Início » Brasil » TSE recebeu 16 contestações à candidatura de Lula
TSE

TSE recebeu 16 contestações à candidatura de Lula

Prazo para contestações à candidatura de Lula no Tribunal Superior Eleitoral encerrou na última quarta-feira, 22

TSE recebeu 16 contestações à candidatura de Lula
A candidatura do ex-presidente foi registrada no dia 15 de agosto (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

A candidatura do ex-presidente Lula foi alvo de 16 contestações no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O prazo para questionamentos terminou às 23:59h  desta quarta-feira, 22.

Após receber a notificação, a defesa de Lula terá sete dias para se manifestar. A candidatura do ex-presidente foi registrada no dia 15 de agosto.

O TSE recebeu ao todo oito pedidos de impugnação da candidatura de Lula apresentados pelo Ministério Público, partidos, coligações e candidatos e outras oito notícias de inelegibilidade apresentadas por cidadãos.

Entre os pedidos de impugnação está um apresentado pela procuradora-geral da República, Raquel Dodge, que argumentou à Justiça Eleitoral que o ex-presidente está inelegível por já ter sido condenado em segunda instância.

Com o término do prazo para contestações de candidaturas no TSE, agora os  advogados de Lula terão sete dias para apresentar uma defesa. O TSE pode ainda ouvir testemunhas ou pedir coleta de provas, envolvendo prazos de quatro e cinco dias, respectivamente. Por fim, é aberto um novo prazo de cinco dias para alegações finais dos autores dos questionamentos.

Caso a candidatura de Lula seja rejeitada, a defesa do ex-presidente poderá apresentar recurso ao próprio TSE. Lula então poderá ser considerado “sub judice” e concorrer até que o registro seja analisado em definitivo. Uma outra possibilidade é a substituição de Lula como candidato, o que pode acontecer até 20 dias antes das eleições.

Fontes:
G1 - Candidatura de Lula é alvo de 16 contestações no TSE; entenda próximos passos

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

3 Opiniões

  1. SERGIO AUGUSTO disse:

    É inacreditável ter este verme com candidato a presidência! Que país vagabundo este!!!!!
    A mídia fala mais neste molusco do que em outros candidatos.

  2. Buckminster disse:

    As questões de justiça no Brasil são piadas! Uma vez que já houve até a prisão de um réu não há o que se discutir

  3. Aureo Ramos de Souza disse:

    Porque tanta frescura com relação a Lula, se foi dito e provado pela segunda turma, quarta, quinta sexta e TSE, então porque tanto fritura, porque a justiça não responde logo que ele é um candidato inelegível e prisioneiro. Assim todos que estão nos presídios do Brasil tentarão se candidatar

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *