Início » Brasil » Casos de dengue no Brasil crescem 57% em janeiro
Ministério da Saúde

Casos de dengue no Brasil crescem 57% em janeiro

Ministério da Saúde ressaltou que a crise hídrica representa uma 'preocupação adicional' neste ano

Casos de dengue no Brasil crescem 57% em janeiro
Região Sudeste concentra metade dos casos de dengue notificados no país (Fonte: Reprodução/D24am)

Em janeiro deste ano foram notificados 40.916 casos de dengue. Houve um aumento de 57% em relação ao mesmo mês do ano passado. A informação é do Ministério da Saúde.

Leia também: São Paulo teme explosão de casos de dengue por causa da crise hídrica

O aumento é inesperado, uma vez que ocorre fora da época de maior crescimento na incidência da doença no país — o que geralmente acontece nos meses de março e abril.

A região Sudeste concentra metade dos casos de dengue notificados no país. O Ministério da Saúde ressaltou que a crise hídrica representa uma “preocupação adicional” neste ano, embora ainda não possa ser apontada como responsável pelo aumento do número de casos da doença.

De acordo com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, “as pessoas estão fazendo acúmulo de água, tanto nas regiões castigadas há mais tempo ou sob ameaça recente”. O ministro afirmou que, “não é problema guardar água, a questão é como fazer isso”, ressaltando ainda que “é inquestionável que a crise hídrica apresenta situação de risco maior para a proliferação do mosquito”.

O aumento no número de casos de dengue em janeiro foi registrado em 14 estados brasileiros. A maior incidência da doença ocorre no Acre, em seguida aparecem Goiás e Mato Grosso do Sul.

Uma ação de mobilização, o chamado dia D contra a dengue e a chikungunya (“febre prima da dengue”, transmitida pelos mesmos vetores), está marcada para acontecer neste sábado, 7, em todo o país.

Apesar do aumento do número de casos notificados de dengue em janeiro, o Ministério da Saúde informou que o número de casos graves da doença caiu 71,4% neste ano em relação a janeiro de 2014, passando de 49 para 14.

Em relação à chikungunya, neste ano já foram registrados 23 novos casos no país. Em 2014 foram notificados ao todo 2.847 casos da doença.

Fontes:
Folha de S.Paulo - Casos de dengue aumentam 57% em janeiro, diz Ministério da Saúde

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *