 4 anos vai vacinar ? e quando sera a vacina ?

  345. marta cunha araujo disse:

    ola, gostaria de saber se meu filho, que tem problema de saude, como refluxo,sinusite,renite alergica entra no grupo de vacinas,é o que devo fazer pra que ele seja vacinado.ele tem 3 é meio.obrigada….é onde eu vejo as respostas.

  346. marta cunha araujo disse:

    ola, gostaria de saber se meu filho, que tem problema de saude, como refluxo,sinusite,renite alergica entra no grupo de vacinas,é o que devo fazer pra que ele seja vacinado.ele tem 3 é meio.obrigada.

  347. JOSÉ ELIOMAR DE ALMEIDA JUNIOR disse:

    INFELISMENTE PROFISSIONAIS SAÚDE QUE TRABALHAM NO SETOR PRIVADO NÃO TERÃO DIREITO A VACINA NESTA PRIMENIRA ETAPA (Profissionais de saúde e indígenas – 8 de março a 19 de março).O MINISTÉRIO DA SAÚDE AFIRMA QUE APENAS OS PROFISSIONAIS ENVOLVIDOS “DIRETAMENTE” COM O ATENDIMENTO AO PACIENTE (SUSPEITO) BEM COMO OS PROFISSIONAIS QUE TRABALHAM NAS ÁREAS HOSPITALARES. A SECRETARIA MUNICIPAL DE FORTALEZA AFIRMA QUE DISPONIBILIZARÁ APENAS VACINAS PARA OS INTEGRANTES DE POSTOS E HOSPITAIS. OS MESMOS PREENCHEM UMA FICHA E A ASSINAM APÓS A IMUNIZAÇÃO. NÃO EXISTE A VACINA PARA QUEM TRABALHA NA REDE PRIVADA A NÃO SER QUE O PROFISSIONAL SE ENQUADRE EM ALGUMA OUTRA ETAPA DO CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO H1N1 /2010. NO MEU CASO, PROCUREI A VACINA NO PRIMEIRO DIA, PORÉM NÃO FUI ATENDIDO. A PROPAGANDA É BEM CLARA: Profissionais de saúde e indígenas – 8 de março a 19 de março E ME ENQUADRO NESTE, UMA VEZ QUE TENHO FORMAÇÃO EM FARMÁCIA, ANÁLISES CLÍNICAS E HEMATOLOGIA CLÍNICA.
    A PROPAGANDA DEVIA SER MAIS CLARA, AFIRMANDO QUEM TEM OU NÃO DIREITO NESSA PRIMEIRA ETAPA.
    PARA QUEM NÃO SE ENQUADRA EM NENHUMA DESTA CAMPANHA, PODERÁ RECEBÊ-LA POR R$60 A R$100,00 NOS POSTOS DE VACINAÇÃO DA REDE PRIVADA. NÃO SEI SE EM FORTALEZA ESSA VACINA JÁ CHEGOU, PORÉM NO MEU CASO TEREI QUE ADQUIRIR UMA DOSE PARA MINHA FILHA DE 5 ANOS, QUE NÃO SE ENQUADRA NO CALENDÁRIO.
    FICO REVOLTADO PELA FALATA DE INFORMAÇÃO TRANSMITIDA PELOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO. A TRANSMISSÃO DO H1N1 É MAIS PELA VIA RESPIRATÓRIA, PORÉM AO MANIPULARMOS AMOSTRAS BIOLÓGICAS DESDE O TRANSPORTE ATÉ O PROCESSAMENTO, MICROGOTÍCULAS / PARTÍCULAS CHAMADAS AEROSSÓIS SÃO LIBERADOS NO SETOR, CONTRIBUINDO PARA UMA PROVÁVEL CONTAMINAÇÃO, UMA VEZ QUE RECEBEMOS AMOSTRAS DE VÁRIOS PACIENTES, DE VÁRIOS LUGARES E PAÍZES E NOSSO AS PRÁTICAS DE BIOSEGURANÇA SÃO OS ÚNICOS MEIOS PREVENTIVOS.
    ACHO QUE SABEMOS MUITO POUCO SOBRE O VÍRUS H1N1, PORÉM DEVEMOS SIM TOMAR A VACINA, PAGA OU NÃO.
    NO MEU CASO, ESPERAREI ATÉ MAIO NA CAMPANHA (Pessoas de 30 a 39 anos – 10 de maio a 21 de maio)
    BOA SORTE A TODOS, E FICA AQUI RESGISTRADO MINHA INDIGNAÇÃO AO TRATAMENTO DADOS AOS PROFISSIONAIS DE SAÚE DA REDE PRIVADA DE ATENDIMENTO.

  348. ADRIANA RIGAUD disse:

    Quem está fazendo uso de relaxante muscular + antiinflamatório pode tomar a vacina h1n1 e outras. ex. meningite c e febre amarela?

  349. juliana disse:

    Gostaria de saber se criança de até 5 anos com asma deve tomar a vacina

  350. rita de cassia cano disse:

    estou gestante de 7 meses tenho 36 anos quero saber se tenho que me vacinar e onde sera os postos na zona leste de sao paulo obrigadaaa

  351. Catia disse:

    Acho muito bom que tenham conseguido a vacina contra este vírus que tanto pavor trouxe a população ano passado,no entanto não entendi o que acontece com as outras faixas etárias que não se enquadram nas do calendário de vacina. Então gostaria de saber quais critérios foram usados para denominar estas do calendário como prioritárias? Tenho ouvido muitos questionamentos e indignações em relação a isto.

  352. joseane disse:

    E gostaria de saber as pessoas que tem doenças
    cronicas como pressão alta,colesterol alto e
    diabete entra no grupo de risco e quando que é a vacinação.

  353. joseane disse:

    E para quem tem entre 40 a 59 vai vacinar.
    É que não colocarão a data de vacinação contra
    h1n1

  354. carla fernandes braga de andrade disse:

    ola,gostaria de saber,se as pessoas que tem doenças cronicas como diabete tipo 2 e asma.entra no grupo de risco,e se precisa de relatorio medico comprovado a doença

  355. adailza marchesi disse:

    presidente votei em voce ,o que vc me diz disso, e meus filhos não serão imunizados

  356. adailza marchesi disse:

    Pelo menos sera que vai ter vacina para imunizar meus filhos de 10 e 7 anos em clinicas particulares .Tenho conhecidos que os familiares não eram do grupo de risco como o governo diz um de 18 anos e outro de 43 e infelizmente faleceram com a confirmação de gripe h1n1…isso é uma vergonha vão esperarem mais pessoas ou crianças morrer para pode ter certezaque toda a sociedade tem que ser imunizada ou sera que os imposto que pagamos não deu para comprar lotes de vacina….

  357. isadora disse:

    quem é acadêmico de enfermagem vai tomar a vacina no periodo que os profissionais de saude forem tomar? ou não?

  358. adailza jardim disse:

    Gostaria de saber se esposa, filhos ,netos ou seja la…. do ministro da saude JOSE GOMES TEMPORÃO irão ficar sem vacina h1n1 ???????alguem pode me responder

  359. Jaqueline Gonçalves disse:

    Olá, por favor gostaria de saber se as crianças e os adolescentes entre 2 e 19 anos e adultos entre 40 e 59 anos não serão vacinados e porque? Eles também estão sujeitos a contrair a doença e tem os mesmos direitos que os demais.

  360. deise santos disse:

    e adolecentes de 14 a 18 quando vai tomar a vacina?

  361. Tatiane disse:

    Gostaria de saber, o por que as crianças de 5 anos não serão imunizadas isso é uma vergonha, de que adianta eu estar imune e meu filho não…

  362. Paulo Farias disse:

    O grupo de pessoas entre 2 e 20 anos e 40 a 59 anos só contam com a sorte , foram excluidas não fazem parte da sociedade , devem contar com proteção divina extra, não vão aos mesmos lugares em que o virus circula ,não estudam, não trabalham , não vão a creche , alguém efetuou uma pesquisa “ESOTÉRICA” e conclui que este “GRUPO” de pessoas corre menos risco de contrairem o H1N1 . “MEU DEUS, ISSO É CIÊNCIA OU BRINCADEIRA COM A VIDA ?”

  363. ana keli disse:

    eu acho que as crianças com idade escolar que deveriam tomar as vacinas,eles correm mais risco nas escolas.revaliem direito esse calendario

  364. Cristina disse:

    Gostaria de saber qual o critério usado para que não se vacine pessoas na faixa de 02 a 20 anos e 40 a 60 anos, isso é um verdadeiro absurdo, o país tem verba suficiente para imunisar todos, o problema aqui é o desvio de verba para tanta robalheira é uma vergonha escolher quem será vacinado quando que TODOS estão expostos a esse vírus, como tantos outros em que somos obrigados a pagar pelas vacinas.

  365. elma terezinha tonello disse:

    Gostaria de saber se alergia será considerada doença crônica?

  366. Helena disse:

    Em nao tendo mais nada a dizer…
    Apenas concordando,com todas as opinioes aqui citadas….
    So tenho a dizer,a esse nosso GOVERNo…
    ISSO E UMA VERGONHA…

  367. Maria Z.H.Silva disse:

    Show de bola, esses governantes são comediantes só pode, se é preciso evitar a doença libera para os hospitais particulares ou limita uma taxa, pois esse país se mantém em pé por causa das taxas mesmo!Agora uma verdade foi dita, escolher quem vai ser imune é um absurdo.Agora os governantes e seus familiares com certeza todos serão imunizados e mais gratuitamente!!!!!!!!!É de se revoltar não se tem nenhuma resposta cocreta,um por quê……Agora nas urnas, pessoal pensem muito bem.

  368. ellendamianade carvalho da cunha disse:

    gostaria quando a criaça de9anos e 15anos serãovacinads.obrigada.

  369. cirlene disse:

    queria saber se as crianças de 7 8 9 10 anos irao tambem tomar essa vaçina

  370. terezinha disse:

    Tenho doença respiratoria por isso acho que estou no grupo de 22 de março a 02 de abril .Então eu pergunto e meus netos que tem 09 e 13 anos portanto em idade escolar como ficam esas e as pessoas na faixa de 40 a 59 anos? revejam com carinho esta tabela.

  371. Gleice disse:

    voces acham que os filhos e parentes dos governantes nao importa a idade ja nao foram vacinados fala serio ninguem aqui e bobo

  372. Rosângela disse:

    E a idade escolar ? Pode contrair a doença ? Se houver uma evolução da doença,entre 3 a 19 anos e 40 a 59 anos,essas pessoas podem morrer,pois até um diagnóstico correto está difícil com os hospitais tão despreparados.O melhor não seria a prevenção.

  373. FERNANDA BRANCO DE ALMEIDA MARINS disse:

    Tenho um filho de 4 anos de idade e gostaria que alguém esclarecesse porque o mesmo não será vacinado para se proteger contra o vírus H1N1. Quem pode afirmar que o mesmo não está no grupo de risco, se as crianças, apesar de toda a orientação que tentamos dar, são as que menos atentam para os cuidados necessários para impedir a proliferação desse ou de quaisquer outros vírus, que são facilmente transmitidos nas creches e escolas? Se assim não fosse, essas mesmas instituições não teriam fechado suas portas por várias semanas, por instrução do próprio Ministério de Saúde, no ano passado, a fim de evitar um surto da doença entre as crianças.

    Quero saber se, por uma fatalidade do destino, já que não faz parte do seleto grupo de risco, meu filho for contaminado e vier a MORRER como tantos brasileiros no ano passado, de quem devo cobrar explicações? Do governo ou do vírus H1N1 por resolver escolher alguém de fora do seu “grupinho” habitual?

    Por que todos os brasileiros não podem ser vacinados? A idéia não é evitar um novo surto? Um maior o número de pessoas vacinadas não torna mais difícil a proliferação? Se não me engano, com a rubeula funcionou assim…

    Então qual é o problema? A vacina sai cara para os cofres públicos??? ESSE PROBLEMA É DO GOVERNO E NÃO DE NÓS CIDADÃOS, QUE CUMPRIMOS COM NOSSO DEVERES DE CONTRIBUINTES A RISCA E ESPERAMOS, NO MÍNIMO, QUE O GOVERNO CUMPRA COM SUA PARTE!!!

    Se não conseguir vaciná-lo nos postos de saúde, irei aos Jornais para denunciar tal absurdo e recorrerei a Justiça para consegui-lo.

  374. Claudineia disse:

    Eu tenho 33 anos pq não vou tomar a vecina H1H1 ISSO NÃO TEM CABIMENTO eu Tenho um filho de 9 anos Ele não vai tomar porque?

  375. Simone Vidal disse:

    Sem comentários…A vida humana hà muito já se tornou uma roleta-russa. Salve-se quem puder!!! Só espero q meu único bem, minha pequena filha de 3 anos, seja uma das sobreviventes do que poderá vir, já q para o Governo ela deve estar, pois não foi incluída no calendário de vacinação.

  376. daiana pereira medeiros da silva disse:

    meu filho fará 2 anos de idade no dia 22 de março gostaria de saber se ele podera tomar a vacina h1n1?

  377. Bruna disse:

    Meu nome é Bruna tenho 11 anos , eu acho isso uma palhaçada não ter vacina pra minha idade tem q tar vacina pra todos então assim é mais facil deixar todo mundo morrer não tem vacina pra todos!!!!!!!!!!!!!!!!

  378. Valdete Hellmann Butzke disse:

    O que me parece absurdo é deixar as crianças em idade escolar fora da campanha, pois na minha ótica seriam justamente estes, os primeiros a serem vacinados depois dos profissionais da saúde. A não inclusão destes, é uma decisão inconsequente do Ministério da Saúde e um desrespeito a saúde das crianças,que veem este direito garantido no Estatuto da Criança e do Adolescente, desrespeitado!

  379. KARINA disse:

    TENHO VERGONHA DE SER BRASILEIRA !!!!!

    ACHAM QUE VOU TOMAR A VACINA E DEIXAR MEU FILHO SEM ????? AS PESSOAS QUE ESTIPULARAM ESSA EXCLUSÃO DE PESSOAS SÃO NOJENTASSSSS….PESSOAS SEM BOM SENSO….EXCLUIR CRIANÇAS ????? MEU DEUS QUE ABSURDO…E AINDA COMPRARAM A MIDIA POIS NINGUEM COMENTA TAL ABSURDO…..
    SERÁ QUE OS FILHOS DESSES IDIOTAS VÃO FICAR DE FORA ????? BANDO DE NOJENTOS SÓ NESSE PAIS PRA ACONTECER TAL FATO….ESCOLHEM ENTÃO QUEM VAI VIVER E QUEM VAI MORRER…..MEU DEUS ESTOU CHOCADA E ENVERGONHADA DE SER BRASILEIRA

  380. Regina - SP disse:

    3 a 19 anos – idade escolar + 40 a 59 anos – idade esmagadora produtiva. Só mesmo na cabeça infeliz deste governo prá deixar de fora da vacinação!!!

  381. MAICON disse:

    se o governo não possui condiçoes de vacinar todos que estipulase uma taxa para cada um…

    ENTÃO MINHA FILHA TEM 3 ANOS E NAO CORRE O RISCO DE PEGAR.

    ISSO NAO TEM CABIMENTO.

  382. Rosana disse:

    Quero apenas saber o motivo,que pessoas de 2 a 20 e de 40 a 59 anos não tomam a vacina,se obtivermos uma resposta plausivel as duvidas se esclareceram.
    Apenas respondama esta questão,alguém sabe,alguém pode?

  383. Daniela Aguiar disse:

    Todas as pessoas de 02 a 20 anos de idade ficam muito mais vulneráveis a contrair o vírus H1N1. Essa é a idade escolar, onde todos permanecem juntos e suscetíveis ao vírus. Não concordo com o Ministério da Saúde deixar as pessoas nesta faixa etária fora do calendário de vacinação. Isto é uma vergonha, todos pagamos impostos e somos submetidos a essa situação. Acredito que todos devem se vacinar, independente da idade todos estão sujeitos a este vírus que derruba mesmo.

  384. Michele Ribeiro disse:

    O ministério da saúde está errado em deixar jovens de 2 a 20 anos e adultos de 40 a 59 anos de fora da campanha de vacinação contra o vírus h1n1,se é preciso vacinar que vacinem todos pra cortar o mal pela raiz e se uma pessoa nessa faixa etária contrair a doença como fica,vcs serão os únicos culpados,esprero que revejam isso,pq não pode ficar assim.

  385. Daniele disse:

    Então eu posso ser vacinada e o meu filho de 2 anos e 8 meses não? como isso??? Será que posso abrir mão dessa dose e pedir que meu filho seja imunisado em meu lugar? como vou me sentir bm si o meu filho não estará livre desta doença horrivel???

  386. Cristian Mello disse:

    Que país é ESSE!!!! Dizia o Cazuza…
    – O governo seleciona os que devem viver e os, que, se Deus quiser não sejam atingidos pelo Vírus, ficarão a escolha divina. Mas com certeza a Classe governamental e a elite brasileira juntamente como todos seus entes serão vacinados. E os nossos filhos, que para eles tanto faz, ficarão vulneráveis a esta praga. Fiquem de olho, estamos próximos as ELEIÇÕES.

  387. Alcinte Santos disse:

    Prezados,

    Almoçava com meu filhos de 12 anos a pouco e ele me perguntou porque ele e a irmã não vão tomar a vacina, já que estão fora da idade de vacinação. Não tive nem ação de responder mas disse à ele que vou lutar por seus direitos, prefiro que vacine eles dois a me vacinarem, pois eu entro no calendário de vacinação, mas não sei se terei coragem de me imunizar e deixar meus filhos sem essa vacina. Devemos nos unir e lutar pelos direitos dos que não vão se vacinados.

  388. MARIA HELENA disse:

    Isso é um grande absurdo… parece aquele filme IMPACTO PROFUNDO, onde o governo seleciona a quem salvar… pois é eu e meu marido vamos ser vacinados… e meus 2 filhos não… minha filha pq vai completa 2 anos amanhã… ou seja se a campanha primeiro vacinasse crianças a minha filha teria que tomar… será que em 10 dias ela vai criar imunidade???? eu vivir o horaor dessa doença inverno passado… tendo que isolar meu filho, que inclusive sempre tem problemas respiratórios alérgicos… em um quarto, tomando TAMIFLU por duas semanas… e por não fazer mais o exame, eu fiquei sem saber se era essa gripe… FOI HORRÍVEL… noites e noites acordada rezando do lado dele p/ ver ele bem e pedindo que não passasse p/ minha filha menor… AGORA MEUS FILHOS NÃO SERÃO VACINADOS… só que certamente os filhos dos senhores do governo serão vacinados… e ÀS NOSSAS CUSTAS

  389. Angélica disse:

    Não sei porque crianças maiores de 2 anos estão de fora minha filha tem 4 e fico com muito medo por isso acho que o Ministério da Saúde deveria rever isso e aplicar o direito de igualdade para todas pessoas afinal criança também fca doente e também tem minha mãe que ficou de fora dessa campanha e se ela contrair essa gripe sendo que poderia ter sido vacinada e não foi por causa dessa exclusão credo isso é absurdo.

  390. danielle s. da cruz disse:

    meus filhos tem a faixetária de 2 a 13 anos, e não entram no quadro de vacinação; gostaria de saber se tem alguma clinica particular fazendo a aplicação da vacina,pois eles estão todos em idade escolar???

  391. Denize Santana disse:

    Gostaria de saber pq no calendário não consta a data de vacinação para as pessoas de 45 anos, referente a gripe H1N1

  392. MARA ARAUJO disse:

    Bom dia !Sinto-me totalmente desprtegida e desamparada , sou Brasileira , cumpridora dos meus deveres cívicos e minha filha tem 08anos , eu 44 e meu marido 47 , ou seja nós não teremos direito a vacinar ? que critério maluco é esse , que não que proteger milhares de familias como a minha e milhares de crianças , que estão em período escolar e por isso o risco de contágio e bem maior? Quem pode garantir que realmente não estamos no grupo de risco ? Pq o ministério da saúde não quer conter o virus ?
    Será que os Governantes e seus parentes na mesma faixa etária seram tb excluídos da vacinação? Achei um absurdo essa exclussão , tomara que pelo menos vcs liberem para centro de vacinação particulares , pois, dessa forma a genta paga para dar uma proteção aos nossos familiares .

  393. rogerio disse:

    existe faixa etaria de idades que nao estao no cronograma de vacinaçao por que?

  394. MÁRCIA disse:

    OLÁ. MINHA FILHA ADOECEU O ANO PASSADO, EXATAMENTE NA ÉPOCA EM QUE O SURTO DA DOENÇA ESTAVA ALTO.OS MÉDICOS SUSPEITARAM DO VÍRUS POIS OS SINTOMAS ERAM MUITO PARECIDOS,ENFIM GRAÇAS A DEUS NÃO ERA . ELA COMPLETOU 8 ANOS E NÃO FAZ PARTE DO CALENDÁRIO, NÃO SERIA O CASO DAS CRIANÇAS SEREM PRIORIDADE? OBRIGADO PELO ESPAÇO.

  395. Jean Carlos disse:

    MUITO BOA ESSA VACINAÇÃO, VAI IMUNIZAR MUITA GENTE, MAIS FALTOU AS PESSOAS DE 3 a 19 ANOS, COMO TAMBEM AS DE 40 A 59, E AI ELAS NÃO VÃO SER VACINADAS NÃO? QUE DATA?

  396. Tatiane disse:

    Eu vou ser vacinada porque sou do grupo de risco, e também estou dentro da idade 20 a 29 anos, mas eu acho um absurdo porque a minha mãe não será vacinada devido ela esta no grupo de 40 a 59 anos, tenho comigo que todas as pessoas devem ser vacinadas porque nesse mundo não tem ninguém melhor que niguém porque algumas pessoas se livram do risco e outras ficam totalmente disposta a pegar essa gripe isso e inadimisivel e as autoridades desse Pais teria que ver e rever essa Atitude..sendo que temos que sempre lembrar Deus deu o sopro de vida para todos e não ficou escolhendo entre o melhor e o pior… Igualdade para todos isso que tem que ser mostrado e não o individualismo porque isso não vai nos levar a nada.

  397. Dilvania Ciriaco disse:

    O que falar sobre a exclusão de faixa etária da vacinação, já que todos correm riscos de contrair a doença. O Ministério da Saúde perdeu todo o seu senso, já que os próprios governantes foram em rede pública anunciar que os estudantes, perderiam dia letivo, devido o grande risco de contaminação da gripe H1N1. Espero que repense e que a vacinação sejam para todos desde os pequenos aos grandes. A imunidade das crianças é menor do que de um adulto.

  398. Deoclécio disse:

    Pelo que entendi do calendário, quem tiver mais de 40 anos e nenhuma doença crônica não vai ser vacinado

  399. Roger disse:

    Com certeza haverá muitas ações na Justiça e no Ministério Público, e o governo vai perder. É ABSURDO esse calendário!!!

  400. LAIANE MAGALHÃES disse:

    Prezados,

    Conforme a lei 8080 do SUS – Art. 2º A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício e de acordo com capítulo II – Art. 7º/IV – igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie;
    Como podemos ver, isso não está contecendo. Gostaria de esclarecimentos com propriedade, até mesmo porque está havendo uma violação dos nossos direitos, uma vez que somos todos cidadãos. Vejo que alguns grupos estão fora deste calendário. Espero que esta não seja uma forma de estudar a eficácia ou efeitos da vacina.

    Atenciosamente,

    Laiane Magalhães

  401. Gloria disse:

    e qto as pessoas de 49 a 59 anos .NAO SERAO VACINDAS?Nos podemos pegar o virus tbem.??????
    Eu tenho 51 anos.

  402. LAIANE MAGALHÃES disse:

    Prezados,

    Acredito ser necessário divulgar informações mais precisas sobre essa defesa que o MINISTÉRIO DA SAÚDE afirma, onde indivíduos até 06 meses, indivíduos acima de 02 anos á 20 anos e indivíduos de 40 anos a 50 anos são grupos que correm menor risco. Porquê? Qual o fundamento científico?

    Aguardo retorno!

    Atenciosamente

    Laiane Magalhães

  403. reijane simas disse:

    comcordo com todos vcs pois o pais esta emtrege a ratos e barata e o pior nossos filhos paga por isso tenho uma filha de tres anos e ela fica gripada com frequencia e vai fica de fora da campanha

  404. kesssia rabelo disse:

    mim sinto angustiada por nao vacinar minha filha de 3 anos, pois nesta fase escolar ela esta sujeita a adquirir a gripe, e eu como mae me sinto mau em me vacinar e deixar minha filha exposta. espero sinceramente que alguma providencia seja tomada em relaçao a isso!

  405. Valéria arruda disse:

    Sim sao grupos de menor risco, mas vcs ñ podem esquecer que sao humanos igual, e que os governantes deviam parar com os roubos publicos, e comprarem para toda a populaçao…
    ISSO É UM aBSURDOOO…

  406. Solange Veras disse:

    A Vacinação para o grupo de crianças até 12 anos, pelo menos, não seria mais urgente do que para os adultos entre 20 e 39 anos? As crianças são mais propicias as infecções.

  407. cintiapramos14@yahoo.com.br disse:

    Como isso pode acontecer???
    minha filha tem 08 anos vou ter comprar uma vacina para ficar tranquila? e o imposto q eu pago? isto é um absurdo!!!!! ou vou ter q trancar minha filha em casa?????

  408. ana clesia disse:

    eu ñ concordo com esta exclusão por idade todos corremos riscos de pegar a gripe h1n1 independente de idade se não tem verba para poder comprar as vacinas ñ é culpa da sociedade que ja paga impostos absurdamente com certeza os nossos governantes irão proteger toda sua familia e as pessoas que não tem condição de pagar pela vacina estes serão os mais prejudicados deveria de ter vacina para todos e não dividir por faixas etárias como que será para um pai ou uma mãe vacinar e o seu filho não correndo risco de morte só porque o governo ñ quer liberar verba desta forma a minha mãe e o meu pai não podem vacinar sendo que todos tem o direito pela vacinação toma atitude senhor ministro da saúde.

  409. Silvia disse:

    Acho um absurdo essas faixas etárias ficarem de fora. Todos corremos risco. Além disso todos tem direito a saúde, sem discriminação, é lei!
    Espero que nossos governantes revejam isso, porque falta de vacina para todos não é desculpa e se falta recurso financeiro, que parem de enviar dinheiro pra tudo quanto é país. Quantos milhões de dolares já sairam pra ajudar Haiti, Chile, ong da madona, entre tantos outros. É facil fazer milagre com o santo alheio!

  410. Rodrigo M. Cardoso disse:

    Acho que não há explicação que o Ministério da Saúde de para que um pai seja imunizado, e seja “obrigado” a deixar o seu(s) bem(s) mais precioso, seu(s) filho (s) à mercê da sorte, pois certos grupos estão sendo excluidos, pois quem não têm como pagar a vacina em clinicas particulares que varia de R$ 50,00 a R$ 60,00; Meu filho tem 11 anos, e como a será que nosso ministro da saúde o sr.José Gomes Temporão se sentiria se tomasse a vacina mas não pudesse vacinar seus filhos por questões burocráticas e financeiras,o mesmo vale para o Exmo. Sr. Presidente da República, Senadores, Deputados etc…, não há desculpas, exclarecimentos ou explicaçãoes que me faça entender isso, como vou me vacinar se tenho que deixar meu filho de fora, não dá…….

  411. Roseli Silva disse:

    acho muito injusto e absurdo, que pessoas sejam exluidas da vacinação, meu filho tem 10 anos e meu marido 50 anos; aqui em casa só eu terei o direito de tomar a vacina,não ficarei tranquila sabendo que estou imunizada e eles não. No ano passado as aulas foram suspenas,porque as crianças poderiam se contaminar e contrair a doença e agora serão excluidas da vacinação; acho que tem alguma coisa errada ai.Seria melhor o gaverno rever esse calendário e liberar a vacina para todas as pessoas; pois acho que temos esse direito, é nossa saúde e a de nossos familiares que estão em jogo.(já basta que aqui no Guarujá esta tendo um surto de Dengue, inclusive meu filho já teve.)

  412. elzany disse:

    o governo não tem garantia nenhuma de imunização nesta pessoas que estão fora do calendario da vacina, gostaria de perguntar pessoalmente a ele se ele como pai e tivesse duas filhas uma de 05 e outra de 09 anos se ele tomaria a vacina sabendo que ele estaria imune e seus filhos não, pois eu como mãe tenho prioridade em proteger minhas filhas que estão em fase de escola e depois a mim se ele tivesse esta garantia não teria suspendido as aulas o ano passado prejudicando todo calendario letivo e agora quer que nós como mãe acredite que nossos filhos estão fora de risco. obrigado pelo espaço aberto

  413. Rose Gomes disse:

    Gostaria de saber porque essa campanha não se estende a toda população, pois tenho uma filha de 14 anos e um filho de 10 anos, meu marido tem 40 anos e eles tem o direito de serem imunizados tbm!Por que essa exclusão?Sou contra isso e acho q a população deve se unir e exigir direitos iguais para todos.As crianças não tem noção da gravidade do problema,por isso não tomam cuidados adequados,principalmente longe dos olhos dos pais.Gostaria de uma resposta!

  414. Cibele disse:

    Cibele Gadelha

    Acho um absurdo que crianças não sejam todas vacinadas, na verdade não foram apresentados argumentos para jstificar a não vacinação dos grupos excluídos. Para mim, a justificativa é política: falta de prioridade com a saúde da população deste país. Fico furiosoa quando penso no quanto pagamos de impostos para sermos tratados com tanto descaso.

  415. Florizete A .C disse:

    Eu acho que deveria se para todos.Eu tenho um filho de 03 anos e uma filha com 17anos que tem ARRITIMIA cardiaca, qual e a data que eles vao tomar avacina?HINI

  416. Paula Molina disse:

    A minha filha tem 11 anos,no ano passado ficou 40 dias sem ir a escola,com a suspeita da gripe suina,Eu com 28 vou toma ela nao?C pude vou deixe de toma a vacina para ela toma no meu lugar………é só deixa de compra PANETONE, e compra mais vacinas ………….

  417. Aurimar disse:

    tenho uma filha de 5 anos e um bebê de 5 meses porque que eles não podem tomar essa vacina?é muito revoltante porque eles são tão pequenos que não saber endente, eu prefiro que eles tome a vacina do que eu. Cera que esses governantes não tem filhos fora do calendário também.pense nisso vocês que fizerão esse calendário.

  418. CARLA disse:

    Concordo com a OPINIÃO DE MARIELUZY (ITAPECERICA, MINAS GERAIS) pOIS TODAS A PESSOAS DE 2 A20 ANOS CORREM RISCO ASSIM COMO OS OUTROS POIS NO TRASPORTE, NAS ESCOLAS, CRECHES, AMBIENTES FECHADOS, E PRINCIPALMENTE A FALTA DA HIGIENE, ISSO É MUITO IMPORTANTE, POIS ELES PRECISAM SIM SER VACINADOS, O GOVERNO NÃO PODE EXCLUI-LOS EU ACHO ISSO MUITO ERRADO, TEM QUE SER REAVALIADO ISSO E LIBERAR PRAS ESSAS PESSOAS TENHO DUAS FILHAS, UMA DE 7 OUTRA DE 13 ANOS, AMBAS NA ESCOLA, EU SOU TECNICA DE ENFERMAGEM MEU ESPOSO TRABALHA TEM 32 ANOS, NOS VAMOS SER IMUNIZADOS E ELAS COMO FICAM, ACHAM QUE FICAREI FELIZ POR ESTAR IMUNE E MINAHS FILHAS, ISSO ESTÁ COMPLETAMENTE ERRADO….

  419. Fabiana disse:

    Tenho uma filha e um sobrinho de 3 anos,acho injusto eu que sou mais velha ficar imune e eles tão pequeninos ficarem exposto,já pensei até em ñ tomar!!

  420. muriel disse:

    Que esperar de um governo ,q/usou tamiflu vencido para combater a gripe?O ministro da saude nao deu as caras na tv,nem p/esclarecer.Foi a midia quem divulgou primeiro.
    Eles podem afirmar q/os individuos fora da faixa de vacinaçao sao imunes a gripe suina?Tem prova cientifica?Ja avisaram o virus da gripe?Vao esperar morrer quantos para ter certeza?10,20,100…

  421. Nani disse:

    Não entendi??????? Por quê crianças de 2 à 19 anos estão excluidas???? Já que nas crianças principalmente,é mais díficio evitar o contágio,por conta de ficarem muito expostos nas escolas.
    È muito complicado fazer uma criança entender que não pode compartilhar materias,copos e brinquedos.
    Sinceramente fico muiiiiiiiiiito preocupada!

  422. Marta Viana disse:

    Por que os professores não entram nas campanhas de vacinação contra gripe? Mantemos contato direto com alunos(criança, adolescente, adulto, sempre estamos abertos a todo contágio e não temos o direito nas campanhas de vacinação, se vamos aos postos pedir não recebemos a aplicação. Por que isso?

  423. camilla disse:

    Crianças acima de 2 anos não tomam?

  424. fernanda toledo disse:

    Tenho dois filhos um de 3 e outro de 7 anos e meu marido tem 46 anos e gostaria muito de saber pq eles nao tem direito a vacina? pq msm q a estatistica tire eles do grupo de risco (pq isso so é estatistica)eles como qq outra pessoa podem pegar a gripe e ai se els ficarem doentes quem devo culpar ? a estatistica ?
    nao concordo com isso tem q ser para tds todos pagamos impostos pq nao ter os msms direitos?

  425. Neide disse:

    Estou muito preocupada, pois tenho uma menina de 08 anos e dois entiados de 15 e 10 anos e o meu esposo de 52 anos estão excluidos.Eu sou da área da saúde, e eles? Quem irá se responsabilizar se a faixa etária que está exclusa se contaminar.

  426. lucimar fortunato disse:

    os que concordam com isso ,deve ser que não tem filhos !!

  427. MARIELUZY disse:

    SOU CONTRA ESSA EXCLUSAO NA CAMPANHA DE VACINAÇAO DA GRIPE A. NAO CONCORDO QUE É UM GRUPO QUE CORRE MENOS RISCO DE ADQUIRIR O VIRUS. DOIS A VINTE ANOS É IDADE ESCOLAR,CONVIVE COM ADULTOS, FICAM EM SALAS FECHADAS, USAM TRANSPORTES COLETIVOS, NAO POSSUEM MUITOS HABITOS DE HIGIENE. NA MINHA OPINIAO É SIM UM GRUPO DE RISCO

  428. Dorival Silva disse:

    AS pessoas estão com dificuldade para entender: não há vacina para todos, então estão vacinando os grupos que correm mais risco. É uma decisão médica, racional.

  429. valesca disse:

    tenho um filho de 14 anos e uma filha de 9 anos,o de 2 anos vai tomar e os outros nao tem direito porque?eles vao para a escola e tem contato com criancas e pessoas de todos os lugares,isso nao é certo,como mae nao concondo,meus filhos estao sendo excluidos.

  430. Marluz disse:

    Acho que todos são de grupo de risco,e que todas as idades teriam que ser vacinadas.

  431. Valdirene disse:

    Esta mal explicado,crianças acima de 3 anos que vai a escola tem ja esta “imuni”, como assim elas estao no grupo que corre menos risco. É só mudar o tempo que todo mundo vê seus filhos ficando gripados.
    Gostaria de uma resposta,melhor oministro da Saúde deveria entra em horario nobre e esclarer estas duvidas dos brasileiros.
    “Ou sera que a Gripe que se pega no ar vai saber a idade que eu tenho.”

  432. Kaell disse:

    Ahh é mto fácil alguém ser contaminado e colocar a culpa falta de vacinação e não na falta de cuidados q cada um deve tomar. O próprio ministério da saúde considera os grupos “excluídos” como os de menor risco, quem somos nós pra discordar? E outra, o governo não iria utilizar a população em idade de trabalho pra fazer testes isso seria muita burrice, -“vamos perder a maior parte do pessoal q nos dá lucro e vamos deixar o resto que depende de nós” – com certeza o governo NÃO está pensando nisso. E tb não iriam deixar a próxima geração que irá gerar lucros sofrer com a doença, então acho que é bobeira entrar em uma histeria coletiva….

  433. nilda pantoja disse:

    Bom dia.
    gostaria de saber porque as crinças com idade escolar (infantil)não serão vacinadas ?se elas são pessoas que correm risco de serem contaminadas.

  434. Cristiane Conde disse:

    Conforme a lei 8080 do SUS – Art. 2º A saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício e de acordo com capítulo II – Art. 7º/IV – igualdade da assistência à saúde, sem preconceitos ou privilégios de qualquer espécie;

    Baseado nestas informações acredito que esteja havendo uma violação dos nossos direitos, uma vez que somos todos cidadãos. Vejo que alguns grupos estão fora deste calendário. Espero que esta não seja uma forma de estudar a eficácia ou efeitos da vacina.

  435. LUCIANA disse:

    me desculpe mas nao concordo com a com a classificaçao dos bebes dos jovens e adultos excluidos, nao seria justo pois todos correm risco, pois tenho 3 filhos e eu nao iria tomar e dexar meus filhos na mira da doença , creio q muitas pessoas a de concordar comigo pois somos todos seres humanos com os mesmos direitos.

    DIREITO DE VIVERRRRR!!!!!!!!!

  436. Tania Helena Martins de Oliveira disse:

    acho que todas as pessoas deveriam ser vacinadas, pois corremos os mesmos riscos por convivermos com todas as pessoas de risco, no trabalho, na escola, etc….. se não formos tb vacinados correremos o risco de sermos infectados, pois vamos conviver com todo os tipos de pessoas

  437. Maria Aparecida Bezerra Cavalcante disse:

    não concordo qua as crianças nemores de 2 anos não possa ser vacinadas, poruqe?

  438. Cristiane Conde disse:

    E as crianças acima de 2 anos e adolecentes?
    Por que não estão inclusos no calendário?

  439. Edgard disse:

    Claro que concordo e duvido quem seja contra nossas crianças vacinarem tambem, principalmente nessa faixa de idade. E não é só na escola tambem não, vão correr o risco em casa também, eu estou na faixa dos não facinados (40/59).
    Temos que nos unir nessa hora, é a vida delas em jogo. Por que não iniciarmos uma campanha via internet (e-mail), enviando a todos os contatos, inclusive ao Ministério/Secretaria da Saúde para tentarmos pelo menos que pensem melhor a respeito? Meu e-mail pra quem quiser: gepece@hotmail.com

  440. carlos disse:

    Nessa campanha de vacinação, h1n1, do Ministério da Saúde não compreende a faixa etária de 03 a 19 anos, por quê?
    Minha esposa e eu, de 24 e 34 anos, tomares a vacina e ficaremos imunes e a nossa filha de 6 anos não?
    Isso é justo?

    PS: Nesse casso prefiro também não tomar!

  441. maria josé disse:

    não gostei de saber que a faixaetária de 2 a 20 anos não poderão tomar a vacina. A Vacina deveria ser pra todo ser humano. E as pessoas de 40 a 59 anos, também não vão tomar. Acho isso quase uma discriminação. Essa é a minha opinião.

  442. GERALDOS SANTOS disse:

    PORQUE ÁS CRIANÇAS COM A IDADE ESCOLAR NÃO
    ESTÃO RELACIONADAS PARA A VACINA?
    ELAS TINHAM QUIE SER ÁS PRIMEIRAS PESSOAS A SEREM VACINADAS|

  443. Ana Lúcia Lima disse:

    Boa tarde,
    Gostaria de saber por que crianças em idade escolar(infantil ou pre)não serão vacinadas? Tendo em vista que são crianças entre 3 a 8 anos que são tão propensas a refriados, ficam em salas de aulas ou em crsche pouco arrejada com várias crianças. Não é risco?

  444. Da Redação disse:

    Procurado pelo Opinião e Notícia, o Ministério da Saúde informou que o objetivo da campanha não é conter o vírus, e sim vacinar as pessoas mais vulneráveis. Isto é, por indicação da Organização Mundial de Saúde estão excluídos da campanha bebês de até seis meses de idade, jovens de 2 a 20 anos e adultos de 40 a 59 anos.

  445. Sonia disse:

    Achava que esta vacina era importante para combater a doença.
    Sempre soube que crianças deveriam ter privilégios com a saúde, e que vacinação fosse importante.

    Uma vez que crianças entre 24 meses até 19 ficaram fora desta lista, significa que não tem perigo nenhum.
    Criança pequena não põe nada na boca e qdo maiores já adolescentes não ficam sempre cheios de roupas e gostam de tudo fechado, janelas, portas. Este foram os argumentos que escutei qdo meu filho ainda era menor, pelos médicos e agora adolescente achava que teria risco, mas que bom que o governo acha que eles não correm risco, e nem nós (mais de 40 e menos de 60) que trabalhamos fora, dependemos de conduções, tb não pegamos o vírus, nossa que alivio.

  446. Monica Cristina da Silva disse:

    Nao concordo q as crianças com mais de 2 anos nao podem vacinar, o virus atinge nelas como em qualquer outra pessoa,queria uma resposta de quando ira sair a vaninaçao
    para essas pessoas q nao vao poder ser vacinadas nessa campanha,pois tenho uma filah de 6 anos,e tb mim preocupo com ela.

  447. eduardo brito da silva disse:

    eu tenho 10 anos e estou estudando tenho contato com todos da escola por que não posso me vacinar? acho que todos deveriam ser vacinados. afinal todos somos iguais e sujeitos a ficarmos doentes . peço com carinho que pensem em toda população brasileira .afinal não mais algumas doses de vacina que vão fazer falta. obrigado.

  448. Kátia Cristina Robbi disse:

    Não concordo com a faixa de idade estipulada para vacinação, tenho 40 anos, minha filha tem 4 anos, temos contato com várias pessoas no trabalho, na acadêmia, na escolinha, playground, clube, cinema, shopping, restaurantes como vamos fazer, devemos nos isolar do mundo? ou será que devemos pagar pela vacina?

  449. Celeste disse:

    Prezados Senhores

    Tenho 59 anos, sou professora, trabalho com crianças, portanto não sou inativa. Porque não estou incluida no calendário? É o critério do:Admirável mundo novo?????

  450. Pedro Alberto Rossetto disse:

    Olha o que está escrito no Portal da Saúde no endereço http://www.portal.saude.gov.br na parte Perguntas e Respostas…

    “Qual é a faixa da população que está mais suscetível ao vírus influenza A?

    São as pessoas na faixa dos 15 aos 30 anos de idade. Embora a incidência da doença seja maior entre os jovens, ainda não há estudos mundiais conclusivos sobre a transmissibilidade da doença, ou seja, que esclareça melhor o comportamento da nova doença.”

    E essa faixa de idade (15 a 30 anos)está fora do calendário….

    ISSO É BRASIL……

  451. Luciene Cuzzuol disse:

    Eu tenho um filho de 4 anos e tenho 40 anos.
    Porque não entramos no calendário?
    Minha sobrinha é Fibricistica e tem 4 anos ela está no grupo de doentes crônicos?

  452. GERALDOS SANTOS disse:

    CRIANÇAS DE DOIS ANOS A PESSOAS DE 19 ANOS NÃO VAI SER VACINADAS?

    GERALDO DOS SANTOS-04/03/2010-SÃO JOSÉ DOS PINHAIS-PR

  453. Noeli Gomes da Silva disse:

    Concordo com o Sr. José Roberto. A faixa etária que ficou de fora são as que mais tem perigo de contrair a gripe. São estudantes e trabalhadores. Faço minha a sua pergunta: – São dispensáveis???
    Por que foi usado esse critério???
    Como sempre nosso governo nos deixa no escuro…sem explicações de seus atos duvidosos…

  454. SIMONE CORRÊA disse:

    TENHO 1 FILHO DE 14 ANOS, IDADE ESCOLAR, PERIGOSO, POIS TEM CONTATO DIRETO COM VÁRIOS COLEGAS.
    E AÍ? PORQUE NÃO VAI SER VACINADO?E MAIS, ELE TEM ASMA. COMO FICA?

  455. José Roberto Siqueira disse:

    porque não é informado “O POR QUE?” não serão vacinados as crianças 3 anos para cima? e as pessoas de 40 a 59 anos? Estes são dispensáveis?

    Tenho certeza de que muita gente está nessa faixa etária e gostaria de saber!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *