Início » Brasil » Candidatos a governos somam 327 processos
Eleições 2014

Candidatos a governos somam 327 processos

Mais da metade dos processos se deve a irregularidades referentes ao exercício de função pública

Candidatos a governos somam 327 processos
O projeto 'Quem Quer Virar Excelência', da Transparência Brasil fez o levantamento (Reprodução/Internet)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Quatro em cada dez candidatos a governador em todo o País são alvo de processos na Justiça ou em Tribunais de Contas. No total, 63 participantes das corridas eleitorais nos Estados respondem por 327 ocorrências, sendo que 46 já foram condenados – 10 deles em Tribunais de Justiça, por improbidade administrativa e outras irregularidades.

O projeto Quem Quer Virar Excelência, da Transparência Brasil fez o levantamento. A organização pesquisou em mais de 120 fontes ocorrências na Justiça de todos os candidatos à Presidência e aos governos estaduais. O “pente-fino” atingiu ainda todos os que concorrem a uma vaga no Senado e na Câmara dos Deputados pelo Paraná. Os dados estão publicados no site da entidade.

Mais da metade dos processados (36) respondem na Justiça por irregularidades referentes ao exercício de função pública. São 249 os processos que se enquadram nessa caracterização, dos quais 170 por improbidade administrativa e/ou dano ao erário.

Na definição legal, atos de improbidade administrativa envolvem condutas consideradas inadequadas ao exercício da função pública e podem ser alvo de punição se houver enriquecimento ilícito, lesão ao erário ou violação aos princípios da administração pública.

Os processados não estão, necessariamente, envolvidos em irregularidades – eles podem ser declarados inocentes na etapa do julgamento. Mesmo os condenados, por razões diversas, escapam de restrições impostas na Lei da Ficha Limpa – tecnicamente, portanto, não podem ser considerados “fichas sujas”.

 

Fontes:
Estadão-Candidatos a governos têm 327 processos

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Áureo Ramos de Souza disse:

    Improbidade Administrativa significa ROUBO e que os processos rolam e termina em pizza. Não Sei para que existe lei no Brasil pois um inciso derruba um parágrafo e a lei termina não sendo Lei

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *