Início » Brasil » Campanha eleitoral começa nesta terça
MAIS CURTA

Campanha eleitoral começa nesta terça

Duração da campanha diminuiu de 90 para 45 dias

Campanha eleitoral começa nesta terça
A partir desta terça, candidatos podem realizar comícios, distribuir material gráfico, além de organizar passeatas e carreatas (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Começa nesta terça-feira, 16, a campanha eleitoral mais curta dos últimos 18 anos. Nesta edição, a duração da campanha diminuiu de 90 para 45 dias. O prazo para o registro de candidaturas foi encerrado nesta segunda-feira, 15.

Com a liberação, os candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador dos 5.568 municípios brasileiros podem, a partir desta terça, realizar comícios, distribuir material gráfico, além de organizar passeatas e carreatas.

O tempo mais curto se deve a mudanças na lei eleitoral — a chamada “minirreforma eleitoral” — aprovadas pelo Congresso e sancionadas pelo governo nos últimos dois anos. Na ocasião, senadores e deputados argumentaram que campanhas mais curtas se tornarão mais baratas para partidos e candidatos.

O tempo de propaganda gratuita na TV e no rádio também foi reduzido de 45 para 35 dias. As inserções começam a partir do dia 26 de agosto.

Outra mudança é a proibição de doações de empresas para candidatos a prefeito e vereador. As campanhas poderão contar apenas com o financiamento de pessoas físicas. Outra questão é que todos os candidatos terão que obedecer a um limite de gastos. Os limites variam de acordo com o cargo e a cidade e devem ser consultados no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Fontes:
G1 - Campanha eleitoral mais curta dos últimos 18 anos começa nesta terça

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *