Início » Brasil » China tem a pior taxa de crescimento desde 2009
Economia

China tem a pior taxa de crescimento desde 2009

No terceiro trimestre deste ano, a economia do país cresceu 7,3%, o menor percentual registrado nos últimos cinco anos

China tem a pior taxa de crescimento desde 2009
A desaceleração da China tem gerado impactos, sobretudo nos países produtores de matérias-primas, como o Brasil, por exemplo (Reprodução/Internet)

A economia chinesa teve o menor resultado desde o início da crise global, em 2009, quando o mundo experimentava o ápice da crise financeira originada dos EUA.

No terceiro trimestre deste ano, a China cresceu 7,3%, o menor percentual registrado nos últimos cinco anos. O resultado confirma e amplia os temores sobre a recuperação econômica mundial, já que o país é dono do segundo maior PIB do mundo.

O índice de 7,3% revela uma desaceleração em relação ao segundo trimestre, quando o PIB foi de 7,5%. Em ambos os casos, porém, a soma de todos os bens e serviços produzidos pela China superou a média dos analistas ouvidos pela Bloomberg e pelo Wall Street Journal, que previam 7,2%.

O resultado está abaixo da meta do governo chinês para 2014, que espera crescer 7,5%. O Banco Mundial, por sua vez, projeta uma expansão de 7,4%. Caso se confirme, será a menor taxa em 24 anos.

A desaceleração da China tem gerado impactos em todo o mundo, sobretudo nos países produtores de matérias-primas (commodities), como o Brasil, por exemplo. Em 2013, os chineses adquiriram 19% de tudo o que foi comercializado pelo Brasil, para o exterior.

Fontes:
Folha de S. Paulo-China tem pior expansão desde 2009

Sua Opinião

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados *