Início » Brasil » Castelo Branco é eleito presidente
Nesta Data

Castelo Branco é eleito presidente

No dia 11 de abril de 1964, o Marechal Castelo Branco é eleito o primeiro presidente do Regime Militar brasileiro, ficando no cargo até 1967

Castelo Branco é eleito presidente
Durante a gestão do Marechal Castelo Branco, foram implantados os Atos Institucionais 1, 2, 3 e 4 (Foto: Reprodução/Internet)

O governo militar no Brasil começou no dia 1° de abril após o então presidente, João Goulart, ser deposto. Depois da revolução, eleições indiretas foram convocadas para decidir quem seria o primeiro presidente do novo governo. No dia 11 de abril de 1964, Humberto de Alencar Castelo Branco foi eleito para o cargo máximo do Brasil.

Antes do início do governo de Castelo Branco, os militares adotaram o Ato Institucional n° 1, que deu ao presidente o poder de invalidar mandatos e a faculdade legal de suspender os direitos políticos de qualquer pessoa por dez anos, medida adotada em relação a João Goulart, Juscelino Kubitschek e Jânio Quadros.

Durante a gestão de Castelo Branco, o Brasil rompeu relações com Cuba e se alinhou com os Estados Unidos, recebendo apoio econômico, político e militar dos norte-americanos. Esse foi um dos principais objetivos da deposição de Jango, que adotava medidas consideradas socialistas.

No período foram estabelecidas duas leis para regular os limites da sociedade e abrandar a liberdade de expressão: a Lei de Imprensa e a Lei de Segurança Nacional.

Em 1965, foi estabelecido o AI-2 que tornou a eleição presidencial indireta. Os dois atos seguintes, o 3 e o 4, foram estabelecidos ainda durante a gestão do Marechal Castelo Branco, determinando eleições indiretas também em âmbito estadual e municipal e reabrindo o congresso, fechado em 1966, respectivamente.

Castelo Branco saiu do governo em 1967, para seu lugar foi escolhido de forma indireta o Marechal Costa e Silva, contra a vontade do então presidente. Quatro meses após sair da presidência, Humberto de Alencar Castelo Branco faleceu em um acidente aéreo.

Fontes:
InfoEscola-Governo Castelo Branco

3 Opiniões

  1. joao gabriel carvalho castelo branco disse:

    ele e o meu bisavo agora que descobrir que ele morreu estou muito triste

  2. Lauro Soares Lellis disse:

    Eu vivi e vivenciei aquela dias difíceis, meu irmão mais novo servia como recruta do exército na época, (a Revolução de 64 começou com civis), as tropas saíram de Belo Horizonte em 31 de Março (dizer que foi em 1º de Abril é uma mentira deslavada). Já havia um clima de insatisfação e medo na população, a Igreja Católica se recusou a ser destruída por uma provável revolução comunista, fez uma cartilha (chegaram a quatro milhões) que foi distribuída nas portas das Igrejas desde Novembro de 1962 mostrando o que era o comunismo. A Igreja Católica movimentou milhões de fiéis em todas a grandes cidades no Dia de S. José,Padroeiro da Família, e eu estava lá em Belo Horizonte, e lembro porque fui encontrar com a minha namorada. Quando da Revolução, feita pelos civis e militares, o povo aclamou a saída de João Goulart e o resto é história. A reportagem acima é um corolário de manipulações, pois só fala o que interessa aos comuno-petistas e as que eles – a maioria enganados – que querem enganar. Ainda bem que existe a ‘Santa’ Internet!

  3. jovelino bispo vieira disse:

    em 64 a situacao era caotica, uma crise descomunal, grupos de guerrilha de esquerda surgiam aterrorizando a populacao, isso so acabou com a intervencao militar, Castelo Branco colocou ordem no pais, hoje a situacao e semelhante a de 64, o PT depreda o pais atravez de nossas instituicoes, temos uma ex- terrorista desse partido como presidente, ela ja demonstrou que nao sabe administrar esse pais, a repudia do povo para com o PT e geral, mas a situacao e mais grave do que se pensa, tiraram do link desse partido uma carta fechada ao partido, nela o PT praticamente um golpe a ser dado em nossa democracia, nele consta..A TOMADA DE EMISSORAS DE TV/ RADIO, A DEMISSAO POR IMPEACHEMAN DE JUIZES DO STF QUE CONDENARAM POLITICOS DO PT ( MENSALAO), A RETIRADA DE QUALQUER RESTRICAO AOS TAIS MOVIMENTOS SOCIAIS,(MST,CUT), A CASSACAO DO DEP. JAIR BOLSONARO, O FECHAMENTO DE TEMPLOS RELIGIOSOS( IGREJAS), segundo internautas JA estao no Brasil grupos de esquerda ( soldados venezuelanos, as FARCs, guerrolheiros Haitianos , MST armados para guerrilha) Ha! esse golpe comunista segundo a tal carta esta marcado para daqui a DOIS meses

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *