Início » Brasil » Casos de dengue avançam 149% no país
MINISTÉRIO DA SAÚDE

Casos de dengue avançam 149% no país

A maioria dos casos da doença está ligado ao avanço do vírus da dengue tipo 2

Casos de dengue avançam 149% no país
O aumento no número de casos de dengue foi registrado em 15 estados (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Prezados leitores, o Opinião e Notícia encerrará suas atividades em 31/12/2019.
Agradecemos a todos pela audiência durante os quinze anos de atuação do site.

Um novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde revelou que, após mais de dois anos em queda, os casos de dengue voltaram a crescer no Brasil.

Até o último dia 2 de fevereiro foram registrados 54.777 casos prováveis da doença em todo o país. O número é quase o dobro do registrado no mesmo período do ano passado, quando foram notificados 21.992 casos. Isso significa que houve um aumento de 149% nos registros nas cinco primeiras semanas de 2019 em relação ao mesmo período de 2018.

O avanço da dengue é registrado em praticamente todas as regiões. A exceção fica por conta do Centro-Oeste. A região Sudeste concentra 60% das notificações, com 32 mil casos.

O aumento no número de casos de dengue foi registrado em 15 estados. No topo da lista aparecem São Paulo, com 17 mil casos, e Minas Gerais, com 12 mil casos.

A dengue também já provocou cinco mortes nas primeiras cinco semanas de 2019, sendo duas em Goiás, uma em São Paulo, uma em Tocantis e uma no Distrito Federal.

De acordo com o Ministério da Saúde e secretarias estaduais de Saúde, a maioria dos casos da doença está ligado ao avanço do vírus da dengue tipo 2. Os sorotipos mais prevalentes desde 2014 eram o 1 e o 3.

Autoridades alertam para a necessidade de manter caixas d’água tampadas e não deixar objetos acumulando água, como pneus, garrafas e latinhas.

 

 

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *