Início » Brasil » Chance de Temer
COLUNA ESPLANADA

Chance de Temer

Mesmo que o TSE casse a chapa Dilma-Temer, o atual presidente terá uma oportunidade de permanecer no Poder pela eleição indireta no Congresso

Chance de Temer
Como Temer tem uma ampla base governista, ele aniquila as chances de qualquer adversário (Fonte: Reprodução/Agência Brasil)

Mesmo que o Tribunal Superior Eleitoral casse a chapa Dilma-Temer e alije do cargo o atual presidente da República, Michel Temer terá uma oportunidade de permanecer no Poder pela eleição indireta no Congresso Nacional. Como Temer tem uma ampla base governista, ele aniquila as chances de qualquer adversário e pode ser reconduzido pelas mãos dos aliados. Isso explica a prioridade do presidente em manter a coalizão com frente suprapartidária no controle de ministérios.

Segura a conta

Neste caso, caberá ao presidente do Congresso, o aliado Eunício Oliveira (PMDB-CE), convocar a eleição indireta.

Cinco em queda

Mas Temer está com um enorme problema. Pelo menos cinco ministros aparecerão denunciados ao STF. Ele prometeu afastar denunciados, e precisa manter a base.

Miss Brasil

A ministra Cármen Lúcia, presidente do STF, proferiu aula magna ontem na PUC de Belo Horizonte. Distribuiu autógrafos e posou para selfies.

Bala na agulha

A compra pela Polícia Militar do Distrito Federal de 200 pistolas G17T da austríaca Glock, considerada uma das melhores do mundo, causou ciumeira nas duas maiores fabricantes nacionais com modelos concorrentes, a Taurus e Imbel. O GDF vai investir US$ 123,7 mil (cerca de R$ 402 mil).

Custo-benefício

A PM do DF fará a compra sem licitação, segundo explica, por causa das especificidades técnicas da arma, não encontrada no Brasil. Serão usadas pelo BOPE e, de acordo com a corporação, é a compra mais barata que a PM já fez.

Regras & regras

Não há lei que impeça a importação das armas. Há Portaria do Exército que obriga as corporações a comprarem armamento nacional se for similar. Segundo o GDF, não é o caso. As brasileiras reclamam que as Polícias deveriam prestigiar a fabricação nacional.

O tiro do MP

Há duas semanas, a Coluna revelou que um relatório técnico do MP Federal aprovou e reprovou alguns modelos nacionais, mas indicou que as melhores armas são de fabricantes estrangeiros, entre eles a Glock.

Brasileiros

A boate Roma Shows, de belas garotas em Goiânia, virou atração popular na região. Divulgou promoção da ‘Noite do FGTS’, com slogan “Bote seu inativo para funcionar”.

Vale para todos

A Associação Nacional dos Procuradores dos estados e do DF (Anape) defende a reforma previdenciária e que as mudanças devem valer para todos, sem privilegiar ninguém. Já os procuradores do Ministério Público tentam escapar das novas regras e já conseguiram formalizar uma emenda através do deputado Lincoln Portela (PR-MG).

Ajustes

Marcello Terto, presidente da Anape, não é contra a reforma, mas aponta mudanças necessárias ao projeto de Temer. Terto considera equivocada a ideia de que o sistema de previdência prejudica o País, uma vez que todos pagam pela aposentadoria.

Brasil, séc. 21

O Superior Tribunal de Justiça autorizou casal homossexual a adotar uma criança de 3 anos no Paraná. A 4ª Turma decidiu que o fato da relação não é impeditivo. A Corte negou recurso, acredite, do MP do Paraná, que queria impedir a adoção. Para o MP, a idade mínima para o caso seria uma criança de 12 anos.

Em defesa

Os delegados federais reunidos no VII Congresso Nacional da categoria, em Florianópolis, saíram ontem em defesa do colega que comandou a operação Carne Fraca. Ele virou alvo do Palácio e do ministro da Agricultura por ‘prejudicar o setor’.

Correção

O deputado federal Alfredo Kaefer deve sair do PSL, no qual é filiado, e não PHS como publicamos.

Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não refletem a opinião deste site

1 Opinião

  1. laercio disse:

    O TSE tem instrumentos legais para caçar a chapa Dilma-Temer; O congresso nacional pode usar o sistema de eleições indiretas para manter o presidente…este tem grande base aliada que garante os votos necessários a sua permanência…há cinco dos apoiadores dele que podem ter problemas devido denúncia do STF

    Vamos a equação?
    TSE tem instrumentos legais para caçar a chapa (lei)
    Congresso usa eleições indiretas (regra interna)
    Base aliada do governo a favor dele (regra interna)
    Apoiadores do governo com problemas legais (lei)

    Nesta equação podemos entender que a lei será ultrapassada pelas regras internas devido as mesmas ter muito mais chances de prosperarem.
    As leis já tem suas “deficiências”, imaginem se ainda ficarem submetidas a tais “trocadilhos” legais…

    Está muito caro ser honesto no Brasil pois as leis que deveriam nos servir se prestam a dosar o “jogo” do poder.

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *