Início » Brasil » César Lattes descobre o méson-pi
Nesta Data

César Lattes descobre o méson-pi

No dia 1 de fevereiro de 1947, o cientista César Lattes descobriu o méson-pi

César Lattes descobre o méson-pi
Lattes não ganhou o prêmio nobel de física por que a banca decidiu premiar somente o líder da pesquisa e Powell era mais famoso (Foto: Reprodução/Internet)

No dia 1 de fevereiro de 1947, o físico brasileiro César Lattes tornou-se co-descobridor do méson-pi, junto a Giuseppe Occhialini e Cecil Powell. Apenas o último recebeu o prêmio Nobel de física no ano de 1950, devido a política do conselho da premiação de entregá-la somente ao líder da pesquisa.

Lattes nasceu em Curitiba, no Paraná, em 11 de julho de 1924. Estudou na Universidade de São Paulo, cursou física e matemática, formando-se em 1943. Fundou o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, no Rio de Janeiro.

Pouco tempo depois, foi para a Bolívia desenvolver uma pesquisa sobre raios cósmicos. Em seguida mudou-se para a Ingleterra, junto a Occhialini para trabalhar em estudo coordenado por Powell, no laboratório da Universidade de Bristol. Juntos descobriram a partícula do méson-pi, dando início a pesquisa de física das partículas.

Lattes é considerado por muitos historiadores como o maior cientista brasileiro. Em 1949 retornou ao seu país e tornou-se professor na Universidade Federal do Rio de Janeiro. César Lattes morreu no dia 8 de março de 2005, em Campinas, São Paulo.

Fontes:
E-Biografias-César Lattes

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *