Início » Brasil » Câmara aprova fim da reeleição para cargos executivos
Reforma política

Câmara aprova fim da reeleição para cargos executivos

A emenda foi aprovada, em primeiro turno, por 452 votos a favor e apenas 19 contra

Câmara aprova fim da reeleição para cargos executivos
Apesar da emenda ter sido aprovada em primeiro turno, ela terá que ser aprovada em segundo turno e passar no Senado, para entrar em vigor (Foto: Wikimedia)

Na última quarta-feira, 27, o plenário da Câmara aprovou o fim da reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos. A medida não atinge os prefeitos eleitos em 2012 e os governadores eleitos no ano passado. Todos os partidos orientaram a favor do fim da reeleição e a emenda foi aprovada por 452 voto sim e apenas 19 votos não, representando a mais ampla vantagem até o momento na votação da reforma política.

Apesar da emenda ter sido aprovada em primeiro turno, ela terá que ser aprovada em segundo turno e passar no Senado, para entrar em vigor. O plenário não votou ainda se será mantido o mandato de quatro anos para os cargos executivos ou se será aprovado mandato de cinco anos. Isso só será decidido em votação marcada para esta quinta-feira, 28.

Cada ponto da proposta de emenda à Constituição (PEC) será votado individualmente por decisão dos líderes partidários. São necessários 308 votos para a aprovação de cada item. Ao final, todo o teor da proposta será votado em segundo turno. Em caso de aprovação nos dois turnos, a PEC segue para o Senado.

 

Fontes:
O Globo-Câmara aprova em primeiro turno fim da reeleição para cargos executivos

1 Opinião

  1. Estevao Macedo disse:

    Deveriam extinguir também a reeleição dos “excelentíssimos” senadores e deputados…tem nego mamando no estado há mais de 20 anos sem fazer m**** nenhuma…

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *