Início » Opinião » Artigos » Câmara prepara a maior pizza de todos os tempos
CASSAÇÃO DE EDUARDO CUNHA

Câmara prepara a maior pizza de todos os tempos

Rodrigo Maia pode queimar a massa e a própria biografia

Câmara prepara a maior pizza de todos os tempos
O PMDB se articula para esvaziar a votação da cassação do deputado Eduardo Cunha (Foto: José Cruz/ Agência Brasil)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Ao confirmar para o dia 12 de setembro a sessão que votará a cassação do deputado Eduardo Cunha, o novo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM), preparou a maior pizza de todos os tempos e corre o risco de queimar a massa e a própria biografia.

Em primeiro lugar, porque a data coincide com a posse da ministra Cármen Lúcia no cargo de presidente do Supremo Tribunal Federal. Como é de praxe, a classe política comparece em peso para prestigiar a cerimônia.

Em segundo, que o PMDB se articula para esvaziar a sessão e esta iniciativa já influencia as siglas do Centrão, que sempre apoiaram e se beneficiaram das atitudes de Eduardo Cunha: PP, PSB e PTB.

Em terceiro: é uma segunda-feira.

Fileiras do PMDB já reconhecem que mais da metade de seus parlamentares não deverão comparecer à votação – evitando o desconforto de votar contra o colega de partido ou contra o anseio de toda a sociedade brasileira diante das câmeras de televisão. Nesse contexto, o melhor é não dar as caras. É fazer a pizza e dar o “bolo”.

A “muçarela” será o argumento de que a classe política está em campanha para as eleições municipais e precisam marcar presença em suas bases. Todos alegam que não houve pressão do governo para esta tomada de decisão tão indigesta. Ou seja, houve pressão.

A base aliada já prepara os tomates e o orégano: admitem que podem seguir a solução peemedebista. A estratégia é adiar a decisão para depois de outubro – sem influenciar o voto do eleitor nas eleições municipais.

Entre os quadros do PMDB, somente os deputados  Jarbas Vasconcelos (PE) e Vitor Valim (CE) afirmaram que pretendem comparecer e votarão a favor da cassação de Cunha. Já o deputado Lúcio Vieira Lima (PMDB-BA) faz mistério: “Já tomei minha decisão, mas ainda não é o momento de torná-la pública. Vamos julgar um de nossos pares, tem de ter cuidado”.

Os deputados dos demais partidos – favoráveis à cassação – acham que a “armação” não surtirá efeito e garantem o quórum para que a sessão se realize. Eles acreditam que “os amigos de Cunha”, na verdade, temem que ele abra o “dossiê” e entregue, em pleno período eleitoral, os segredos de cada correligionário que votar pela cassação.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

11 Opiniões

  1. Markut disse:

    Enquanto os pizzaiolos agem, o povo e os seus interesses não atendidos, que se lixe….

  2. Eng. Paulo Bancovsky Pioneiro fundador da ANE ACADEMIA NACIONAL DE ENGENHARIA e ex Presidente disse:

    A questão central é que boa parte dos políticos abusaram de maracutaias seguros de que não seriam apanhados com a boca na botija, tudo em conformidade com os exemplos e orientação dos lideres que , jamais sabem de alguma tramóia. Agora estão postos à execração pública e serão denunciados e fragilizados ao extremo pela imprensa livre, pela Sociedade e pelos eleitores. Nessa conjuntura e com a proximidade das eleições, resta-lhes a tentativa da salvação coletiva com utilização mais explícita do corporativismo essa última e derradeira opção. Mas articular e operar nessas circunstâncias e exposição incorre em riscos perigosamente densos, vez que as informações andam na velocidade da luz.Pra alguns seria temerário demais participar dessa aventura. Vamos torcer para que a casa caia e e leve de roldão todos os in…putados.

  3. João Cleucio Nogueira Lima disse:

    É mil vezes preferível prender o tal Jucá, o comediante cearense Sérgio Machado, o dinossauro Sarney e gangster Renan Calheiros do que tirar o mandato do Eduardo Cunha, o Dr Gavião responsável por mandar pro inferno Dilma Roussef e sua gang !

  4. Roberto1776 disse:

    NUNCA poderemos agradecer a Cunha o suficiente por ter barrado “la bolivarizacion del pais”. Não faz sentido cassar este cara. IT TAKES A THIEF TO CATCH ANOTHER THIEF. Cunha, meu bandido favorito.

  5. Áureo Ramos de Souza disse:

    É mais importante um ladrão sabido que vários amigos idiotas. Nossos políticos não trabalham pelo país, trabalham para si e para seus partidos. Ainda tem gente sendo favorável, me poupem companheiros.

  6. ISRAEL PIRES BEZERRA disse:

    Somos 200 milhões! Em 2013 fomos pras ruas em número significante, levando os politicos a retirarem projetos e decretos ABSURDOS diante da manifestação daqueles alguns MILHÕES nas ruas! Será que o POVO já entendeu a lição que TODO PODER EMANA DO POVO, antes que alguém mude isso??? Parece ser SIMPLES esta questão… mas É PRECISO!

  7. Beraldo disse:

    Tem quem imagine que o golpe contra Dilma foi planejado aqui no Brasil.

    Ingenuidade, mesmo porque o golpe não foi contra ela e sim contra o PT do Lula.

    Qualquer golpe desta natureza e dimensão, seja militar ou político, na América Latina, é planejado e executado sob orientação dos EEUU.

    Aécio Neves, Aloysio Nunes, Hélio Bicudo, Reale Júnior e Janaína Pascoal, foram apenas os escolhidos pela CIA para dar os passos iniciais.

    Na sequência precisavam de um estúpido estrupício para alavancar o processo. Arquitetaram a ascensão de Eduardo Cunha à Presidência da Câmara e planejaram seu atrito com Dilma Rousseff.

    O resto todo mundo já sabe: quanto pior melhor, pautas bomba, patrocínio da CNI/FIESP (Robson Andrade/Paulo Skaf) convocação midiática da Globo para as manifestações populares, etc., etc..

    No médio prazo o Brasil estará privatizado.

    Tudo exatamente como planejado pelo Capitalismo Internacional, predador e feroz.

    Nada como um dia depois do outro.

  8. afonso schroeder disse:

    Polícia e justiça? Por favor justiça (STF) chega de enganações tem elementos (políticos) a vários meses para serem julgados e nada! Ou será que a desonestidade e banditismo vai continuar comandando o Brasil? Vamos fazer uma comparação do ex-presidente da república José Alencar homem que honrou e dignificou a vida pública. Com os traidores e corruptos do Brasil: No Brasil a justiça (STF) não atende aos anseios da maioria dos brasileiros aguardamos os Senadores que estão em dúvida com a presidente Dilma Rousseff pode não ser a melhor para o Brasil, mas é muito melhor que estes traidores, golpistas com o chefão chefão (Michel Temer) e com (políticos) bandidos e corruptos que estão “desgovernando” todo Brasil acorda Senadores limpos e honestos vamos recolocar a mãos limpas de volta ao executivo do Brasil a presidente Dilma Rousseff.

  9. Rogerio Faria disse:

    Não vejo saída para o Brasil. Tá tudo errado e só no resta o desânimo de uma Nação que sempre será o “País do futuro”.

  10. Inácio Antônio Soares Neto disse:

    O Brasil se encontra em situação delicada quanto este problema Corrupto de Dilma, e Lula, o qual tem mexido com muitos brasileiros. Quanto O Eduardo Cunha é evidente que sera barrado a sua cassação. Más o PMDB teria que exigir que o mesmo, e outros mais, retornasse todo dinheiro para o Brasil.Que seja de propina, ou outros como ele mesmo disse, são aplicação intocáveis. E sendo assim não gera renda para o Brasil. Como impostos, e taxas sobre este tipo de aplicação de nomes que só poliglota pode sacar as palavras, que poucos brasileiros entende.E neste caso a Receita Federal tem que ser mais ágil nestas falcatrua.

  11. Beraldo disse:

    Reflexo exato e irretocável, do que a Globo colocou na cabeça de muitas pessoas simples e desinformadas.

    Estas mesmas pessoas, juntamente com a maioria do povo trabalhador, sentirão brevemente na pele e no bolso, os resultados da política econômica em gestação, deste governo golpista e corrupto, que se instalou em Brasília.

    Aí não haverá mídia nem cassetete, nem prisão e nem tortura, que segure o povo nas ruas.

    Nada como um dia depois do outro!

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *