Início » Brasil » Cármen Lúcia mantém Gilmar Mendes como relator da Lava Jato
RIO DE JANEIRO

Cármen Lúcia mantém Gilmar Mendes como relator da Lava Jato

Presidente do STF rejeitou solicitação do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, que argumentava sobre as solturas promovidas pelo ministro Gilmar Mendes

Cármen Lúcia mantém Gilmar Mendes como relator da Lava Jato
Gilmar Mendes é relator dos processos da Lava Jato do Rio de Janeiro (Foto: Nelson Jr./SCO/STF)

A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia, manteve o ministro Gilmar Mendes como relator dos casos da Lava Jato do Rio de Janeiro. Nesta segunda-feira, 10, a ministra rejeitou uma solicitação de afastamento de Gilmar Mendes, feito pelo ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot, ainda em 2017, antes de Janot deixar o cargo.

Isso porque os procuradores do Ministério Público Federal do Rio de Janeiro (MPF-RJ) não parecem estar satisfeitos com a atuação de Gilmar Mendes, que já mandou soltar aproximadamente 30 pessoas detidas no âmbito da Lava Jato.

O pedido de Janot foi feito depois que Gilmar Mendes mandou soltar, em 2017, os empresários Eike Batista, Jacob Barata Filho e Lélis Teixeira. Como base da solicitação, Janot argumentou que Guiomar Mendes, esposa de Gilmar Mendes, trabalha no escritório de Sérgio Bermudes, advogado de Eike Batista.

Ademais, relembrou que Gilmar Mendes foi padrinho de casamento da filha de Jacob Barata Filho. Em sua defesa, Gilmar negou que tenha relações intimas com os suspeitos, afirmando que estava “plenamente apto” para os julgamentos.

Em abril, Raquel Dodge, atual procuradora-geral da República, a pedido de análise da presidente do STF, afirmou que os habeas corpus questionados por Janot já estavam arquivados. A ministra Cármen Lúcia concordou, mantendo Gilmar Mendes como relator dos processos.

Fontes:
Jovem Pan-Cármen Lúcia arquiva pedido para afastar Gilmar Mendes da relatoria de casos da Lava Jato no RJ
G1-Cármen Lúcia arquiva pedido de Janot para que Gilmar Mendes deixasse processos da Lava Jato do Rio

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. Antônio Rodrigues disse:

    Carmem Lúcia pisando na bola de novo. Está claro que o Gilmar está fazendo um monte de merdas, mas ela não tem coragem para deter o indivíduo.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *