Início » Brasil » Casos de dengue avançam 149% no país
MINISTÉRIO DA SAÚDE

Casos de dengue avançam 149% no país

A maioria dos casos da doença está ligado ao avanço do vírus da dengue tipo 2

Casos de dengue avançam 149% no país
O aumento no número de casos de dengue foi registrado em 15 estados (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Um novo boletim epidemiológico do Ministério da Saúde revelou que, após mais de dois anos em queda, os casos de dengue voltaram a crescer no Brasil.

Até o último dia 2 de fevereiro foram registrados 54.777 casos prováveis da doença em todo o país. O número é quase o dobro do registrado no mesmo período do ano passado, quando foram notificados 21.992 casos. Isso significa que houve um aumento de 149% nos registros nas cinco primeiras semanas de 2019 em relação ao mesmo período de 2018.

O avanço da dengue é registrado em praticamente todas as regiões. A exceção fica por conta do Centro-Oeste. A região Sudeste concentra 60% das notificações, com 32 mil casos.

O aumento no número de casos de dengue foi registrado em 15 estados. No topo da lista aparecem São Paulo, com 17 mil casos, e Minas Gerais, com 12 mil casos.

A dengue também já provocou cinco mortes nas primeiras cinco semanas de 2019, sendo duas em Goiás, uma em São Paulo, uma em Tocantis e uma no Distrito Federal.

De acordo com o Ministério da Saúde e secretarias estaduais de Saúde, a maioria dos casos da doença está ligado ao avanço do vírus da dengue tipo 2. Os sorotipos mais prevalentes desde 2014 eram o 1 e o 3.

Autoridades alertam para a necessidade de manter caixas d’água tampadas e não deixar objetos acumulando água, como pneus, garrafas e latinhas.

 

 

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *