Início » Brasil » Câmara aprova PEC que eleva salários na AGU
'pauta-bomba'

Câmara aprova PEC que eleva salários na AGU

Benefício também se estende às carreiras de delegados civis e federais e de procuradores de estado e de municípios com mais de 500 mil habitantes

Câmara aprova PEC que eleva salários na AGU
PEC foi aprovada em primeiro turno (Fonte: Reprodução/Nilson Batista/Agência Câmara)

A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 5, em primeiro turno, por 445 votos a favor, 16 contra e seis abstenções, o texto-base da PEC 443/09 que vincula os salários das carreiras da Advocacia-Geral da União (AGU) a 90,25% do salário dos ministros do STF.

O benefício também se estende às carreiras de delegados civis e federais e de procuradores de estado e de municípios com mais de 500 mil habitantes.

Por aumentar os gastos públicos, a PEC 443/09 é considerada uma das “pautas-bomba” que preocupam o governo. A sua aprovação representou a primeira grande derrota do governo no segundo semestre. Há uma semana a presidente Dilma se reuniu com governadores para pedir apoio contra as “pautas-bomba” no Congresso.

Com a vinculação dos salários das carreiras citadas na PEC em 90,25% do salário dos ministro do STF, a remuneração delas passará a ser de R$ 30,4 mil.

Ainda serão votadas na próxima semana propostas de alteração ao texto antes da análise em segundo turno — ainda sem data marcada.

Fontes:
G1 - Câmara aprova texto-base de 'pauta-bomba' que dá aumento para AGU

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *